O que significa concupiscência?

Postado por em: O que significa isso?

A maioria das versões bíblicas que utilizamos trazem algumas palavras que já estão em desuso na atualidade, mas que já foram grandemente utilizadas em épocas mais antigas. Uma dessas palavras que aparecem em alguns versículos é a “concupiscência”. Um dos versos mais famosos em que essa palavra aparece, e que confunde muita gente quanto ao significado, é esse:

“porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” (1Jo 2. 16)

O que significa concupiscência dos olhos, da carne?

Concupiscência significa um forte desejo, um forte anseio de fazer algo que desagrada a Deus ou de ter coisas de uma forma que desagrada a Deus. Algumas traduções bíblicas a traduzem como “desejo” ou como “cobiça”. Em um sentido amplo, qualquer desejo, ou cobiça, ou anseio por fazer ou ter coisas que são pecado e desagradam a Deus, se enquadram no significado dessa palavra.

Por exemplo, quando em 1Jo 2. 16 fala sobre a “concupiscência da carne” está falando sobre o desejo pecaminoso da carne em todas as suas facetas. Quando fala sobre “concupiscência dos olhos” também fala sobre o desejo pecaminoso de olhos que buscam aquilo que desagrada a Deus.

Assim, vemos que concupiscência não se aplica apenas a área sexual como alguns pensam, mas a todas as áreas onde o desejo humano de alguma forma desagrada a Deus, ofendendo-o através da prática continuada do pecado. O texto de Paulo aos Romanos exemplifica bem essa questão: “Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.” (Rm 7. 8)

Por fim, a vitória sobre a concupiscência só pode ser conseguida através do “andar no Espírito”, ou seja, na busca em fazer a vontade de Deus negando a nós mesmos com todos os nossos desejos que são errados.

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gl 5. 16)

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

45 comentários

  • Camila Serpa disse:

    muito bom este site… parabéns pastor por sua sabedoria e saber esclarecer de uma forma simples e objetivas as duvidas que temos ao ler a bíblia e não compreender algumas palavras e seus significados nas passagens!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Camila, que bom que está sendo útil! Espero que possa crescer muito no conhecimento do Senhor!

      Abs!

      Responder
      • Samuel Geraldino Braz de Castro Almeida disse:

        SHALON ADONAI!
        Que DEUS continue lhe usando.

        Parabens!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Obrigado, Samuel!

          Responder
      • fernanda serrao disse:

        Fiquei muito satisfeita com os esclarecimentos me ajudou muito.Paz do Senhor Jesus.

        Responder
    • vanessa disse:

      Vanessa Fernandes
      Parabéns…..algumas coisas da bíblia que eu não sabia,mas agora estar tudo esclarecido.
      que deus abencoe você e sua familia

      Responder
  • Marli Souza disse:

    Ke a sua vida continue abençoando nossas vidas, obrigada pelo esclarecimento.
    Estou estudando sobre a vida do apostolo João, há algum livro para recomendar?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marli, não tenho conhecimento de nenhum livro focando a vida desse discipulo.

      Abs!

      Responder
  • Sandra Souza disse:

    Mais quando so aparece a palavra concupiscencia no dicionario sai esse resultado: concupiscência
    (latim concupiscentia, -ae)
    s. f.
    1. Desejo imoderado de satisfazer a sensualidade.
    2. Apetite sensual.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sandra, no contexto da Bíblia esse termo tem maior profundidade. Não se trata apenas de algo que aponta para a área sexual. Alguns dicionários abordam o tema com mais profundidade. Veja a definição do Michaellis:

      “concupiscência
      con.cu.pis.cên.cia
      sf (lat concupiscentia) 1 Grande desejo de bens ou gozos materiais. 2 Apetite carnal desordenado.”

      Na paz de Cristo

      Responder
  • ANTONIO A.MACHADO disse:

    PARABÉNS ANDRE, PELO GRANDE FATO DE NOS ESCLARECER A CERCA DE PALAVRAS DIFÍCEIS
    DE INTERPRETAÇÃO NA BÍBLIA.

    OBRIGDO …..INFORMA O ENDEREÇO DE SUA IGREJA.

    ANTONIO A.MACHADO

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Antonio. Minha igreja é em Ribeirão Preto, na Rua General Câmara, 3427

      Na paz de Cristo!

      Responder
  • maria arlete viana disse:

    maria arlete viana em 25 de outubro de 2012 as 10;34 que DEUS continue te abencoando para que prossiga ensinando a nos que não temos o devido ensino sobre a blblia e suas palavras.amen

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Maria! Deus te abençoe!

      Responder
  • mavira disse:

    mas o desejo sexual não eh natural? E no caso de quem já viveu uma vida conjugal e devido a circunstancias ficou só é dificil não sentir o desejo sexual.E como fazer nestes casos?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Mavira, sentir desejo sexual é natural, mas saciá-lo de uma forma que não agrada a Deus não é. É como quando sentimos vontade de “matar” alguém, entende?!

      Responder
  • mari disse:

    muito bom

    Responder
  • Nildete Candido da Silva disse:

    É pela primeira vez que busco um esclarecimento através da internet e agradeço a Deus pela sua vida que está escrevendo na internet para ajudar as pessoas quanto ao esclarecimento da palavra de Deus. Que continue sendo abençoado neste trabalho e em todos que vier fazer.

    Responder
  • Elisabete disse:

    Olá!
    Gostaria de saber o que Paulo quis dizer ” foram entregues ” em romanos 1:24, estas pessoas não terão mais o perdão de DEUS? elas vão viver o resto de suas no erro?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Elisabete, isso significa que essas pessoas ficaram entregues aos seus próprios corações corruptos. Isso não significa que não poderão ser perdoadas se se arrependerem.

      Responder
      • Elisabete disse:

        Obrigada, confesso que não sou uma leitora assídua da bíblia, e me assustei, pensando que talvez ( confesso que pensei sobre mim mesma), essas pessoas uma vez que elas fossem entregues a esses seus desejos, talvez não teriam salvação. Mas pesquisei em outras bíblias, e comentei com algumas colegas da igreja, e obtive a mesma resposta que a sua.
        Muito obrigada mesmo.

        Responder
  • Frank corder lima disse:

    Parabéns pelo seu conhecimento; vc tem um site de fácil acesso para tirarmos + duvidas 1 abc. Frank

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Frank

      Responder
  • creusa y cruz disse:

    obrigada por responder as minhas duvidas ,estou fazendo escola de lideres e o trabalho que tenho que fazer é sobre [concupiscencia da carne ,dos olhos e soberba da vida ]como jesus foi tentado e eva ,e isso me ajudou muito obrigada e a paz…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom que lhe foi útil, Creusa!

      Responder
  • Jorge Luiz Imens Mariz de Oliveira disse:

    Olá, a paz de Cristo … Gostaria de saber como fazer para que eu pare de buscar sempre o pecado da carne, tento orar, ir a igreja quando estou lá, penso muito em uma pessoa que já me relacionei, sei que ainda a amo, mas sou casado no papel e ainda não desfiz esse casamento, ainda moro no mesmo local mas teoricamente estou separado, não tendo mais nada, apenas um relacionamento de entendimento, pois temos uma filha juntos. Como posso resolver isso? tento, mas não consigo!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jorge, dá uma lida nesse artigo, veja se te ajuda: Como não cair sempre no mesmo pecado? ~> http://bit.ly/rH6NoC

      Responder
      • mary (@marilenemarti16) disse:

        … qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério (Mt. 5:32).

        E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido e casar com outro, adultera (Marcos 10:11-12).

        Qualquer que deixa sua mulher e casa com outra adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também (Lucas 16:18).

        Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido (Rm. 7:2-3).

        Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher (I Co. 7:10-11).

        A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo em que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor (I Co. 7:39).

        Responder
  • Warley Miqueias lino disse:

    Olá bom dia, sou muito grato por todas as dicas, das duvidas que tenho de algumas palavras contidas na bíblia, ela tem sido o meu manual diário. Fique na paz
    Pb Miqueias lino

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Warley, Deus te abençoe!

      Responder
  • ricardo disse:

    muito profundo que Deus abençoe

    Responder
  • lucas disse:

    esse e um texto biblico muito bom pois podemos saber atraves dele que muitas dessas pessoas que buscam os dejesos da carne dos olhos e a soberba da vida estao perdendo seu tempo pq inves de ta passando sua vida fazendo a vontade de DEUS, esta fzendo a vontade do diabo, entao as pessoas devem abrir os olhos pq o inimigo veio para roubar matar e destuir, entao do mundo nao levaremos nenhum proveito, mais se formos para o caminho do senhor e permanecermos nele seremos salvo pq o SENHOR JESUS veio para dar vida e vida com abundancia.a paz do SENHOR JESUS a todos.

    Responder
  • Lídia disse:

    Muito bom esse esclarecimento, dessa palavra que também não entendia. Deus abençoe!

    Responder
  • jaqueline beatriz disse:

    Parabéns…
    Q Deus continue te dando cada vez mais e mais sabedoria!

    Responder
  • vagner julio da cunha disse:

    Parabens que DEUS continue te abençoando, gostei muito do esclarecimento.

    Responder
  • Jane Rodrigues disse:

    Deus continue te abençoando em sabedoria e conhecimento para nos ajudar! Que é simples de entender! Fique na paz do Senhor Jesus Cristo!

    Responder
  • cosme silva de oliveira disse:

    A paz do Senhor Jesus, gostei muito do ensinamento e os comentarios, que o Espirito Santo continue ti ilumindo, irmão: cosme, ass100bleia de Deus.

    Responder
  • filipina disse:

    obrigada André Sanchez pelo significado e explicação desse pecado que muitas vezes cometi, mas juro que não sabia o que significa concupiscência. muito menos que é pecado..
    que Deus te abençoe pelas sabias palavras e por despertar as pessoas.

    Paz e Bem.

    Responder
  • Regina de Carvalho Brandt disse:

    Obrigada pelo esclarecimento. Simples e objetivo.

    Responder
  • Regina disse:

    Muito boa sua explicação. Parabéns. Vou acompanhar novos posts.

    Responder
  • RONIVALDO CABRAL BATISTA disse:

    MUITO BOM ,VEMOS ASSIM QUE O DESEJO PELO PECADO É A CONCUPISCENCIA .ASSIM COMO QUANDO CAIM MATOU ABEL DEUS LHE DISSEGEN 4::6 E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
    7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. SE O HOMEM NAO DOMINA A CONCUPISCIENCIA ELA DA A LUZ AO PECADO COMO DIZ O APOSTOLO TIAGO. ASSIM NOS QUE NASCEMOS DINOVO NAO SOMOS MAIS CONDUZIDOS POR ESSES DESEJOS QUE TINHAMOS QUANDO AINDA ERAMOS IGNORANTES 1PEDRO 1:14 PORISSO DAVI PEDIA SENHOR CRIA EM MIM UM CORAÇÃO PURO SAL 51 E SALOMAO PROV 4:20DE TUDO QUE TENS A GUARDAR GUARDA O TEU CORAÇÃO POIS DELE PROCEDE AS FONTES. E O PROPRIO MESSIAS DISSE: OQUE ENTRA PELA BOCA NAO CONTAMINA O HOMEM E SIM O QUE SAI DA SUA BOCA ISSO CONTAMINA O HOMEM POIS A BOCA FALA DO QUE TEM NO CORAÇAO ,E DO CORAÇÃO PROCEDEM OS MAUS DESIGNOS COMO :ROUBO FORNICAÇÕES IDOLATRIAS FALSOS TESTEMUNHOS COBIÇAS INVEJAS ETC.

    Responder
  • amiton luiz disse:

    Em nome de Jesus Cristo, eu te agradeço a grande oportunidade de examinar numa visão mais profunda a Bíblia. Obrigado meu irmão querido em Cristo amém

    Responder
  • Renan disse:

    Gostei deste site….aprender sobre algumas palavras da bíblia é sempre bom…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado por ler, Renan!

      Responder
  • Paulo Henrique disse:

    Quando fala da concupiscência se refere todos os desejo sendo carnal ou sendo material
    Mais a santidade de um cristão tem a ver com a concupiscência

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.