Eu não posso dizer que “adoro” algo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Adoração, Amor, Hipocrisia | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu gostaria de entender a respeito de adorar coisas. Esses dias estava no trabalho e comentei com uma amiga que adorava um vestido de determinada cor que vi em uma loja. Ela logo me repreendeu, dizendo que adorar adoramos somente as Deus. Que essa fala minha trazia legalidade do diabo agir em minha vida, pois só Deus deve ser adorado. Isso está certo?

Cara leitora, de fato a Bíblia nos ensina que somente Deus deve ser adorado e cultuado: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mateus 4:10).

Jesus disse isso ao diabo, que estava naquele momento lançando sobre Ele diversas tentações. O diabo queria que Jesus o adorasse em troca de dar a ele os reinos do mundo!

Mas quando eu digo que “Eu adoro ler”, ou que adoro uma pizza de calabresa com cebola, estou dando adoração, de certa forma ao diabo? Muita gente pensa que sim, porém, vou mostrar que isso é um grande absurdo!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Não posso dizer que “adoro algo”?

É bem interessante como algumas pessoas gostam de colocar peso nas costas dos outros para fazê-los sofrer com uma culpa que na maioria das vezes não existe.

É o caso de quem fica censurando as pessoas quando dizem, por exemplo: “Eu adoro pizza”, “eu adoro ir à escola”, “eu adoro minha esposa”, etc.

Usam para isto textos bíblicos como a palavra de Jesus ao diabo: “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mateus 4:10). Assim, é comum ouvirmos: Adorar só a Deus!

Eu concordo, a Bíblia diz mesmo que devemos adorar somente a Deus. Mas o que significa adorar na Bíblia?

Adorar na Bíblia é render culto ou venerar algo ou alguém, a ponto dessa coisa ou pessoa tomar o lugar que é de Deus. Pode ser qualquer coisa ou pessoa.

Por exemplo, o povo de Israel, quando Moisés subiu ao monte, fez um bezerro de ouro e o adorou: “Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito” (Êxodo 32:4).

Na Bíblia vemos muito a menção de pessoas adorando imagens e outros deuses, mas hoje é comum as pessoas adorarem coisas inusitadas como a TV, seu computador, etc.

E é claro, a Bíblia cita a adoração a Deus como única adoração aceita. Só podemos cultuar a Deus. Cultuar ou adorar outras coisas é tido como pecado na Bíblia.

Mas será que todas as vezes que [dizemos] que “adoramos” algo estamos pecando?

É evidente que não! A idolatria se caracteriza pelo culto e veneração de algo ou alguém como se fosse um deus. A idolatria acontece quando a adoração ao Deus verdadeiro é substituída pela adoração a outros deuses.

É óbvio que, em alguns casos, a pessoa usa a palavra “adoro” no sentido de idolatria, mas em nosso país a palavra “adorar” também é muito usada como sinônimo de gostar muito de algo.

“Eu adoro a comida da minha mãe”. Ou seja, “gosto muito” da comida da minha mãe. Quando digo isso não quer dizer que eu venero, presto culto ou coloco a comida da mãe como um deus em minha vida.

Quer dizer apenas que aprecio muito a comida dela. Assim, não cometo pecado algum em usar essa expressão, pois Deus sabe o que se passa em meu coração.

Dessa forma, nem toda vez que alguém usa a palavra “adoro” com relação a alguma coisa ela peca. Na maioria das vezes não há pecado algum. É apenas uma expressão de apreciação que nada tem a ver com o tipo de adoração condenada na Bíblia.

Por isso, a expressão “adoro” pode ser usada tranquilamente, sem peso na consciência, desde que fora daquilo que a Bíblia condena.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp