- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa SENHOR dos Exércitos?

A expressão bíblica “SENHOR dos Exércitos” aparece dezenas de vezes no Velho Testamento [1]. Em alguns versos ela aparece como “SENHOR dos Exércitos” (Salmos 24. 10), em outros, como “Deus dos exércitos” (Salos 80. 7). As duas formas têm o mesmo significado. Observemos um destes versos:

“Portanto, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! Tomarei satisfações aos meus adversários e vingar-me-ei dos meus inimigos.” (Isaías 1. 24)

Essa expressão, que é direcionada a Deus, é composta de duas palavras que precisamos entender:

O que significa SENHOR dos exércitos, Deus dos exércitos? [2]

O que significa Senhor dos Exércitos?

SENHOR (todas as letras em maiúsculas)

Refere-se ao nome de Deus no Antigo Testamento [1]. As traduções bíblicas modernas utilizam “SENHOR” como equivalente a YHWH (Javé ou Jeová) no hebraico. Ou seja, sempre que aparece em sua Bíblia a palavra “SENHOR”, com todas as letras maiúsculas, significa que ali, no original hebraico, consta o nome de Deus. Alguns estudiosos apontam que o significado do nome de Deus seja algo como “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Assim, esse nome é focado no Deus Todo Poderoso, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. É único e exclusivo para Ele e O diferenciava dos falsos deuses das nações pagãs.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [3]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [4]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [5]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [6]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [7]
- Outros Materiais (Comece aqui) [8]

Dos Exércitos

Alguns versículos parecem nos esclarecer o significado dessa expressão, pois mencionam quem poderiam ser esses exércitos de Deus. Em Salmos 33. 6 observamos que Deus fez um exército de astros: “Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles.”

Em Salmos 103. 20-21 observamos que Deus tem os seus exércitos de anjos e seres celestiais: “Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.”

Em 1 Samuel 17:45 observamos que os exércitos de Israel são citados como o exército de Deus, comandado pelo Seu poder: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

Assim, essa expressão pode ser entendida como uma expressão que dá ênfase ao poder de Deus, como o único e verdadeiro Deus, como vemos em Isaías 44:6: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.”

Na maioria dos textos onde “SENHOR dos Exércitos” é mencionado, parece nos apontar para Deus sendo o comandante supremo do seu povo escolhido, dos exércitos de Israel.