Como falar com Deus?

Postado por em: Reflexões

Existe dentro do coração do ser humano algo quase inexplicável que o faz sentir o desejo de falar com Deus. Mesmo o mais incrédulo, em alguns momentos, por mais relutante e duro que esteja seu coração, sente-se atraído a desabafar e falar algo com o Todo Poderoso. Essa atração é algo que ainda ficou em nós da nossa natureza antes do pecado. O diferente é que agora, com uma natureza pecaminosa, temos forte luta dentro de nós que busca nos afastar de estar com Deus e falar com Ele. Em muitos momentos relutamos e preferimos falar com deuses que o mundo cria. Mas muitos, verdadeiramente, sentem o desejo de conversar com o Pai e acabam não sabendo muito bem como fazer isso. Creem na existência Dele, mas não sabem bem como se colocar perante Ele. Querem conversar com Deus, mas acabam desistindo por não saberem muito bem como.

Como falar com Deus? Como conversar com o Pai?

ANTES DE FALAR COM DEUS

Creia que Deus está em todo lugar. Só tem condições de conversar com Deus àquele que crê que o Senhor é Todo Poderoso e que pode ouvi-lo onde quer que esteja. Esse atributo de Deus é chamado de Onipresença. “Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.” (Jr 23.23-24)

Creia que Deus pode todas as coisas. Como falar com Deus sem crer de verdade que ele é o Todo Poderoso? Que Ele é o soberano, que domina sobre tudo e todos? Sem termos essa consciência será difícil nos aproximarmos de Deus. Esse atributo de Deus chamamos de Onipotência. “Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” (Mt 19. 26)

Creia que Deus sabe de todas as coisas. Sem ter a ciência de que estaremos conversando com Àquele que tem o conhecimento supremo de tudo e de todos, nossa conversa será como uma conversa com um amigo ou outra pessoa. Devemos ter em mente que estamos descobertos perante Deus, pois Ele sabe cada detalhe de tudo. Esse atributo chama-se Onisciência. “O além e o abismo estão descobertos perante o SENHOR; quanto mais o coração dos filhos dos homens!” (Pv 15. 11)

Creia que mesmo Deus sendo tão imenso, te ouve. Quando comparecemos diante de Deus com o coração crente em tudo que expus acima, estamos da forma que Deus deseja que estejamos em Sua presença. Assim, Ele nos ouve. Podemos, então, falar com Ele livremente. “Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas.” (Sl 116.1).

COMO FALAR COM DEUS NA PRÁTICA?

Busque um lugar especial para seu encontro. Sabemos que Deus está em todos os lugares, porém nós, como seres falhos, teremos melhores resultados em nossa conversa se estivermos em um lugar calmo, onde possamos nos concentrar e dedicar toda atenção a Deus.

Separe um tempo para essa conversa. Deus não é um balcão de reclamações, onde falamos tudo que queremos, viramos as costas e vamos embora. Deus quer relacionamento, portanto, trate-O com respeito, temor, proximidade, e tenha tempo de dedicação a esse relacionamento.

Fale com Deus todos os dias. Deus não gosta de interesseiros, ou seja, aqueles que apenas o procuram quando tudo vai mal ou quando precisam de algo ou querem desabafar. Deus quer estar presente em tudo, estar participando de tudo, fazendo parte de tudo. Assim, fale com Ele todos os dias.

E VOCÊ, TEM MAIS ALGUMA DICA DE COMO FALAR COM DEUS?

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

52 comentários

  • Cristiano Fuchs disse:

    Gostei muito das dicas,nos dias de hoje temos que conversar mais com Deus.

    Responder
    • gabriela disse:

      Eu. Hoje. Aprendi. Como. Deus. Emprendi. Como. Deus. E. Enportante. Para. Nossa. Vida. Vcs. Acham. Que. E. Verdadade. Pesoal?

      Responder
  • ivone gobi dos santos disse:

    entrei conforto e aprendi e entendi um pouco mais de como falar com deus.foi maravilhoso.

    Responder
  • ELIZABETE BARBARA COSTA SANTOS. disse:

    NOS QUE ESCOLHE BENCAO

    Responder
    • gabriela disse:

      Deus nosso. Amor…ele. fes nos com. Amor. E. Carinho…!:-)

      Responder
  • Alinne disse:

    Precisamos abrir nosso coração…Falar sobre nossos sentimentos,
    Como grandes amigos!

    Responder
  • PAULO disse:

    EU TENHO MUITA FÉ EM DEUS

    Responder
  • dione disse:

    Deus tem sido minha força….as pessoas mim enganaram…

    Responder
  • jaelson disse:

    sou jaelson adorei as dicas q Deus abencoe a todos

    Responder
  • José Antonio disse:

    Deus é Maravilhoso…Adoro falar com ele…as dicas estão ótimas..parabéns ..

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, José. Deus abençoe!

      Responder
      • rita disse:

        sinto dificuldade em crer em DEUS por achar q nunca recopensada pelos meus atos, minhas obras,eo amor q tenho pelo proximo seja qem for,mesmo q eu seja espontaneo e nao por enterresse…nao tenho apegos …vc pode me ajudar

        Responder
    • aqui123 disse:

      deve ser muito facil mas tenho que ver isso

      Responder
  • jose jeronimo fernandes da silva disse:

    é sempre salutar tudo que for relacionado ao senhor dos senhores ao soberano e unico verdadeiro Deus

    Responder
  • alcides zutim junior disse:

    quando era adolescente ouvi um senhor dizer que para falar e ouvir a Deus , era preciso estar num descampado e em baixo de uma arvore ., e que ele tinha feito assim. ele falou que pediu a sabedoria de Salomão e a força de sansão e Deus disse em uma voz tão forte que ele chegou a quase desmaiar ” você suportaria o que eles suportaram ? ”.

    Responder
  • luis mendonca saggioro disse:

    EBoa tarde meu nome e luis sou de petropolis gostaria saber porque eu tenho que sofrer tanto para conseguir alguma vitoria sempre eu so queria uma resposta nao sou envangelico mais creio muito em DEUS e tenho um temor a ele eu vou em algumas igreijas e os pastores so me falam que minha vitoria e mto grande eu nao vou buscar revelacao so preciso de uma resposta vc sabe me responder porque tanta luta obrigado

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Luis, as lutas podem ser oportunidades de derrota ou de vitória e superação. Depende como as encaramos

      Responder
    • M,ARIA JOSÉ CARVALHO disse:

      ESTOU PASSANDO POR UM MOMENTO DE DESGOSTO, TRISTEZA E ESTAVA PROCURANDO PALAVRAS DE CONFORTO E CONSEGUI, GRAÇAS A DEUS VOU FAZER DE TUDO PARA COLOCAR DEUS SEMPRE A FRENTE DE TUDO SEM ESQUECER NENHUM MOMENTO. DEUS SEJA LOUVADO E GLORIFICADO.

      Responder
      • Angela disse:

        GLORIAS A DEUS COMO E BOM SABER QUE ACIMA DE TODAS AS COISAS .QUANDO ESTAMOS AGOSTIOSO DEUS SEMPRE DA UM GEITINHO DE NOS CONFIRMA QUE ESATA SEMPRE AO NOSSO LADO,TENHA FE E TUDO IRA FICAR BEM.

        Responder
    • Elaine C. Koster disse:

      Boa tarde Luis meu nome é Elaine sou de São Francisco do Sul- SC não posso dizer que sou católica mas também não sou evangélica como você, creio em Deus, acredito que não tenho a resposta para sua pergunta, mas gostaria de poder te confortar com minhas palavras, sabe este sofrimento q vc diz que passa para conseguir as coisas eu também pensava assim, mas como temos o direito de livre arbítrio acredito que nossas escolhas é que não estão sendo certas, o ser humano tem um dom pra dificultar as coisas que vc não imagina, as vezes é tão simples mas procuramos o caminho mais difícil pra chegar em algum lugar. Tente elogiar as pessoas ao seu redor, dar bom dia olhando nos olhos, sorrir, contemple as coisas boas, mas não esqueça de agradecer a Deus pelo seu dia e por tudo oque conquistou, lembre-se nós seres humanos não precisamos só de coisas materiais para ser feliz nossa vida espiritual também tem de ser cultivada, busque a Deus dentro de vc, ore peça a proteção divina em tudo que vc vai fazer, nunca tome decisões sem antes falar com Deus isso vai te ajudar muito. E uma coisa eu posso te garantir tudo oque vc precisa ele te da nem mais nem menos. Lembre-se como podemos ter vitória sem haver lutado? A luta faz parte o sofrimento é vc quem escolhe. E ai sofrer ou vai lutar pra ser feliz…

      Responder
  • Luis Saggioro disse:

    Eu preciso de uma resposta porque tanta luta

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Luis, as lutas podem ser oportunidades de derrota ou de vitória e superação. Depende como as encaramos

      Responder
  • osiel disse:

    as vezes cheguei duvida de deus mas depois compreendi que e como oramos

    Responder
  • Vitor Feldmann disse:

    finalmente entendi o porque que eu nao sentia a presença de deus,como foi falado na dica ali em cima eu sempre procurava deus quando tudo ia mal e queria a ajuda dele para escapar daqueles problemas agora sei direito como devo me comportar perante a DEUS

    Responder
  • Thiago disse:

    sofro muito com sono e fico me perguntando porque isso pra Deus as vezes entro em desespero sempre faço minhas orações e converso com Deus tenho certeza que um dia que ele vai me trazer a paz para um bom descanso.

    Responder
    • edneia disse:

      Thiago,se vc sofre c insonia comece ler o salmo 3 e 4 em oracao todas as noites antes de se deitar p repousar!vc vai se sentir tocado…fique c Deus

      Responder
  • edneia disse:

    Para quem sofre c insonia,o salmo 3 e 4 sao otimos
    Fica a dica;-)

    Responder
  • Weliton Da Silva Gonçalves disse:

    Estas dicas são perfeitas, ate hoje eu não havia conversado com Deus, porque não sabia como fazer isso. Portanto, a partir de hoje, eu aprenderei e conversarei com ele sempre, todos os dias, para agradecer tudo de bom e mal que ele nos proporciona, pois ele sabe o que é melhor para cada um.

    Responder
  • flavio de carvalho guerra disse:

    DEUS é e sempre será nossa proteção!JESUS é ponte e a fonte que leva nossos pedido e nosssos agradecimentos.TE AMO MUITO DEUS.

    Responder
    • elivelton disse:

      que legal conversa com deus

      Responder
      • gabriela disse:

        se. Vc. Ama. Deus responda. Essa. Mensagem…

        Responder
  • Aparecida moreira disse:

    Deus é tudo de bom, sempre sinto a presença dele quando estou em sintonia com o próprio,aprendi a falar com ele através das dicas que leio.faça o mesmo e verá a diferença! Deus é tudo de bom, sem ele a vida não tem sentido

    Responder
  • Alcides Zutim Junior disse:

    três perguntas sobre nossa fidelidade com DEUS.

    1. você acredita em DEUS.
    2. como você sabe que ELE exite ?
    3. você é fiel a ELE ?

    Responder
    • gabriela disse:

      Eu. Nao. Acreditava. En. Deus. Mas. Depois. Que. Eu. Comversei. Com. Ele. Ele. Me. Trose. Mais. Coragem,fe,amor…e. eu. Vi. Como. Deus. E. Enportante…..

      Responder
  • Paula disse:

    Nos não deveriamos escrever isso e achar que deus vai nos responder não sabemos se estamos fazendo as coisas sertas ele nunca me ouve!!!!!!!!!

    Responder
  • maria ferraz viana disse:

    obrigado meu deus por eu ter alcançado tantas graças.amem

    Responder
  • sonia disse:

    deus e nosso pai e nossa mae o que ceja deus e nosso coraçao com amor e alegria pençando em deus estamos seguros

    Responder
  • maria eduarda disse:

    DEUS E MARIA EU E MINHA FAMILIA TI AMO MUITO VOCE É O NOSSO PAI E MARIA É A NOSSA MÃE EU TI AMO MUITO O SENHEOR E A SENHEORA BEIJOS

    Responder
  • maria eduarda disse:

    deus eu tiama e maria eu tabem tiamo bjs meus amores

    Responder
  • maria eduarda disse:

    gente deus ta fazendo a miha familia fica feliz thau bjsssssss…

    Responder
  • maria eduarda disse:

    deus o senho ta fazendo a minha familia fica cada vez fica feliz thau bjssss eu vou pra banca quando eu chegar eu vou conversar com o senhor bjsssssss

    Responder
  • joão disse:

    “eu acredito em Deus”

    Responder
  • EDENILSON RIBEIRO SCHUALB disse:

    MUITO BOM ESTAS ESPLICAÇÃO SOBRE COMO FALAR COM DEUS
    COMO É BOM TER DEUS EM NOSSO CORAÇÃO TODOS OS DIAS
    AMEM

    Responder
  • franklin pereira de miranda disse:

    franklin miranda falo com DEUS mas ele não me responde, ajoelho, peço perdão dos meus pecados, mas as coisas só pioram, muitas pessoas q me conhecem oram tambem, só peço união na minha familia e paz p meu coração

    Responder
    • Claudia disse:

      Franklin, quando se trata de família você precisa primeiro entender com quem está lutando e enfrentando. Deus criou a família e que é que vem para destruí-la? Familia é algo sagrado, por isso é tão atacada. As coisas parecem e realmente pioram muito. se você está disposta a lutar por ela, mantenha-se firme, vença seus limites, sua carne, seus prazeres e não deixe uma só brecha aberta para o inimigo entrar. Ore todos os dias, mesmo que não esteja firme na igreja. Lá você encontra mais força, pois existe uma corrente, um pastor ou pastora que busca muito mais que você e eu também. Louve e agradeça a Deus por estar passando pelo fogo e pela prova. Deus perdoa os nossos pecados, mas as consequências dos erros são como dívidas e estas precisam ser pagas. Ele dará toda a força que precisará e no tempo Dele, tudo se acertará. Deus não usa vasos quebrados, nem colados, mas também não os desprezam quando os busca. Ele quebra ou acaba de quebrar, com o fogo da tua prova, Ele o derrete em suas poderosas mãos e o molda, o refaz, o restaura sem que haja um fio sequer de emenda. Depois do vaso estar novo, aí sim está pronto para ser usado e admirado por quem o ver. Seja esse vaso Franklin. Deus seja contigo.

      Responder
  • Marcos ALmeida disse:

    sim..Deus e soberano e nao desanpara,peça com fe e ele te ajudara

    Responder
  • SAMUEL disse:

    BRIGADO DEUS POR MAS UM DIA DE HOJE

    Responder
  • cleomar tortelli disse:

    cleomar s.c mesmo quando nos achamos que não temos nada pra conversar com Deus temos sim, pelo menos agradecer o dia que tivemos obrigado meu Deus pelo dia que tive amem. te amo Jesus.

    Responder
  • silvio marques disse:

    é muito bom isso e deus sempre esta com nós ajudando a gente mesmo que chigamos atentamos ele sempre dando um geito que a gente pare com isso mas isso sera u milagre quando ele voltar

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.