O que significa “A glória desta última casa será maior do que a da primeira”?

Postado por em: O que significa isso?

Já passei por várias vezes na frente de templos sendo construídos e vi essa frase em uma placa ou em um dos muros da construção: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira”. Muitas pessoas veem essa frase e pensam que a igreja está construindo um templo que será melhor do que o primeiro, que será mais luxuoso, que caberá mais gente (e normalmente é o que as igrejas querem dizer com ela). Mas o que esse verso significa na Bíblia? Será que ele se refere a um templo mais luxuoso ou a um templo maior? Esse verso está em Ageu 2.9:

“A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.”

O que significa a glória desta última casa será maior do que a primeira?

Para compreendermos o significado desse texto, precisamos lembrar que o profeta Ageu exerceu seu ministério no segundo reinado do rei Dário (Ageu 1.1). Nessa época, os judeus haviam voltado (pois estavam cativos) à Terra Prometida por causa de um decreto de Ciro (Esdras 1.1-4). A missão deles era reconstruir o templo, pois o templo construído por Salomão havia sido destruído vários anos antes, quando o povo foi levado cativo por causa de sua desobediência a Deus. Jerusalém e o templo foram destruídos. A missão desses judeus era retomar o culto a Deus e reconstruir o orgulho do povo de Israel, o seu templo, a “habitação do Senhor”, e também sua cidade.

Eles, então, começam a reconstrução do templo, que acaba ficando parada por volta de 18 anos devido a uma oposição externa e do desânimo deles. Porém, depois desse tempo, eles retomam a construção e a terminam. E é exatamente desse templo que Ageu profetiza. Esse templo foi construído pelos judeus liderados por Zorobabel (Ageu 2.4). O interessante é que as pessoas que tinham visto o templo de Salomão em toda a sua glória e luxo, choram ao ver a simplicidade desse templo: “Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos?” (Ageu 2.3). Porém, Deus promete que sobre esse templo simples estaria uma maior glória do que a que estava no primeiro.

Esse é o significado desse texto: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ageu 2.9)

A título de conhecimento, esse templo, muitos anos mais tarde passou por várias reformas, até ser substituído pelo templo de Herodes, que começou a ser construído por volta de 20 a.C e foi terminado em 64 d.C. Porém, no ano 70 d.C, esse templo foi destruído pelas tropas do império Romano, por ordem de Tito. Hoje, a única coisa que resta dele é um muro, que é chamado de muro das lamentações.

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

73 comentários

  • Marcony Jahel disse:

    Simples… objetivo… e revelador… imprima e envie para essas igrejas que usam para ostentação em seus templos de mármore e vidro…. e vazios da presença de Deus

    Obs.: nada contra templos confortáveis, sendo que não deixem Jesus fora deles!

    Muito obrigado André pelo estudo

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valeu, Marcony! Obrigado pela honra de ler!

      Na paz de Cristo!

      Responder
      • DENIZE disse:

        André eu li alguns textos aqui e aprendir muito, com que escreveu, achei inteligente e bastante conhecedor da palavra, mais gostaria de te perguntar do que vc acha do vesiculo 8 do capitulo 20 de Êxodo?. é certo guardar o dia de sábado? já que o SENHOR fala no livro de João 14. que aqueles que me amam são os que guardão os meus mandamento. e aqueles que diz que me ama e não guarda os meus mandamentos é mentiroso e nele não esta a verdade.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Denize, hoje guardamos o domingo em referência a ressurreição de Jesus, conforme a prática dos apóstolos. O principio é o mesmo, não há pecado algum.

          Responder
        • evandro disse:

          eu acho muito interresante

          Responder
    • IONE MARIA BRANDÃO MARTINS disse:

      Deus não precisou de um templo para falar com gideão,Jesus não nasceu em berço de ouro,portanto,não importa se a igreja é grandiosa e bela o mais importante é que Deus opera em qualquer lugar,a grandeza é que precisa está em nossos corações.

      Responder
    • Robson Salles disse:

      Belo comentário Marcony Jahel. Sábias palavras. Verdadeiramente Deus não olha para aparência e sim o interior!!!

      Responder
      • marlon disse:

        minha igreja e bem pequena em espaço fisico mais espiritualmente falando ela e enorme de tanta unção que existe naquele lugar DEUS esta sempre presente nos nosso cultos a ele.

        Responder
    • nilson moreira disse:

      essa ultima casa,onde a gloria do Senhor sera maior,nao foi feita por maos de homens ,essa casa somos nós,pois quando somos regenerados em Cristo por seu sacrificio na cruz,nos tornamos morada do SEU Espirito Santo.

      Responder
  • nelson anchieta da silva disse:

    estou tirando umas duvidas aqui na sua pagina estou aprendendo muito que deus te abençoe muito

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Nelson. Espero que você cresça muito em sua fé!

      Na paz de Cristo

      Responder
  • anita disse:

    anita souza 16 de outubro de 2012:
    Que o senhor te abençoe grandemente , estou aprendendo muito , obrigada por dividir conosco seu estudo.

    Responder
  • Gislaine Reis disse:

    Realmente pastor, muito obrigada por dividir com a gente seus estudos!!!
    Todos os dias tenho que ler algumas coisas no blog.
    Muito bom!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado por prestigiar o trabalho, Gislaine. Que seja edificante para sua vida!

      Deus abençoe!

      Responder
  • yvete frasguetti em 8 de novembro 2012 disse:

    estou aprendendo mexer e entrar no gugoor estou felis por isso e sei gue deus dara a mim sabedoria gue bom saber gue tem coisas maravilhosa para preencher meu tempo longe de novelas

    Responder
  • josival soares de oliveira disse:

    a gloria da primeira casa ou templo era o povo de israel que vivia sem a gloria de Deus e depois na vinda de jesus ele mesmo trouxe a segunda gloria no interior do nosso coração sendo esta a gloria maior que a primeira pois a lei teve gloria a ponto do rosto de Moises
    brilhar mas tinha um véu que tampava a segunda gloria e na vinda de jesus ele rasgou o veu e nos mostrou a segunda gloria a qual vai se cumprir no céu, portanto estamos desfrutando da segunda gloria através da fé.

    Responder
  • GERONILDES LUIZ NERES disse:

    AGEU 2,9 ESTA SE REFERINDO A JESUS CRISTO.CRISTO COMO FILHO SOBRE A SUA PROPRIA CASA A QUAL CASA SOMOS NOIS

    Responder
  • Eduardo dos Santos Motta Junior disse:

    Amo estudar a Bíblia, muito obrigado por me ajudar meu irmão, Deus te abençoe!

    Responder
  • cláudiocacau69 disse:

    “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;” (Atos 17 : 24)
    “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:” (Atos 7 : 48)
    “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3 : 16)

    Responder
  • cláudiocacau69 disse:

    “E eu te tenho edificado uma casa para morada, e um lugar para a tua eterna habitação.” (II Crônicas 6:2)
    “Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.” (I Reis 8 : 27)

    Responder
  • cacau69 disse:

    Isso não quer dizer que seja errado ter um lugar fixo para reunir um grupo de crentes, apenas demonstra que para a adoração ocorrer não é necessário um local específico e que nenhum lugar tem importância por si mesmo mas só é importante enquanto ali houver pessoas que creiam em Deus.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sim, é isso mesmo.

      Responder
  • ccacau69 disse:

    “[...]crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
    Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:21,23,24)

    Responder
  • Adriano moutta disse:

    pastor gostei muito do esboço,bem aplicável.

    Responder
  • pb Fabiano disse:

    Estou feliz e edificado ao lê esse esbouço que Deus continue. abençoando…

    Responder
  • Juliana Queiroz disse:

    Deus seja louvado através da vida desse pastor, muito bem explicado de uma forma simples e objetiva. Deus te abençoe.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Juliana. Agradeço por ler!

      Responder
  • Junior Lima disse:

    obg andré por compartilhar do conhecimento que através de sua busca Deus lhe deu, é porque tem afirmaçoes “contextuais” que dizem por ai, que a gloria da ultima casa se trata de Jesus, o que o senhor diz sobre isso? concordo com sua afirmaçao acima, porém quero uma explicaçao sua para poder, contrariar afirmaçoes de crentes de mentes fechadas…por favor me responda.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Júnior, com certeza temos também em Jesus um cumprimento simbólico dessa questão. O que eu expliquei foi mais no significado direto que tem ali no texto.

      Responder
  • Suely disse:

    13/01/13
    A Paz do Senhor Jesus!
    Tinha muitas dúvidas em relação a esse termo biblico. Agradeço a tão apurada explicação. Que a Glória de Deus reine em nossas vidas por sermos o Templo do Espírito Santo e que em nossas igrejas sejam derramadas as mais ricas bençãos do Senhor e grandes MILAGRES aconteçam,através da nossa FÉ. AMÉM!
    Suely.

    Responder
  • Fogo do céu disse:

    Muito bom é ler e saber que a bíblia é verdadeiramente a escritura ao qual o senhor nos deu para conhecer- mos a verdade ….

    Responder
  • Marcos Paula disse:

    Faltou informar irmão, que esta palavra de certo tinha um cunho escatológico, afinal, o próprio Cristo ministrou a palavra neste templo…….A glória do unigênito do Pai…..Paz irmão, parabéns pela iniciativa, é gratificante saber que homens de Deus estão na ativa…….Fique com Deus..

    Responder
  • rieligton dos santos silva disse:

    parabéns pelo conteúdo vejo que o sr se esforça muito para dar um bom entendimento as pessoas que deus abençoe!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Rieligton, que Deu abençoe esse trabalho para honra e glória Dele e para crescimento da igreja!

      Responder
  • Gleiciane Paula disse:

    Pastor, Deus disse que tem uma grande obra na minha vida, mas não sei o que é…Como saberei se tenho um chamado missionário??

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gleiciane, Deus faz acontecer a sua obra. Descanse Nele e ele te fará andar pelo caminho que ele trilhou para vocês. Confie!

      Responder
  • guilherme santos disse:

    A paz do Senhor Jesus Cristo Pastor andré.Tenho tirado muitas dúvidas e aprendido muito sobre a palavra do nosso Deus.que Deus continui lhe abençoando.Guilherme.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Guilherme. Espero que possamos crescer juntos no Evangelho!

      Responder
  • walter disse:

    esta sua explicaçaõ foi espetacular,foi muito direta gostei!!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom que foi útil, Walter. Deus abençoe!

      Responder
  • angela disse:

    A Palavra fala com o crente de maneira particular q dependendo do q ele esta vivendo, só ele entende o q a palavra que ele leu naquele momento quer dizer?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Angela, ai depende. A Palavra de Deus pode sim falar particularmente com alguém, mas ela nunca irá falar algo contrário ao seu próprio significado.

      Responder
  • Rosemary Araújo disse:

    André agradeço a Deus por colocar no seu coração o desejo de compartilhar o que tem. Peço que Deus o abençoe e você possa continuar fazendo essa obra para o reino, mesmo que surjam imprevistos no caminho. Permaneça na paz do Senhor Jesus!.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Amém, Rosemary!

      Responder
  • ESTER G.DA SILVA disse:

    gostei muito de tudo que li, foi uma verdadeira aula.DEUS QUE LHE ABENÇOE

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Ester!

      Responder
  • Jefferson Celestino disse:

    Infelizmente Pastores estão se prendendo d+ ao templo com toda sua luxúria, e esquecendo que a presença ( glória ) é o que importa.
    SEM OURO + COM A PRESENÇA
    SEM FAMA + COM A PRESENÇA
    Pois sem a PRESENÇA O QUE SERIA DE NÓS….

    Responder
  • Ingrid Souza disse:

    Olá Pastor, a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que o Deus de toda glória continue te acrescentando em graça, conhecimento e revelação Divina. Que toda a sua casa seja alcançada de tal forma que o senhor possa declarar: EU E MINHA CASA SERVIMOS AO SENHOR!

    Responder
  • rogerio freitas disse:

    vales mesmo pelo texto, agora mesmo o senhor cumpriu uma promessa em minha vida e me deu uma bela de uma casa, e mandei fazer um adesivo com este dizer, mais posso constatar que não é pela casa nova, e sim pela glória nela contida.

    muito bommm. que minha casa não seje tão bela. mais que a glória seje constante e eterna !

    Responder
  • Bruno Nakakura disse:

    Olá André a graça e a paz!
    Muito boa a explicação do texto! Você trouxe o verdadeiro sentido do que está escrito, para muitos este verso reflete luxo, riqueza, entre outros. Infelizmente temos vivido um tempo muito difícil quanto ao evangelho que tem sido pregado, tudo leva para o dinheiro e riquezas. Deus abençoe a sua vida tremendamente e continue te usando nesta simplicidade! Um abraço!
    Em Cristo.
    Bruno Nakakura

    Responder
  • Ronaldo disse:

    A paz esta explanação sobre este texto foi ótimo agreguei um conhecimento a mais no ponto de vista da palavra de Deus,

    Responder
  • Madalena Lungieki disse:

    Obrigado pela mensage que o Deus de paz continuem aumetar a sabedoria em nome de Jesus.

    Responder
  • valdir tuller ferreira disse:

    Obrigado pelo esclarecimento pois tinha duvida a esse respeito que DEUS continue te usando muito nessa area .

    Responder
  • leda regina pimentel dos santos disse:

    leda regina em 24 de agosto, obrigado por fazer-nos entender melhor esse texto, Deus te abençõe.

    Responder
  • Simone Maria Rodrigues disse:

    André, parabéns pelo artigo!
    Deus te abençõe a cada dia, para nos ajudar a entender as Escrituras!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Simone!

      Responder
  • Carlos disse:

    Paz do Senhor Pb. André. este texto hoje também representa a glória de Deus em nossas vidas através do Espirito Santo de Deus que em nós habita? pois no antigo testamento o E.S. de Deus não habitava em nós como no tempo da graça. paz

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Carlos, na realidade precisamos considerar o texto dentro do propósito para o qual foi escrito. Quando tiramos ele de seu contexto colocando outro significado normalmente erramos.

      Responder
      • icaro santos disse:

        eziste profecia pra namoro quando nos se convertermos e quando formos batisado nas aguas???

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Nunca ouvi falar em profecia para namoro

          Responder
  • marcio disse:

    Varão. Boa tarde! Ouvi dizer que o verdadeiro significado dessa passagem profética, é sobre Jesus Cristo, o Messias, que eles tanto aguardavam. Esta é a Casa Verdadeira, que não foi construída por mãos humanas, de que Deus está dizendo na passagem no Livro de Ageu. Analise com mais carinho e o Espírito Santo revelará. É simples.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Márcio, o texto específico tem o significado que expus no texto. Agora outras analogias podem ser feitas.

      Responder
  • Jose Norberto Lima disse:

    Meu irmao Andre, louvo a Deus por tua vida dedicada a Sua obra. Que o Espirito Santo continue te inspirando a escrever mensagen edificantes como essa e que as mesmas, atraves da tecnologia, possam alcancar todos os continentes. Na paz de Jesus,
    Pr. Norberto – Florida USA

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, pastor. Fica com Deus!

      Responder
  • eliandro alcantara disse:

    Realmente é o que vemos pastor… na minha opinião esses novos templos, estão trazendo o esfriamento da presença de a Deus. da Igreja ! Gosto muito de ir em igrejas simples, pequenas, de madeiras… sinto muito mais a presença de Deus nessas congregações ! tewmos uma igreja linda, um verdadeiro templo, porém, ainda sou a favor de igrejas que fazem seus cultos de janelas abertas, tendo em vista que é dessa forma que outras pessoas poderão ser atingidas pelas ondas sonoras daquele som. temos que voltar ao primeiro amor urgente ! graça e paz amado… muito louvável suas informações.

    Responder
  • Milton Carvalho disse:

    O que importa realmente é ter paz em Cristo Jesus, como diz a palavra de Deus; Rom. 5:1 justificados pela fé temos paz com Deus, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo., o Cristão cresce espiritualmente de fé em fé, de graça em graça, cada dia é uma novidade de vida. Pr. André Sanchez seus comentários são de grande valia para edificação dos ensinos da palavra de Deus. Deus te abençoe em todas as áreas de sua vida… amém.

    Responder
  • taina wenderosck disse:

    taina 25/10/2013- Eu gosto muito desta passagem em Ageu, muito obrigado por essa explicação.

    Responder
  • Rodrigo disse:

    Muito bom esse texto e sua interpretação, aprendi bastante.

    Responder
  • Eduardo Santos disse:

    Irmãos, não há dúvida de que o Antigo Testamento, de modo geral, aponta para Jesus cristo, o Messias. É uma simbologia que retrata o Novo Testamento. Lembrem-se de que a Igreja (tratada no N.T.) é a “Israel espiritual”. No entanto, isso não extingue sua conceituação literal, seja geográfica ou histórica. Parabéns Irmão André pela sua explicação.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Eduardo

      Responder
  • Ronaldo de Jesus disse:

    Muito bom! Parabéns,vc foi bém claro e objetivo.O povo começou a fazer comparações entre o templo construido por Salomão o rei e o templo construido por Zorobabel o Governador,pois Salomão havia construido o templo como tudo do bom e do mel hor,com a melhor iguaria que existia na terra,já Zorobabel,que estava vindo do exilio não tinha muitos recursos pra construir o templo,e construiu com toda a simplicidade,e o povo ao olhar o templo com toda aquela simplicidade começou a comparar com o templo de Salomão,mais exortou o povo atravéz do Profeta Ageu,e disse que A GLÓRIA DA SEGUNDA DO SEGUNDO TEMPLO”casa em outras versões” SERIA MAIOR QUE O DO PRIMEIRO! Deus queria mostrar pro povo que o importante pra ele não era a cidade,não era o templo,e sim o proprio povo.
    Parabéns mais uma vez,que Deus continue te usando e te abençando cada vez mais irmão.

    Responder
  • Eliezer Blay disse:

    Será que esse foi o`´ultimo templo ou última casa? pois o construtor do templo foi Zorobabel. entendo que Zorobabel leva essa promessa até Cristo, veja na analogia de Jesus e verá o nome Zorobabel. Acredito Que essa é uma promessa pra igeja, e após a morte de Cristo o vél do templo se rasgou, e EU hoje sou CASA de DEUS. sendo assim essa promessa fala da última casa e EU(NÓS) somos essa “ÚLTIMA CASA”.

    Responder
  • eva disse:

    muito bom entedi.obg.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.