O que não é o natal?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Natal | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Por André Sanchez

natal, o que não é, papai noelAs tradições culturais e religiosas marcam fortemente a vida dos indivíduos de uma sociedade. O natal é uma destas tradições. O natal, porém, ganhou com o passar dos tempos elementos que deturparam fortemente o seu real significado, marcando negativamente a vida de muitos. Nos próximos dois artigos veremos o que não é o natal e o que é o natal, para que possamos, quem sabe, resgatar dentro de nós e, consequentemente, em nossa sociedade a beleza e a profundidade que esta data tem e pode nos proporcionar.

Antes, gostaria de dizer que os elementos que citarei têm o seu papel em nossa cultura, e muitas destas coisas não representam algo ruim. O que é ruim é que elas ganharam status de ser o objetivo e o foco do natal. Elas tem o seu lugar dentro de nossa sociedade e cultura, mas devem ser vistam única e exclusivamente como são e nada mais.

O natal não é o Papai Noel. O “bom velhinho” é apenas um ícone de marketing que incentiva fortemente a compra e troca de presentes, ajudando a formar nas crianças o instinto consumista que manterá a roda do capitalismo girando. Muitos pais ainda deturpam na mente das crianças o real significado do natal, atribuindo um status de quase Deus ao Papai Noel. Isso não é natal.

O natal não são luzes. Apesar de serem belas e atraentes, e chamarem a nossa atenção, as luzes apenas despertam a beleza nos ambientes, ou são usadas também como mais uma estratégia de marketing das empresas para atrair clientes. Isso não é natal.

Natal não é presente. Os presentes, de certa forma, são o foco principal do natal em nossa época. Apesar de ser muito saudável o hábito de trocar presentes com quem amamos, dar presentes, de forma nenhuma pode ser indicado como sendo o natal. Isso não é natal.

Natal não é religião. O natal tem um forte apelo religioso para muitos. Rituais são realizados tradicionalmente, e muitos atribuem a estes rituais o verdadeiro sentido do natal. Rituais religiosos podem até em dado momento contribuir para apontar o real significado do natal, mas a religião não pode ser elevada ao status de ser o natal. Isso não é o natal.

Natal não é comida nem bebida. O que seria das festas “natalinas” sem comida e bebida? Muitos veem o natal como uma festa regada a muitas guloseimas e bebidas. O objetivo é se ajuntar para comer e beber e festejar o natal tão falado na mídia, e que consta como feriado no calendário. Sem as comidas o natal não é natal para grande parte das pessoas. Isso não é natal.

Dentre as várias coisas que temos hoje e que não são o natal, poderíamos citar ainda os passeios, as férias, os foguetórios, as peças teatrais,  as árvores de natal, os enfeites…Nenhuma destas coisas podem ser apontadas como sendo o natal!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp