O que significa Livro da Vida?

Postado por em: O que significa isso?

Seu nome está inscrito no Livro da Vida? Pois é, se não sabia, a Bíblia sagrada menciona em vários de seus versículos um tal de Livro da Vida. Esse livro é citado como o livro de Deus, livro em que estão inscritos os nomes daqueles que herdarão a vida eterna. Livro escrito pelo próprio Deus segundo a Sua vontade.

O que significa livro da vida?Nesse livro foram escritos os nomes dos salvos desde a fundação do mundo: “…E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.” (Apocalipse 17.8).

No Novo Testamento os textos que fazem referência aos inscritos no Livro da Vida o fazem buscando mostrar que os inscritos nesse livro são aqueles que são salvos e perseveram até o fim, até o dia do julgamento final, pois haviam sido predestinados por Deus de forma infalível para a salvação. São os Cidadãos dos céus.

No Antigo Testamento vemos a menção desse “Livro” em alguns textos, no entanto, os teólogos se dividem quanto ao significado deles. Veja um exemplo:

“Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste. Então, disse o SENHOR a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.” (Êxodo 32.32-33).

Aqui o texto parece demonstrar que existe a possibilidade de uma pessoa ser retirada desse livro, ou seja, perder a sua salvação. Porém essa interpretação contradiz, por exemplo, o fato de a Bíblia afirmar que não há como cair da graça (perder a salvação). Assim, alguns teólogos afirmam que esse texto possa não estar falando do Livro da Vida, mas, talvez, da Aliança de Deus no Antigo Testamento. E por conseguinte, riscar do livro signifique morrer ou mesmo receber as maldições da Aliança.

Discussões à parte, quem é verdadeiramente salvo, jamais terá seu nome apagado desse livro, conforme nos revela o próprio Jesus: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Apocalipse 3. 5)

Paulo também demonstrou certeza de que seus cooperadores estavam definitivamente inscritos no Livro da Vida: “A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.” (Filipenses 4. 3)

Já aqueles que não têm seus nomes inscritos no Livro, terão como destino final a morte eterna, ou seja, a separação eterna da presença de Deus, o inferno: “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Apocalipse 20.15)

No final dos tempos esse Livro será usado por Deus em Seu grande dia de julgamento de todas as nações: “Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.” (Apocalipse 20.12)

22 comentários

  • Luiz Rafael E Família disse:

    Deus abençoe André, tenho acompanhado algumas de suas postagens e posso afirmar que você tem procurado tratar com seriedade as coisas lá do alto de onde Cristo vive, e isso faz toda a diferença em nossas vidas. Parabéns pela ousadia e, escrever este texto que é o anseio de todo o que é chamado por Cristo.

    Responder
  • leda bomfim disse:

    muito importante esta postagem ,tenho estudado sobre o livro da vida, mais tenho duvida acerca desta passagem em Êxodo, pois em Jo15 a vara que não dé fruto ela pode ser arrancada da videira nos mostrando que é possivel alquem que está em Cristo cair infelizmente da graça

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ieda, não existe a possibilidade de “cair da graça”. Essa doutrina não é bíblica. A Bíblia mostra totalmente o contrário. Leia esse artigo: Podemos perder a nossa salvação? http://goo.gl/fb/efyju

      Responder
  • Alexandre tavares disse:

    Quero que Deus me ajude mentalmente e espiritualmente… Pois pesso oraçoes.

    Responder
  • Maria disse:

    Em q língua ou símbolo eh escrito o livro da vida????
    Pq já tive visões de Deus sobre esse livro.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Maria, isso não nos é revelado na Bíblia.

      Responder
  • Eladia disse:

    Gostaria de saber o que significa o “nome” para um batizado?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Eladia, não entendi bem sua pergunta. Poderia reformular pra mim?

      Responder
  • deoclecio d tavares disse:

    A paz do Senhor.
    Alem do livro da vida existe outros se sim quais pois em apocalipse 20.12 faz referencia a outros.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      O texto dá a entender que esses outros livros seriam uma espécie de registro da vida daqueles que iam ser julgados

      Responder
  • Ronaldo Lucena disse:

    Muito bom o estudo. Mas, de onde o irmão tirou essa conclusão: “…o fato de a Bíblia afirmar que não há como cair da graça (perder a salvação)”?

    Responder
  • Gustavo Souza disse:

    A paz do Senhor. Meu querido essa referência que se faz ao Livro da Vida não seria figurado? ate por que em Isaías 49:16 Deus também diz que tem o nosso nome gravado na palma de sua sua mão, ora, sabemos que limitar Deus em um corpo como o nosso seria em extremo absurdo pois como o próprio Cristo diz as seguintes palavras: ” vede as minhas mãos e os meus pés que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, (DEUS É ESPÍRITO)como vedes que eu tenho.
    dizendo isso mostrou-lhes as mãos e os pés.(lc 24:39,40) fica claro ai que se Deus diz que tem mãos e para que nós como seres humano entendamos que Ele de forma alguma nos esquece ,pois uma maneira bem “nossa” de não esquecermos algo importante, seja um um telefone ou um “NOME” ou coisa semelhante, também anotamos em nossas mãos não é mesmo? pois é ,assim Deus também fala de algo que possuímos para que entendamos. no que se refere ao LIVRO DA VIDA temos que considerar épocas , talvez se o livro do apocalipse tivesse sido escrito em nossa ERA podia falar se que Deus teria um MEGA COMPUTADOR com trilhões de mega bytes para arquivar todas as coisa concernentes os atos humanos, seria até meio estranho de se ver Deus folheando um gigantesco livro afim de procura nomes para condenação ou para se ser absolvido? Não tenho a intenção de debater , só queria compartilhar um raciocínio, que Deus em Cristo nos abençoe.

    Responder
  • wbrenderson disse:

    quem crer for batizado será salvo e quem não crer e não for sera condenado gente vamos aceita jesus como nosso único salvador por que ele ta voltando eu fui batizado e creio que meu nome e da minha familiar ta no livro da vida

    Responder
  • Edna dos Reis Oliveira disse:

    Espero ter o meu nome escrito no livro da vida, aliás tenho certeza. Que o Senhor tenha dó de mim e não me esqueça. Amém. Que sejamos todos contemplados com esse maravilhoso mistério.

    Responder
  • Marcos disse:

    A grande questão é: “Como sei se meu nome está no livro da vida?”. Isso bastaria para salvar qualquer um de todo o mal da separação de Deus, mas como responder essa pergunta?
    Dizem que Jesus é o caminho para a salvação, e quem crer Nele será salvo, mas é seria só isso mesmo? Dizem que quem anda com Jesus tem um certo caráter diferente dos outros e isso talvez seja um indício de que a pessoa realmente O aceitou, mas isso ao mesmo tempo é bem subjetivo.Como sei se aceitei mesmo Jesus?É difícil saber.
    E aquelas pessoas que não tem o nome escrito no Livro da Vida? São pessoas más, são pessoas que não aceitaram a Jesus, são pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer a Cristo? Essas são perguntas que quase ninguém faz, pois a maioria diz: “isso é um problema dos outros, não meu”.
    Sabemos que Deus é bom, como diz a Bíblia, e que a separação Dele seria o pior que poderia acontecer a uma pessoa, entretanto Ele também conhece nosso futuro, e sabe quando cada um de nós vai pecar, e portanto sabe quem será salvo e quem não será. E a outra grande questão sobre essa afirmação é: “Se Deus sabe quem vai ser separado Dele porque ele cria essas pessoas?” Seriam esses condenados a separação eterna apenas coadjuvantes dessa grande História?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marcos, sua resposta está em Romanos 8.16

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.