O que significa primogênito e unigênito?

Postado por em: O que significa isso?

Para definirmos o significado dessas duas expressões, comecemos vendo o uso de cada uma delas em um texto bíblico:

“E são estes os nomes dos filhos de Arão: o primogênito, Nadabe; depois, Abiú, Eleazar e Itamar.” (Nm 3.2)

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16)

O que é primogênito e unigênito?

A Bíblia usa na maioria de suas passagens a palavra primogênito para designar o filho homem mais velho de um casal. Porém, o termo também pode ser usado para designar a filha mais velha (primogênita) e também a primeira cria de um animal (Gn 29. 26; Lv 27. 26).

Na cultura judaica, o filho primogênito tinha o direito de receber uma porção dobrada da herança dos pais. Esse direito era chamado de direito de primogenitura (Dt 21.15-17).

Já o uso da palavra unigênito é mais restrito e deve ser compreendido corretamente, principalmente quando é usado para designar Jesus Cristo. Unigênito significa o único gerado, o único gerado do mesmo tipo. Podemos aplicar o termo para pais que têm um filho único. Esse filho único é o filho unigênito do casal.

Com relação a Jesus Cristo, a Bíblia diz que Ele é o filho unigênito de Deus: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” (Jo 1.18). Poderíamos facilmente cometer o erro de entender de forma equivocada essa expressão e chegarmos à falsa conclusão de que Jesus foi criado por Deus, que não passaria de mais uma criatura de Deus como nós o somos. Porém, Jesus, não foi criado, mas gerado pelo Pai. Nesse sentido é que o termo unigênito se encaixa perfeitamente para Cristo. R. C. Sproul explicou bem essa questão dizendo que “O Filho procede eternamente do Pai, não como criatura, mas como a Segunda Pessoa da Trindade.”

Assim, uso do termo unigênito para Jesus em nenhum momento ofende seu “status” de Senhor e Deus, que é afirmado veementemente nas Escrituras.

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

42 comentários

  • joel bumba disse:

    Irmão em Cristo André Sanchez
    Tenho recebido constantemente a sua proeza no meu email o que me fortifica bastante em termos de conhecimento da palavra de Deus.Sou Pentecostal mas isso não interessa. O importante é que somos unidos em Cristo Jesus nosso Redentor.
    Continue assim.
    Algumas duvidas me inquietaram quando meus professores de teologia ao serem perguntados sobre Jesus, afirmam que ele é Deus, o mesmo Deus pai é Deus Filho. Aqui vejo ser gerado por Deus.Minha cabeça continua com duvidas. Quem é Jesus e quem é Deus todo Poderoso.
    Obrigado
    Joel

    Responder
    • emet disse:

      A bíblia em lucas 1 vs 35: A mensagem que veio de Deus , atraveis do anjo foi : será chamado santo, FILHO DE DEUS;note;Mt 3;16,17 e Lc 3;21a23,,Jo 1;48, Jo 6;67a69, At 13;33,34,Jo1;33,34, Mt 14;33, Lc 2;48,49, Mt 4;3a6, Mt 8;29, Jo 5,36, etc; veja o o apostolo João disse sobre tudo que Jesus fez: : estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo,” O FILHO DE DEUS”.Ele falou na sua 1 carta 4;15:Qualquer que confessar que Jesus é”o Filho de Deus”, Deus permanece nele, e ele em Deus.Paulo disse que Jesus foi declarado FILHO DE DEUS com grande poder. Rm 1;4; Também o apostolo João disse que o vencedor tem que crer que Jesus é o FILHO DE DEUS.1 Jo 5;5; Jesus é FILHO eternamente. Heb 1;5;Apoc a;5,6: fala que no céu Jesus ainda é FILHO. Apoc 3;5: Jesus vai confessar o nome do vencedor diante de seu PAI, então ainda é FILHO DE DEUS no céu

      Responder
      • helio disse:

        emet, leia apoc. 5.13 quem os que estão no céu estão adorando???

        Responder
    • Diego disse:

      Sem duvidas nenhuma JESUS é DEUS, envolvida nas três pessoas da santicida trindade.

      Responder
    • juliana disse:

      Se Jesus for Deus Pai e Deus Filho ao mesmo tempo, a Bíblia se torna contraditória! Fui pesquisar a base do nome Jeová, e este encontra-se aproximadamente 7 mil vezes nas escrituras, porém, nenhuma religião fala este nome! Muito estranho o fato de a maioria das bíblias não conter este nome não acha?
      Quando Jesus estava na Terra, nos deixou uma oração modelo, a do Pai nosso, note, que ele não poderia referir-se a ele mesmo, pois orava ao Pai, e ele estava na Terra. Note a parte em que Diz: – Santificado seja o teu nome…. Você vê alguma religião glorificando o nome do Pai? Meu amigo, a dica que te dou, é, pesquise! E não vá pela cabeça de homens! Peça sabedoria ao Deus Pai, o todo poderoso, e ele lhe dará!
      Boa sorte para nós!

      Responder
  • emet disse:

    caro amado,na biblia usa para Jesus a expressão unigênito de Deus”. (João 3:16, 18) A palavra grega traduzida “unigênito” é definida como “único de sua espécie”, “o único membro de uma parentela ou espécie”, ou “sem igual”. Jeová tem centenas de milhões de filhos espirituais. Em que sentido, então, Jesus é o único “de uma parentela ou espécie”?
    4 Jesus é sem igual no sentido de que é a única criação direta de seu Pai. Ele é o Filho primogênito. Sim, “o primogênito de toda a criação”. (Col. 1:15) Ele é “o princípio da criação de Deus”. (Rev. 3:14) O papel que o Filho unigênito teve na criação também é sem igual. Ele não foi o Criador, ou Originador, da criação. Mas Deus usou-o como agente, ou meio, para criar todas as outras coisas. (Leia João 1:3.) O apóstolo Paulo escreveu: “Para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem são todas as coisas, e nós por intermédio dele.” — 1 Cor. 8:

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Emet, dizer que Jesus é criatura de Deus é uma heresia. A Bíblia aponta exatamente o contrário.

      Responder
      • samuel disse:

        Então me diga: Se Jesus é co-eterno com Deus, como pode ser filho?. É uma tremenda incoerência. Nessa sua tese, Jesus deveria ser amigo ou companheiro e não filho!.
        Jesus recebeu de Deus todo o poder e todas as coisas. “É me dado todo o poder no céu e na terra”.Mt.28,18. Se é dado, é dado por quem e maior que ele, Jo.14,28, ou estou errado?.
        A ordem natural é o Pai gera o Filho. Não importa se foi gerado ou criado, tanto gerado quanto criado teve princípio. Se fosse adotado sim!. O que não é o caso.
        Em isaias 44,8(ARA) diz: “Há outro Deus alem de mim?. Não, não há outra Rocha que eu conheça.”
        Veja, se Jesus é [outro] Deus, como explicar essa parte de Isaias?.
        É, porque do jeito que vc tenta ‘explicar’, só posso entender que Jesus é [outro] Deus!.
        Agora se o Deus filho unigênito Jesus foi gerado por Deus pai não há incoerência alguma.

        E.t. não sou TJ.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Samuel, discordo totalmente de você. Você parte de pressupostos humanos racionais demais para tentar explicar toda a complexidade de Deus. Observe bem que a Bíblia trata Jesus e o Espírito Santo como Deus, como divindades de igual teor e poder. Isso não se explica pela lógica, mas está lá na Bíblia para qualquer um ver.

          Responder
    • Fernanda Boaventura disse:

      Emet, em seu comentário você tenta explicar o significado de unigênito usando a etimologia em grego. Mas como você pode usar o idioma grego para explicar uma palavra bíblica, se os gregos eram politeístas e ligação nenhuma tinha com o cristianismo? Deveria ter recorrido ao hebraico, ou ainda ao aramaico (antiga língua de Israel, na qual a Bíblia foi escrita).
      E um concelho de amiga, cuidado com o que diz e escreve, para não pecar em heresias. Se não compreende algo sobre Deus, é melhor que nada diga a respeito.

      “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
      E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”
      Apocalipse 22:18-19

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Fernanda, aponte o erro da minha análise, por gentileza. Onde está errado e como é o correto?

        Responder
      • Carlos disse:

        Ela vem, dá discurso, limita o Espírito Santo a inspirar em determinados idiomas, mas não sabe que a própria palavra “bíblia”, que está na capa de qualquer “Bíblia” e que tantos como ela adoram idolatrar, vem do grego… “Eles são guias cegos guiando cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão no buraco”.

        Responder
    • helio disse:

      caro emet, JESUS, não é somente filho de Deus, assim como seu Pai ele é Deus. obs. joão
      5. 22 e 23 ” O Pai a ninguem julga, mas confiou todo o julgamento ao filho.(motivo?) a fim de que todos honrem o filho assim como honram o Pai, quem não honra o filho não honra o Pai que o enviou. Como honramos o Pai?? como DEUS. e o FILHO ?? essa é a vontade do Pai. Pense Deus não criaria todas as coisas através de uma criatura, já que ele não divide a
      sua glória com ninguem . porem o rei da Glória é JESUS CRISTO, LEIA O SALMO 24.7.
      QUANDO, FAÇAMOS O HOMEM… DEUS FALAVA COM UMA CRIATURA OU COM A SEGUNDA PESSOA DA DIVINDADE. SOMOS A IMA GEM E SEMELHANÇA DE DEUS.
      POR ISSO JESUS É O SEGUNDO ADÃO. SOMOS IMAGEM DELE, ELE CRIOU TODAS AS COISAS. JO 1.3 HEB 1.10 SE ELE TIVESSE SIDO CRIADO, TERIA ALGO ENTÃO QUE ELE NÃO CRIOU. ELE MESMO. ( NÃO SERIA O CRIADOR DE TODAS AS COISAS NOS CÉUS E NA TERRA. COL. 1.15 16. PENSE NISSO E QUE DEUS TE ABENÇOE.

      Responder
    • pepe disse:

      Em que sentido é Jesus “o primogênito
      de toda a criação”?

      Colossenses 1:15-20 é uma das passagens mais fortes que afirma a primazia de Jesus Cristo. Este trecho mostra que Jesus é superior à criação, acima de todas as autoridades, e o cabeça da igreja. Em Jesus habita “toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2:9; 1:19).

      Algumas pessoas interpretam a palavra “primogênito” de uma maneira errada, assim tirando Cristo de sua devida posição divina. Ele é Deus que se fez carne (João 1:14) e que veio à Terra para ser “Deus conosco” (Mateus 1:23). Essas pessoas dizem que “primogênito de toda a criação” quer dizer que o próprio Jesus foi criado. Para apoiar esta idéia, alguns até pervertem a tradução da Bíblia, inserindo a palavra “outras” cinco vezes neste trecho (Colossenses 1:16-20) para mudar o sentido do texto (Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, a tradução usada exclusivamente pelos Testemunhas de Jeová). Para afirmar que Jesus fez as outras criaturas é como dizer que uma criança está brincando com os outros cachorros. A criança não é cachorro, e Jesus não é criatura. Ele é eterno. Já existia no princípio (João 1:1). Usou o mesmo nome que Jeová usou no Velho Testamento ­ “Eu Sou” (João 8:24,58; Êxodo 3:14).

      “Primogênito” nem sempre tem o sentido do primeiro que nasceu. Esta palavra é usada várias vezes na Bíblia para mostrar a posição de honra ou privilégio que alguém recebeu. Por exemplo, Deus chamou Israel de primogênito entre os povos (Êxodo 4:22). Diversas outras nações já existiam séculos antes de Deus criar a nação de Israel. Primogênito não quer dizer, neste caso, o primeiro que passou a existir. Quer dizer simplesmente que Deus colocou Israel numa posição de honra acima de todas as nações. No Novo Testamento, todos os filhos de Deus são primogênitos (Hebreus 12:23) porque Deus os colocou numa posição de honra. No mesmo sentido, o Pai colocou Jesus numa posição de primazia acima de todas as criaturas.

      De semelhante modo, Jesus é o primogênito de entre os mortos (Colossenses 1:18). Outras pessoas foram ressuscitadas antes de Jesus, mas ele reina supremo sobre todos. Jesus não é criatura. Ele é Criador, Redentor, e Senhor dos senhores (Apocalipse 17:14).

      -por Dennis Allan

      Responder
  • Joao Carvalho disse:

    Voceê esplicou bem sobre Unigenito, unico da espécie, mas quanto a ser a 2ª pessoa da trindade estar completamente equivocado, esta palavra nem sequer existe nas escrituras, Jesus é 100% Deus, leia João e verá que Deus se fez carne, leia atos 20: 28 e verá que foi Deus quem derramou seu sangue, e como um espirito pode ter sangue, ele se fez carne eformou um corpo para eke habitar e derramar o sangue por nós, na biblia diz que, mediaante estas passagens me diga como pode ser Jesus o filho eterno de Deus ou segundo Deus, acaso Deus pode Gerar Deus.
    Isaias 45: 21 Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.
    Isaias 9: 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
    Isaias 43 : 10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

    I JOÃO 5
    20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
    Não enganem o povo com falsos ensinamentos, Jesus disse que as escrituras testificam dele, se ele não fosse o unico Deus ele estva tentando ser, más ele é, trindade é coisa do diabo para enganar as pessoas

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sobre Jesus Cristo ser Deus, essa semana ainda publicarei um texto sobre esse assunto e você verá claramente que Jesus é sim Deus. Mas para não te deixar esperando, me explique esse versículo à luz do seu ponto de vista:

      “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2.13)

      Responder
      • helio disse:

        andré, boa noite a t n m das t j, colocaram … e ”do” salvador Cristo Jesus. vi esta sua indagação, não vi a resposta que vc obteve, mas imagino que a resposta vira da t.n.m.

        observe que em todo o capitulo 2 de tito as expressões ” salvador DEUS e DEUS SALVADOR, refere-se ao SENHOR JESUS CRISTO DE FORMA CAMBIAVEL.
        TAMBEM AT 4.12 …NÃO HÁ NENHUM OUTRO NOME DEBAIXO DO CÉU PELO
        QUAL DEVAMOS SER SALVOS A NÃO SER O NOME DE JESUS.

        JEOVA DIZ. EU SOU O SALVADOR. NÃO HÁ OUTRO.
        A BÍBLIA DIZ; JESUS CRISTO É O SALVADOR NÃO HÁ OUTRO NOME ALEM DELE
        DEBAIXO DO CÉU. há porventura controvercia? não se observarmos que o nome
        de JESUS significa; ” JEOVA É O SALVADOR ”.
        PERGUNTE AO SEU INTERLOCUTOR O SEGUINTE; ” ANTES DE MIM DEUS NENHUM SE FORMOU E DEPOIS DE MIM CONTINUOU A NÃO EXISTIR. ” QUANDO
        É QUE NASCEU UM ” DEUS APENAS ” PODEROSO ” , MAS NÃO ” TODO PODEROSO, COMO ENSINAM AS T. J. E SE ESSE DEUS PODEROSO É VERDADEIRO OU FALSO ?? ANALISE A RESPOSTA. A PAZ DO SENHOR JESUS.

        Responder
    • Aymore Duarte Dos Santos disse:

      No 1º mandamento diz Deus, Não terás outros deuses diante de mim. portanto Ele é único e sendo único, Jesus não é considerado Deus e sim filho de Deus, existem várias passagens na Bíblia em que Jesus diz que ele não é Deus e sim filho de Deus, Espírito Santo não é Deus e sim a força ativa de Deus e Jesus, pois eles são espírito, não são carnais, não existe essa 3ª pessoa que apontam “espírito” como sendo um Deus, Pois existe um só Deus e seu filho Jesus.
      Aymore Duarte dos Santos

      Responder
  • JUNIOR disse:

    a trindade é uma mistério… ainda hj perguntei ao professor(no seminário) pq jesus fala com Deus como segunda pessoa na fala…???? exemplos…. na cruz ele diz pq me desamparaste?? ele na cruz pergunta a ele msm??? ou a Deus nos céus??? outra pergunta…Após o batismo Jesus está na água e vem Espirito Santo em forma de pomba… e logo em seguida Deus fala: esse é o meu filho amado em me comprazo… vemos duas pessoas em lugares diferentes( Jesus e o Espirito Santo) e um terceira falando… td ao msm tempo… me expliquem isso… PorFavor! Soli deo glori FUI!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Júnior, não dá para explicarmos tudo a respeito de Deus. Algumas coisas estão na Bíblia e cremos pela fé.

      Responder
      • JUNIOR disse:

        Dt 29:29 Mas creio q a trindade são tres pessoas com a msm essencia e funçoes diferentes…
        O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

        E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;
        1 Pedro 1:20-21

        que o ressuscitou dentre os mortos esse”o” refere-se a Deus é um elemento de retomada(retom algo q já foi dito) e lhe deu glória outra vez elemento de retomada… querdizer Deus agindo na pessoa de Jesus…é o q entendi. continua sendo mistério. Gostei mt desta página Deus te abençoe. fik na paz FUI!!!

        Responder
  • Jorge disse:

    Primogênito não tem uma correlação direta com unigênito.

    O autor do texto não deixou claro isso, pois o termo primogênito é um termo jurídico que diz que o primeiro filho, sendo ele único ou não tem especial benefícios (direito de primogenitura (Dt 21.15-17).

    O primogênito não significa o primeiro de muitos, ou seja, poderia ser primogênito e unigênito ao mesmo tempo.

    Prova disso esta claro na bíblia:

    O Primogênito é todo aquele que abre o útero de mãe, sendo único filho ou não (Números 3, 12-13). Ver (Números 8, 16).

    O primogênito é ofertado ao Senhor em oblação, mais no lugar do primogenito é colocado um animal (Números 18, 15-17).

    O primogênito pode ser filho único como é o caso de “Jesus”, ora no oitavo (8) dia Jesus foi circuncidado e no quadragésimo (40) ele foi levado ao templo e em seu lugar foram mortos duas rolinhas, cada uma com propósitos diferentes.

    Isso é relatado nos evangelhos, embora alguns ignorantes deturpem a bíblia que por vezes é clara que Jesus já primogênito com apenas 40 dias de nascido, não precisando ter ele um irmão, como alguns alegam

    Responder
    • Rafael disse:

      …é muito incoerente a fé dos tj e erética e d igual forma a dos unicistas q não creem na triunidade de Deus quando vemos q esta verdade esta clara nas escrituras .Desejar compreender a excência de Deus é toleravel mas negar o seu Filho é negar o Pai e desconsiderar o Espírito como pessoa é blasfêmea .Rogo por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em Deus Pai o Eterno e em seu Santo Espírito Consolador que vos deixes ser instruidos e não façais como os cavalos que precisam de cabresto pra serem guiados no caminho(Sl 32:9)Deus é Único não foi criado é Criador e somos nós q devemos O aceitar como Ele se rebelou a nós e não querer q Ele seja como compreendemos ou queremos compreender .Ninguém escolhe pai ou mãe pq foram eles q nos geraram e por que querem escolher o jeito ou foma pra Deus ?Aceite-O,sirva-O e creia nEle andando humildemente ante Ele pq é isso q lhe é requerido(Mq 6:8,9)

      Responder
  • Onesmo Almeida disse:

    Esta descrição de João 3:16 o unigênito do Pai, deixa uma clara evidencia da preocupação de João em apresentar a Jesus como sendo o único Filho de Deus e uma profecia daquilo que em seu tempo não entenderia mas para nós já se torna algo corriqueiro, onde se aplica a expressão UNi- GENITO = o Único que tem o Gene do Pai. pois Jesus teria o DNA do pai, isto é, a mesma essência e coexistência do Pai. Jesus é Deus.

    Responder
  • Talis Alburquerque disse:

    como vc disse:Jesus, não foi criado, mas gerado pelo Pai. Nesse sentido é que o termo unigênito se encaixa perfeitamente para Cristo
    então vc esta afirmando que o Pai nem sempre foi Pai (só se tornou pai a partir do momento em que gerou jesus) logo se entende que houve um tempo em que jesus não existia então dessa forma o pai é superior ao filho (digo isso baseado nas suas palavras)

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Talis, essa lógica está equivocada. Nem toda lógica leva a conclusões corretas.

      Vá à beira mar e pegue um copo d’água do mar. Nesse copo você não pegará nenhum peixe; Logo, no mar não existe peixe?

      Um caso típico de uso da lógica que leva a resultados incoerentes.

      Responder
      • Carlos Dias Neto disse:

        Seria interessante se você usasse toda essa “lógica” para coisas que vão de encontro a ela, como, por exemplo: Se orar é falar com Deus e Jesus ressuscitou mortos “a pedidos de muitos”, logo é totalmente cabível rezar pelos mortos(sem falar que Pedro orou antes de ressuscitar Tabita e o povo judeu faz isso até o hoje). Obs. Espero que não fuja desse comentário, assim como faz com outros que vão contra sua “lógica”.
        Fontes:
        http://www.chabad.org.br/ciclodavida/Falecimento_luto/luto/cadish.html
        https://www.youtube.com/watch?v=73r6pEemVvc
        BÍBLIA – At 9,36-42 – J 11-25-33-37-41

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Carlos, totalmente fora de contexto seus exemplos. Não existe qualquer menção de oração para mortos com os fins que se faz hoje em dia em certas igrejas. Mostre os textos bíblicos que apoiam rezar pelos mortos no dia de finados. Mostre os textos bíblicos que apoiam rezar para mortos passar pelo purgatório. Mostre os textos bíblicos que apoiam indulgências em favor de mortos.

          Só pra constar não fujo de comentários. Respondo tantos quantos possíveis, já que trabalho o dia todo e faço esse trabalho nas horas vagas e tem dias que recebo 100 comentários em um único dia…

          Responder
          • Carlos disse:

            Foge sim, pois ao invés de responder ou ter a humildade de admitir não ser capaz de refutar, fica agindo como a soberba em pessoa e cheio de preconceito(eu nunca citei dia de finados). Porém, quando você me mostrar onde na bíblia diz para termos um site cristão e com ele fazermos propagandas públicitárias a fim de ganharmos comissão, eu mostro o que você quer.

          • André Sanchez disse:

            Hummm, apelou. Seu silogismo não funcionou. Escrever textos bíblicos e exibir propaganda em um site não fere nenhum principio bíblico. Já aquilo que está envolvido nas questões referentes ao dia de finados quebra princípios bíblicos. Simples!

          • Carlos disse:

            Sr. Mamonista, não fere? Cite algo na Bíblia que misture os evangelhos de Cristo e dinheiro durante a divulgação do mesmo. Porém, mais uma vez você foge, pois além de não refutar o que eu disse, fica insistindo no dia de finados(algo que NUNCA citei e que não dou a menor importância). Novamente: Se você refutar e mostrar onde diz que podemos espalhar o evangelho de Cristo e fazermos apelo ao seu “deus” mamom ao mesmo tempo, ao invés de ficar inventando desculpas, posso citar mais de uma passagem que faça referência à reza pelos mortos(ALÉM DAS QUE JÁ APONTEI).

  • marlene disse:

    Como se determina a filha mais velha, um,a vez que primogênito esta para o homem?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marlene, na cultura judaica os direitos de primogenitura era para o filho mais velho. Porém, em linhas gerais, a filha mais velha pode também ser chamada de primogênita.

      Responder
  • Miguel disse:

    Porque que houve uma altura na historia da Cristandade onde se sacrificavam primogenitos?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Miguel, primogênitos de seres humanos?

      Responder
  • gregorio disse:

    Queridos irmaos em cristo jesus não podemos querer entender o que não tem compreenção sendo nos naturais e Deus sobrenatural pois assim seremos nicodemos precisando nascer de novo jesus é Deus o verbo se fez carne santissima trindade pai, filho e espirito santo os treis são um.
    um ovo se compoe de casca ,clara e gema sendo os treis um pode existir ovo sem um desses treis elementos.

    Responder
  • Osmar disse:

    Amigos Marlene e Miguel, concordo plenamente com André. Em Hebreus 1: 8,9 o Deus Pai, chama seu próprio filho Jesus, de Deus.

    Responder
  • silviclay disse:

    Jesus e deus is 43 10 ou serar que deus desidiu criar outro deus depois dele . Em ap 4:8 ele e louvado adorado no ceu infelismente a bibria n mundo eles tiram jesus de sena e escreve jeova leia at 1:11 e compare com ap 4:8 ap 22:19:20 vcs tj me responda porque vcs tiraram da biblia o verciculo de mt 17:21 e o de mc 9:44e46 vcs podem correr mais rm 14:11 pega vcs at 3:19 enguanto a tempo at 4:12 jo14:6 um abraco para tds os amantes da palavra ass silviclay teixeira

    Responder
  • Marcelo disse:

    Vale lembrar que o Novo Testamento foi escrito em grego, com algumas passagem em aramaico, e o texto citado em apocalipse 22:18-19, foi introduzido por copista.

    Responder
  • cicero vicente santos disse:

    André se jesus é primogênito então ele te vi outros irmãos

    Responder
  • Carlos Dias Neto disse:

    Sim, e a consagração/apresentação(que tantos contrários ao batismo infantil fazem em todos os filhos) seria apenas para os primigênitos do povo judeu e tão imposta quanto uma criança não poder “aceitar” Jesus, pois, fora o fato de que antes disso a criança ter sido circuncidada com base em uma aliança feita por seus antepassados, com a “consagração” ela está sendo dedicada/prometida a Deus. Para quem vier dizer que é contrário devido uma criança não ter pecado, Pedro batizou famílias inteiras(em lugar algum da Bíblia diz “NÃO BATIZAR CRIANÇAS”) e deixou bem claro que nem todo batismo é para remoção de pecados:”nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água, que também agora, por uma verdadeira figura – o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo,” E Paulo fez uma clara comparação entre batismo e circuncisão(que ainda hoje é aplicada em bebês):”No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”. Negar estas coisas é dizer que a Bíblia é contráditória e pura interpretação, ou seja, BLASFÊMIA!!!

    Responder
  • juliana disse:

    Tenho uma dúvida..
    Pesquisei a respeito do nome Jeová, e pude ver claramente, que este nome consta nas escrituras aproximadamente 7 mil vezes, sempre se referindo a Deus. Notei também, que Jesus sempre menciona que tem um pai, e sempre o glorifica, ou ora a ele. Na oração do Pai nosso por exemplo, claramente, Jesus não esta se referindo a ele próprio, ele diz: Glorificado seja o seu nome. No entanto, ainda não vi nenhuma religião que glorificam o nome do Pai. Se Jesus é Deus, a bíblia se torna contraditória, e acho que por ser exata, onde há contradições, deva haver também um estudo mais profundo… Se Jesus é mesmo Deus, quem é Jeová? E porque ele não é glorificado em nenhuma igreja?
    Desde já agradeço..

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.