Influenciando mais ou sendo mais influenciado?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Amizade, Série sabedoria dos provérbios |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Por André Sanchez
Série sabedoria dos provérbios

influência, imitar, contagiar

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv 13. 20)

Este provérbio me lembra muito o ditado que meu pai sempre me falava quando eu era mais novo: “Diga-me com quem andas e te direi quem tu és”. De fato, as pessoas que estão ao nosso redor tem grande poder de influência sobre nós. Dificilmente encontraremos num grupo que está se drogando na esquina, ou num grupo que está depredando algum local, alguém que não compartilhe com a ideia do grupo. Se estão juntos, normalmente seus propósitos são os mesmos.

Por mais que possamos ser fortes e influenciadores, temos de tomar muito cuidado com a convivência com pessoas “insensatas”, ou seja, pessoas que buscam o mal, as coisas erradas, a distância de Deus e da Sua vontade.

A tendência natural do ser humano é pender para a sua natureza carnal e pecadora. Por isso, todo cuidado é pouco. Devemos estar sim próximos destas pessoas com objetivos definidos de evangelização e de influência positiva, mas devemos nos distanciar [por completo ou em parte] quando percebemos que estamos sendo influenciados ao invés de influenciar.

“Quem anda com os sábios será sábio…” (Pv 13. 20). Devemos ter em nosso círculo amigos que realmente valham a pena, que nos transmitam sabedoria e coisas boas. Essa influência positiva é imprescindível para estarmos fortalecidos espiritualmente e crescermos em todos os sentidos para o bem. Precisamos nutrir relacionamentos proveitosos com pessoas “sábias”, pois assim caminharemos na direção certa.

“… mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv 13. 20). Se as nossas principais amizades, aquelas com que passamos mais tempo são as que temos com pessoas “insensatas” precisamos tomar muito cuidado, pois em breve tempo nos tornaremos como uma delas.

Precisamos alcançar o equilíbrio nessa questão. Nem isolados das pessoas mundanas, [pois devemos ser luz para elas], nem agindo como elas agem. O provérbio nos dá um alerta importante, que deve ser ponderado para que caminhemos na direção correta. Pondere suas amizades! Você está influenciando mais ou sendo mais influenciado?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp