- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Deus se arrepende, tem boca, olhos, ouvidos? Por que a Bíblia o cita assim?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Por André Sanchez
Série o que significa isso? 
antropomorfismo, figuras de linguagem, Deus [2]

Encontramos na Bíblia vários textos falando a respeito de Deus. É interessante que alguns textos descrevem atitudes e particularidades a respeito Dele que se parecem muito com as particularidades do ser humano. Vejamos alguns exemplos:

“então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.” (Gn 6. 6). Deus é descrito aqui se arrependendo, como se tivesse cometido um erro.

“E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” (Ex 33. 20).Deus é descrito aqui tendo um rosto.

“Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes; inclina-me os ouvidos e acode às minhas palavras.” (Sl 17. 6). Deus é descrito aqui tendo ouvidos.

“Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse.” (Mq 4. 4). Aqui Deus é descrito tendo boca e falando através dela.

– Invista em você: 10 motivos para fazer um curso à distância (EAD), clique aqui [3]

Todos esses textos apresentam o antropomorfismo. Essa expressão significa uma figura de linguagem que apresenta Deus como se Ele tivesse formas humanas, como membros e órgãos. Há também a descrição de Deus como se tivesse sentimentos e emoções como as nossas.

Esse tipo de descrição é usada para facilitar a nossa compreensão, já que temos um conhecimento apurado do nosso mundo e suas particularidades, e um conhecimento pouco apurado das realidades das coisas de Deus. Assim, os autores bíblicos utilizaram expressões que facilmente compreendemos para descrever Deus e suas ações na história.

Note que a Bíblia deixa claro que Deus é Espírito e, sendo assim, não tem formas humanas. “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4. 24)

A Bíblia também ensina que Deus não é ser humano e nem erra para que se arrependa. “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23. 19)

Assim, a figura de linguagem chamada de antropomorfismo nos ajuda a compreender os textos bíblicos onde os autores buscaram explicar Deus, em toda a Sua complexidade, através de nosso vocabulário e conhecimento limitados.

Aprenda outros significados interessantes:

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso? [9]