O que significa Jeová rapha, Jeová jireh, Jeová nissi, Jeová shamá, El-shaday e Elohim?

Postado por em: O que significa isso?

O que significa Jeová rapha, Jeová jireh, Jeová nissi, Jeová shamá, El-shaday e Elohim?Hoje em dia está muito na moda o uso de expressões que fazem parte dos escritos dos originais da Bíblia. O interessante é que a maioria das pessoas fala ou usa essas expressões e não têm a mínima ideia do que significam. Pensando nisso, fiz uma pequena compilação de algumas expressões que são muito usadas hoje em dia (em músicas, nomes de igreja, nomes de lojas, etc.), para vermos seu real significado:

JEOVÁ RAPHA – Uma expressão hebraica composta de duas palavras. A primeira é o nome de Deus no Antigo Testamento: “Y ̂ehovah”, que é comumente pronunciado no português como “Jeová”. A outra palavra hebraica é “Rapha”, que significa “curar”. A expressão junta significa, “O Senhor cura”. Aparece no texto abaixo:

“e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.” (Êxodo 15. 26)

JEOVÁ JIREH – Uma expressão hebraica composta de duas palavras. A primeira é o nome de Deus no Antigo Testamento: “Y ̂ehovah”, que é comumente pronunciado no português como “Jeová”. A outra palavra hebraica é “yireh”. A expressão completa significa algo como “O Senhor proverá”. Vemos essa expressão no texto abaixo:

“E pôs Abraão por nome àquele lugar — O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.” (Gênesis 22.14)

JEOVÁ NISSI – Também é uma expressão hebraica composta, onde temos: O nome de Deus “Y ̂ehovah” + “nicciy”. Significa algo como “O Senhor é minha bandeira”. Vemos essa expressão no texto abaixo:

“Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.” (Êxodo 17.15)

JEOVÁ SHAMÁ – É uma expressão hebraica composta, onde temos: O nome de Deus “Y ̂ehovah” + “Shammah”. Significa algo como “O Senhor está ali”. Vemos essa expressão no texto abaixo:

“Dezoito mil côvados em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O SENHOR Está Ali.” (Ezequiel 48. 35)

EL-SHADAY – Uma expressão hebraica também composta por duas palavras: “‘el”, que significa Deus e “Shadday”, que significa “todo-poderoso”. A expressão completa fica “Deus Todo-Poderoso”. Vemos essa expressão no texto abaixo:

“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17. 1)

ELOHIM – Palavra hebraica “elohiym”, que significa “Deus”. Vemos essa palavra no texto abaixo:

“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1.1)

ADONAI – Palavra hebraica “’Adonay”, que significa “Senhor”. Vemos essa palavra no texto abaixo:

“Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles.” (Salmos 2. 4)

*Não confundir “Senhor” em minusculas (Adonay), com “SENHOR” em maiúsculas, que é comumente, nas traduções brasileiras, usado onde aparece o nome de Deus nos originais bíblicos (“YHWH” – Y ̂ehovah”).

Conheça agora nossos cursos online, com certificado e sem mensalidades, clique aqui

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

167 comentários

  • Adelmo Ribeiro Furtado disse:

    Eu sempre o chamo de Deus Pai e el tem me ouvido. Pois ele sabe que ele é e entende muito bem o portugues, eu deixo que os judeus o chame em hebráico e está bom demais.

    Responder
    • ded1 disse:

      JESUS O CRISTO, é a pedra fundamental da igreja, ele veio para glorificar o nome de seu pai que habita com ele…até nos dias de hoje existe tanta confusão sobre esse assunto, ainda não compreenderam?? jesus falou, a casa de meu pai tem muitas morada.
      aconselho a todos os seguidores que entendam de uma vez por todas, que é pelo nome de Jesus Cristo que temos acesso livre a Deus… não há nenhum outro nome, nenhum só que vos levará ao todo-poderoso… por mais corruptas que muitas igrejas possam ser, não acuse, instrua faça o seu melhor, seja sábio pelo auxilio do evangelho e peça revelação… denominação dos nomes de igreja não vos levaram a lado nenhum… aprenda com jesus.

      Responder
      • Yoanz Marcell disse:

        EU TAMBEM TENHO ISSO COMO CERTO, E PEÇO A DEUS QUE CASTIGUE UMA CERTA IGREJA ANTIGA DE TODA IGNORANCIA QUE ME OBRIGOU A APRENDER E OBEDECER NA ESCOLA..

        Responder
        • Abraão disse:

          Que Deus te perdoe!!

          Responder
        • Debora Queiros disse:

          não peça que Deus castigue pois ele fará isso no juízo final mas peça misericórdia e os perdoe e ore para que ele sigam a verdade que não ama o seu próximo não ´pede amar a Deus. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
          E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
          (1 João 4:20-21)
          Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
          (Mateus 5:7)
          então meu irmão os perdoem e interceda por eles porque é essa a vontade de Deus que ninguém vá para o inferno e não se preocupe co o castigo dele pois tudo que o homem planta isso ele colherá. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
          (Gálatas 6:7)

          Responder
          • Clodovil de Moraes disse:

            conhecereis a verdade e ela vos libertará
            agradeço a ti irmão por mais um pouquinho da verdade
            sobre minha vida e que o Rei dos Reis seja soberano sobre sua VIDA
            e abençoada, e que tu possa cumprir todas as ordenanças do Senhor
            eu estou num trilho muito estreito e as vezes escorrego me desviando
            e caio num caminho largo onde eu posso pular correr e dançar
            mas em cima do trilho eu tenho que dar um passo de cada vez um após o outro
            com muita paciência e equilíbrio porque no final do trilho os caminhos largos
            estão todos minados se eu não aprender a andar sobre o trilho então certamente morrerei ao escorregar e não mais poderei voltar ao trilho

          • Gilciney Teles Santana disse:

            Concordo com vc ,amada de DEUS,e ainda acrescento o nosso DEUS,não é de confusão, nem contistuio juiz aqui na terra.vamos reler Mateus,Lucas e marcos,vamos hora mais povo de DEUS,POR FAVOR HOREM POR MIM,GILCINEY TELES

    • Wesley Vicente disse:

      Amém abençoado, mais esta apenas explicando, é sempre bom nos aprofundamos nas coisas do Senhor.

      Responder
    • joas beserra da silva disse:

      mais tu és rude em adelmo. o irmão estar ensinando não és obrigado aprender.

      Responder
    • joas beserra da silva disse:

      adelmo tu és um cara ignorante. se não queres aprender não ler.

      Responder
    • Galego disse:

      Numa reportagem um judeu dizia que nós estamos a caminho do inferno, pq esse nome Jesus não existe é uma criação de Roma e propagado pelo catolicismo e os protestantes estão caminhando num erro do inferno. Ele disse que de onde tiraram esse nome Jesus Cristo se a bíblia em português é falha e cheia de erros. E que o povo brasileiro deve adorar o nome Yahushua em Hebraico e que se deve ler a bíblia somente nesse idioma para não cair no mesmo erro. Pq o povo brasileiro está adorando o nome de um demônio criado por Roma. Alguém entende do assunto?

      Responder
      • sónia disse:

        Por acaso alguém sabe o porque de de Jesus ter descido á terra? qual o seu propósito?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Dar a sua vida em sacrifício pelos pecados do homem.

          Responder
    • Pb Roberto disse:

      Olá amados! È bom saber que existem pessoas interessadas em buscar conhecimento de Deus!
      Eu considero a Escola Bíblica Dominical como “O maior curso Teológico a Céu Aberto do Mundo e o Maior Movimento Doutrinário depois dos Apóstolos e da Igreja Primitiva”
      È muito importante debater idéias e tocar informações!

      Responder
  • Adelmo Ribeiro Furtado disse:

    Eu sempre o chamo de Deus Pai e el tem me ouvido. Pois ele sabe que ele é e entende muito bem o portugues, eu deixo que os judeus o chame em hebráico e está bom demais.

    Responder
    • jerusa disse:

      Adelmo Ribeiro, entendo seu modo de pensar, pois já pensei assim, mas se você realmente se enteressar na bíblia que é a palavra de DEUS, você vai ver que não é bem assim, sua mãe pode te chamar de filho, sua namorada ou esposa de bem ou amor, seus conhecidos de colega ou amigo, ou até mesmo uma pessoa que você nunca viu, for preciso conversar com você poderá dizer simplesmente, O! moço, você com certeza atenderá, mas isso não significa que não tenha um nome, Você se chama ADELMO nome que sua mãe e seu pai lhe deu.

      Responder
  • Fatima Rodrigues disse:

    NA ESCOLA DE DEUS SOMOS SEMPRE APRENDIZ, PARABÉNS PASTOR ANDRÉ QUE DEUS ESTEJA NO CONTROLE DA SUA VIDA E DA SUA FAMÍLIA, AMÉML

    Responder
  • Cássia disse:

    Os varioos nomes do Senhor.

    Responder
    • anna disse:

      salmos 83_18,tem la o nome do soberano de todo universo,é só o procurar

      Responder
      • sónia disse:

        Para quem não quer ler na bíblia eu deixo aqui o que diz Salmos 83:18

        Para que as pessoas saibam que tu, cujo o nome é Jeová,somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra…….

        Responder
        • luiza disse:

          Que nome mais lindo…..Jeová. Ele causa que venha a ser. Jesus é nosso Senhor, resgatador, salvador…filho de Jeová, mestre de obras em toda criação e Rei do Reino de Deus, que governará com amor os mansos, herdeiros da Terra, que viverão aqui mesmo, neste planeta, que Jeová estabeleceu firmemente e não a criou para ser destruida e sim existir para sempre. Isa 45:18 – João 3:16 – Sal 37:11

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Luiza, Jesus é Deus?

          • luiza disse:

            Sim, Jesus é Deus, é chamado de Deus em diversos versículos da Bíblia,

            (se houver interesse em saber quais, na sua Bíblia tem um índice e lá indica quais são e isso vale para todos os assuntos mencionados abaixo)

            …o que um estudo mais aprofundado revela é que ele é sim um Deus, porém, abaixo de seu Pai, que por sua vez, é o Deus Supremo e Todo Poderoso, criador de todas as coisas.
            Segundo a Bíblia todo o poder dado a Cristo, foi dado pelo Pai dele, Jeová, que inclusive criou a Jesus. Assim como há muitos textos que chamam a Jesus de Deus, existem muito mais textos, que dizem que Jesus é o filho de Deus literalmente!!
            E também muitos outros que mostram Jesus dizendo que toda adoração, devoção e glória, devem ser dirigidas à seu Pai. Não significa que não podemos e devemos ter grande amor e gratidão por Jesus, a ponto de procurar seguir seus passos!! É claro que sim!! Lembrar-mos diariamente do seu sacrifício e do amor demonstrado por Jeová, ao permitir que seu filho santo, levasse nossos pecados.
            Direi a vc, o que eu disse à Sonia, peça a uma TJ quando passar em sua casa, que lhe mostre na Bíblia com tempo e detalhes, o porque de pensarmos assim. Aliás, pensarmos não, pois não sou testemunha de Jeová, apenas estudo com eles, a pouco tempo mas para mim, o suficiente para entender o que é ser um cristão verdadeiro e PARA MIM….os ensinamentos que recebi em minha própria Bíblia, Almeida, me bastaram.
            É para isso que serve o estudo da Bíblia gratuíto. Pois a Bíblia é extensa, não se aprende tudo que deseja em 5 minutos ou meia dúzia de versículos citados, exige ler e meditar a respeito, comparar, buscar mais informações, até que VOCE SE SINTA satisfeito, convencido….ou não!!
            Por isso todo e qualquer debate na internet…acaba por ser em vão. Não é dessa forma, sem fazer o uso da sua palavra, que Deus espera que preguemos aos nossos semelhantes. Mas enfim….

            Um abraço a todos desejo de coração que cada um de vcs, sinta em seu coração, que o que sabe…ou o que acredita a respeito de Deus, lhes baste e os faça feliz. Isso é o que importa. Pois Jeová nos deus o livre arbítrio justamente para escolhermos o que é melhor para nós.

          • André Sanchez disse:

            Luzia, fiz durante alguns anos um estudo aprofundado da doutrina dos testemunhas de jeová. Esse artigo não é sobre assunto e não cabe detalhar aqui, mas existem erros gravíssimos na tradução Novo Mundo, palavras modificadas e ou retiradas que não constam nos melhores textos originais. Bem complicado isso.

  • saulo baista pereira disse:

    Deus é tipo assim tudo.

    Responder
    • Cezar Hernani Cezar disse:

      PERDEU SEU TEMPO NÉ LUZIA , VOCÊ SABIA QUE EXISTEM MUITOS TESTO REPETIDOS PRINCIPALMENTE NOS EVANGELHOS , JÁ QUE VOCÊ GOSTA DE PESQUISAR A BÍBLIA TENTA SABER O PORQUE .

      Responder
  • Ricardo Machado disse:

    Muito bom, estava muito querendo saber os significados.
    Obrigado. Que Deus lhe abençoe.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado por ler, Ricardo!
      Deus abençoe!

      Responder
      • Joilson disse:

        As pessoas precisam emtender q ler a biblia n e uma questao d interpretacao e sim d revelacao da palavra p isso mts pessoas falam tanta besteira.tnt faz se vc adora ao Pai ao Filho ou ao Espirito Santo os tres sao um so,esse e o principio da Santissima trindade.

        Responder
        • ARLON disse:

          se não interpreta não vai entender linguagem sibolica literal figurativa

          Responder
      • leonardo disse:

        Amigo DEUS tem o nome de Jeova mais muitos de seus profetas não o chamavam apenas de Jeova , alguns de SENHOR DOS EXÈRCITOS , DEUS de Abraão , DEUS de ISAC ou seja em certos lugares e regiões alguns chamam de uma maneira outros de outra mais oque importa realmente é saber de quem se referimos , porque o mais importante é estar com ele e ter um coração sincero . Me perdoem no nome do SENHOR JESUS se eu falei algo que intristeci alguem mais essa é a forma que eu entendo .

        Responder
      • Cidinha Barbosa disse:

        Li os comentários e cada um interessante ao seu modo de ver, na verdade Jesus disse que iria para o Pai e nos deixaria um consolador, um ajudador e que nos faria lembrarmos de tudo, este, o Espírito Santo, nos dias atuais é o Espirito Santo que esta perto de nós, nos revelando a verdadeira palavra, a verdadeira vontade de Deus, basta apenas termos uma comunhão com Ele, pois é Ele a sabedoria divina, a revelação, pois esta escrito que Ele revela o oculto e o escondido… entrei neste site por acaso, na verdade em minhas orações desta madrugada o Espirito Santo me levou a orar em lugar de mencionar Deus, mencionar “Jeová Jireh” assim procedi, resolvi então confirmar o significado destas palavras, apesar de já ter ouvindo e lindo a respeito através da Prª Valnice Milhomes, e entrei neste site…muito bom agradeço a Deus por sua vida, mas me foi revelado que hoje em dia existe, ou se pronuncia “deus” de muitas formas, ai meu deus, deus sol, deus lua, deus dos mares, deus das matas e por ai vai, mas o Soberano é “Jeová” pois até então não se ouviu chamar nada e nem ninguém por este nome a não ser o todo poderoso. Revelações pelo Espirito Santo..
        Responder

        Responder
    • michel disse:

      O. Elshaday merece se louvado meu rei emanuel e deus com nosco amei esse site

      Responder
  • Rita Helena Silva Macedo disse:

    Rita helena Silva Macedo
    Continue Pastor André com a sua obra e iluminará o caminho de muitas pessoas.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Rita, Deus abençoe!

      Responder
      • Jose M Souza disse:

        As vezes penso porque tantos nomes de Deus e de Jesus, seria este o motivo de tantas igrejas espalhadas pelo mundo? se não vejamos, só existe um caminho, e ninguem vai ao pai a não ser por mim (palavras de Jesus) Na minha opinião dão tantos nomes para uma só pessoa por motivos obvios, ou seja abrir igrejas com doutrinas diferentes, colocando em dúvida muitas pessoas, qual e a doutrina verdadeira de Deus? para mim os 10 mandamentos, e em sendo assim, desnecessário é tantas igrejas, um prega de uma forma outra de outra, conforme seus interesses.

        Responder
        • Rufino disse:

          José, não é VAI AO PAI e sim VEM AO PAI.

          Responder
          • sónia disse:

            Salmos 83:18.

        • RINALDI LELIS PINTO disse:

          Desculpe-me se eu estiver errado, irmão, Jose M Souza 1º a Bíblia foi inspirada por Deus, então os nomes existentes são da permissão de Deus. 2º não é uma só pessoa,e sim três, mas um só poder. 3º os 10 mandamentos são as leis que devemos obedecer, mais o que vai nos salvar é Jesus Cristo, os mandamentos é um meio de nós permanecermos na vontade de Deus, é um meio de tentarmos nos santificarmos, pois se você cumprir todos os mandamentos se falhar nenhum, você não é salvo,porque você é semente do pecado (Adão e Eva).É como você disse, (Jo 14: 6) Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. 4º Eu concordo neste ponto que muitas das igrejas criam uma doutrina de um versículo, porque é sua opinião, é seu pensamento, é sua tese, mas quem medita na verdadeira palavra não se deixa enganar.Amem
          ,

          Responder
        • Henrique sntos disse:

          eu prefiro chama-lo de pai pois ele é o nosso pai e nos samos os filhos dele,nenhum pai gostaria de ouvir seu filho o chamando pelo nome mais o chamando de papai.amo meu papai

          Responder
      • Leonisse disse:

        Muito obrigada André, este seu site está me ensinando muito.Que Deus continue te iluminando.

        Responder
  • Thiago disse:

    Se o texto mesmo fala que Jeová refere-se ao nome de Deus, os títulos não deveriam ser traduzidos como “senhor”. Muitas versões da bíblia que escondiam o nome de Deus têm voltado atrás nesse respeito. Deus tem muitos títulos, mas só um nome, negar isso é ir de encontro a bíblia e à vontade de Deus, que registrou o seu nome mais de 7.000 vezes nas escrituras porque queria que o mesmo fosse conhecido.

    Responder
    • sónia disse:

      Sem duvida…..Thiago..

      Responder
    • vivi disse:

      Muito bem Tiago um só nome! Para que todos saibam que Jeová e O Deus de abraão…… E nosso Deus

      Responder
  • Erivaldo santana disse:

    Seria maravilhoso que todos os crentes fossem em busca do conhecimento da palavra, para melhor conhecer o seu Deus mas louvo a Deus por existirem homens com o desejo de ensinar, assim como você. Deus te abençoe.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Erivaldo, seria muito bom mesmo!

      Responder
      • lucas marcos disse:

        ee o vrao tem um disernimento e uma saberia extraordinaria das coisas d deus ma isso foii deus q ti transformou e ti celou na obra e no altar delii **

        Responder
  • Gleiciane Paula disse:

    Muito obrigado também!!! Sempre quis saber os significados de tais Nomes.. E quero aprender muito mais ainda!!1
    Deus o abençoe!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Gleiciane!

      Responder
  • Dèbora Radassa disse:

    Realmente uma benção o site vai me ajudar muito a faser o ide do Senhor (ops: de Jeová rsrsrs) que Jesus te recompense pastor Querido

    Responder
  • thiago disse:

    deus e o alpha e o omega

    Responder
  • Antonio Oliveira disse:

    Até o momento entendi que jeová não se trata de nome; mas sim um título.

    Responder
    • Wal Silva disse:

      Prezado, Jeová é o nome de Deus, deus e senhor é que são títulos, pois são atribuídos a várias seres através da história que se fizeram deus, como faraó do Egito e os Neros de Roma. Abçs. Wal

      Responder
  • JUNIOARAUJO disse:

    quem ama não controla (fatima rodrigues) seu deus te controla? saia em quanto é tempo desse templo,pois está proximo e já chegou, a hora ,que nem tu, nem ninguem deverás adorar a nenhum deus . Quem AMA NÃO ADORA QUEM ADORA NÃO AMA.PESQUISE NÃO FIQUE MAIS CEGA / .NEM AI NEM AQUI NEM EM LUGAR ONDE NÃO SE AMEM TODOS, QUEREM SABER AVERDADE? COMEÇEM A AMAR UNS AOS OUTROS ,COMO A VÓS MESMOS ,TUDO EM REVELAÇAO DE VISÃO E SONHO ME APARECEU E A LUZ SE ABRIRÁ A TODOS QUE SE AMAREM MUTUAMENTE, ESSE FOI E É O QUE O AMOR VERDADEIRO NOS MOSTROU. NOSSA VERGONHA DE NOS AMARMOS UNS AOS OUTROS FOI QUE COLOCARAM O AMOR NA CRUZ ,ELE FOI ABOMINADO,AÇOITADO, UMILHADO.COLOCADO COMO (O PORCO QUE SALVA—– )SEU NOME ;IESUS OU IE + SUS (ver nota em tradutor e significado) ha MUITO A SER DITO .MAS SEI QUE VÃO ACHAR TUDO QUE ACHEI , E DEPOIS DISTO SABERÃO AINDA MAIS ;PESQUISEM DESTA MESMA FORMA SOBRE (PAPAS,///IGREJAS CATOLICAS.///JEOVÁ,///////////DEUS E O QUE SIGNIFICA ;ACHAM QUE O AMOR VERDADEIRO PODE SE IGUALAR COM (UM deus? que quer adoraçao só para si? ou a jesus um só um porco umilhado ;:) satanás forjou as tábuas de pedras na verdade é ( AMEM SOBRE TODAS ESSAS COISAS ;./ E PRA FAZER TUDO AQUILO COM AMOR DE VERDADE // NÃO AMAR A UM SÓ deus SOBRE TODAS ELAS ) É ISSO QUE SATANÁS ASTUTO (deus) QUER QUE FAÇAMOS como deus que é, AGORA ELE ESTÁ AGINDO NÃO PERMITINDO QUE SAIAM POR AÍ AMANDO UNS AOS OUTROS. É SÓ FAZEREM AS COISAS QUE ESTÃO DE BAIXO DO PRIMEIRO MANDAMENTO COM AMOR DE VERDADE. OU VÃO CONTINUAR DANDO AS COSTAS PARA O AMOR QUE SALVA NA CRUZ QUE BOS AMOU TANTO.TANTO;;;;;—-

    Responder
    • Claudio Gonçalves disse:

      Caro irmão Juliaraujo, DEUS se apiede da tua cegueira espiritual. Em 1º lugar meu caro quando DEUS quer ficar no controle de tudo, é porque Ele sabe das nossas fraquezas, nossas dúvidas, e da “falsa” verdade humana, onde a mesma escolhe aquilo que é bom somente para o próprio indivíduo, ou seja o egocentrismo. Quanto ao adorar a DEUS em primeiro lugar e acima de tudo, é justamente para que não coloquemos outros falsos deuses diante de nós, os quais nada podem fazer, nem por eles e muito menos por nós. E a respeito do amar a todos, concordo contigo em gênero, número e grau, pois esta é a condição, juntamente com o adorar a DEUS sobre tudo, que será a porta de ingresso para a nossa salvação.Estas são as condições que DEUS impôs aos humanos, “Amar a DEUS sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo” E note meu caro, que o teu próximo não significa somente tua parentela, mas sim e principalmente, aquele ser que te aborrece, que te machuca e que te leva aos extremos da paciência. Para teu conhecimento, as “tábuas de pedra” não foram “forjadas” por satanás, aliás para teu conhecimento, a única coisa que ele forjou, foi o primeiro pecado, qual seja…o orgulho, e foi por misericórdia de DEUS que Ele permitiu que o fulano executasse tal intento, para que mais tarde a Glória de DEUS se manifestasse. As “tábuas” meu amigo, não foram escritas somente para nós, simples humanos; as leis que ali foram escritas, já existiam antes da fundação do mundo e são perenes. E para finalizar meu prezado, vou te esclarecer o significado no nome do nosso salvador. IESUS-Jesus em hebraico que significa “REDENTOR” = que significa “pagar resgate”; redimir = é pagar o resgate para libertar da escravidão. Cristo é simultaneamente o nosso redentor e o preço do nosso resgate. Vou te dar os três verbos que nós temos de conjugar: AMAR,PERDOAR e PERSEVERAR. Espero que com estas poucas palavras, mas sinceras e com o intuito de ajudar a esclarecer e não acusar, tu tenhas serenado tua alma e elevado teu pensamento a DEUS, para que Ele, e tão somente Ele, te mostre o caminho da salvação eterna. Um fraterno abraço e que tenhas uma vida feliz e próspera em Cristo Jesus, nosso Senhor e salvador. Para teres embasamento na importância do mandamento maior de DEUS, leia o evangelho de Mateus capítulo 22 e versículos 34 ao 40. Um abraço e boa leitura.e lembra-te de uma coisa…a Bíblia é o ÚNICO livro no mundo onde o AUTOR ESTÁ PRESENTE. Aleluia.

      Responder
      • tatiana disse:

        Claudio Gonçalves concordo contigo ! Para o nosso companheiro Junioaraujo , espero que ele pesquise e peça a Deus para que ele possa ter entendimento das coisas pq tá fraco.

        Responder
      • ROBERTA disse:

        esse rapaz tem um problema muito sério e andas blasfemando o nome do Senhor pelas redes sociais. vamos orar para que Jesus o liberte e o traga novamente para luz, pq acredite uma certa vez conversando com ele me disse que já fez parte do corpo de Cristo não se agradou de algumas coisas e agora tem se tornado apostata da fé. oremos por ele. em nome de Jesus.

        Responder
      • Clodovil de Moraes disse:

        irmão Jesus rasgou o véu, mas satanás tenta remendá-lo ou tampar certas partes
        do nosso corpo(olhos, ouvidos,dedos,boca…), com retalhos através de droga, doenças,ignorância,cegueira,preguiça entre outras tantas.

        Responder
    • Claudio Gonçalves disse:

      Querido irmão espero que tenhas lido o que te escrevi. Um abraço.

      Responder
    • Joilson disse:

      Misericordia,nunca vi tanta besteira,junioraraujo e sonia vcs so falam asneira,Deus tenha piedade d vcs,um fala uma q Deus n e Deus + fala Jesus,a outra n entende uq e trindade,se vcs conhececem msm a palavra intenderiam q o Antigo Testamento e td ligado ao novo testamento,orem e Clamem a Deus q abra o seu intendimento.Deus aben
      coe vcs

      Responder
      • ARLON disse:

        quem é cegos são vocês cegos surdos e mudos não querem ver não querem ouvir e não querem falar verdade não e asneiras

        Responder
  • Sarah Costa Vieira disse:

    muito obrigada tirou minhas duvidas!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Por nada!

      Responder
      • Maria Ruth Farias Gaspar disse:

        Caro André, que Jesus continue te abençoando, por este trabalho maravilhoso, por esta oportunidade, de meditarmos na palavra do nosso Deus.

        Responder
  • vicente disse:

    Excelente, poste outros nomes e atributos de Deus, pois vai nos ser muito útil.
    Shalon Adonai

    Responder
    • adriano da silva ricardo disse:

      agente sente quando a palavra e verdadeira ou seja o espirito santo age em nossos coraçoes fazendo abraçar essas palavras, parabèns andré,deus o abençoe…

      Responder
  • Mauricio pinheiro paula disse:

    com certeza não somos detentores de todo o conhecimento ,quando encontramos auguem que pode clariar,nossa mente finita sobre algo infinito ficamos muito grato, a Deus por ter dado a alguns de seus servos, o conhecimento para compartilhar,graça e paz.

    Responder
  • Aparecido Benedito Motano disse:

    Oi meu amado irmão André,eu sou um pequeno Pastor na I.E.Q.e fiquei muito contente em ver os seus estudos,rsrs,confesso que até aprendi um pouco mais com vc meu querido,Que Deus continue te usando cada dia mais,para a glória de seu nome,fk com Deus,e me perdoe por entrar assim,graça e paz, Pr:Aparecido Motano.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Deus abençoe, Aparecido!

      Responder
  • ana rosa brito disse:

    Obrigada! Deus te abençoe hj e sempre!

    Responder
  • Lenice disse:

    José M Souza: Entendo perfeitamente a sua dúvida, admiro a sua sinceridade e respeito a sua inteligência. Deus, o verdadeiro, e que tem um nome só (Jesus é o Filho) tem a resposta pra você e pra todos que verdadeiramente O procuram. A resposta está na Bíblia, porém pra ser compreendida é preciso estudá-la, não apenas ler. Não vou lhe dizer mais nada no momento, apenas aconselhá-lo, lógico que com a sua permissão, que se realmente quiser encontrar o “um só caminho” que Jesus disse, ore sinceramente a Deus, pedindo-lhe que ache esse caminho. Se o seu pedido for de coração, Deus o conduzirá brevemente, preste a devida atenção. Abraço.

    Responder
  • Lenice disse:

    Antonio Oliveira: Peço permissão para ressalva: Jeová é o nome. Todas as denominações como: Deus, Senhor, Adonai, Pai, Todo-Poderoso, é que são os títulos. Assim como existem outros títulos que conhecemos: Juiz, Doutor, Presidente, Vice-Presidente, Rei, Rainha, Príncipe, etc…Espero ter contribuído. Grata.

    Responder
  • Miryoslavia Miranda disse:

    sempre quis saber os significados desses nomes e agora graças a vcs fiquei sabendo,muito obrigada pela explicação.Deus os abençõe!!!

    Responder
  • paulo cesar mendes machado disse:

    hoje dia 30-03-2013—-declaro que a 3 anos que frequento a religiao jeova nao tenho visto nada de errado como eu tinha visto nas outras religioes aparte dessa data eu venho me orar por jeova ele e o todo poderoso este realmente e aquele deus verdadeiro que todos podem confiar

    Responder
  • sónia disse:

    Pergunto me milhares de vezes se sabem que cujo o nome de deus é Jeová, qual a duvida no que as testemunhas de jeová ensinam? sem duvida Jeová é o criador de todas as coisas o unico deus verdadeiro,o deus no qual me orgulho de dizer que Jeová é o meu deus o deus todo poderoso….infelizmente ainda é o diabo a governar o mundo…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sônia, só uma pergunta: Você acha mesmo que o diabo governa o mundo?

      Responder
      • sónia disse:

        Sem duvida,acha que era Deus a governar?Se Deus nos criou era ele que nos queria fazer sofrer?Jeová é como um pai, acha que um pai amoroso faz sofrer seu filho?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Sônia não tenho dúvidas de que um pai deixa muitas vezes seu filho sofrer para seu próprio bem. Lembra o que Deus permitiu acontecer na vida de Jó?

          Responder
      • sónia disse:

        Está escrito nas escrituras que o diabo tentou dissuadir a Jeová para que o adorasse… Mas Jeová não aceitou … O diabo que esta a governar o mundo … Já olhou há sua volta e já viu no que o mundo se esta a tornar?! O mundo esta cheio de falsidade, ganancia, guerra, descriminação, pecado pela carne acha que Jeová criou isso? Não… Quando Jeová achar que tem que intervir o mal vai ser destruído e quem estiver do lado de Jeová tem a vida eterna no paraíso. O Jeová dá-se a conhecer de varias maneiras … Uma delas é a beleza do jardim éden que o ser humano está a destruir. As pessoas só não vêm a realidade das coisas porque não querem…

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Sônia, a Bíblia diz que Deus é o soberano e não o diabo. O fato do diabo agir fortemente no mundo não faz dele o seu governante. Deus é quem governa a história.

          Responder
          • sónia disse:

            André, todas essas respostas estão no site das testemunhas de Jeová lá diz porque Deus permite o sofrimento,já agora uma pergunta conforme voce tem nome para si qual é o nome de Deus?

          • André Sanchez disse:

            O nome de Deus revelado no AT testamento é YHWH.

          • sónia disse:

            André uma pesquisa na net pode ver a tradução em hebraico….deixo um exemplo..Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas, mas alguns eruditos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH; já outros eruditos favorecem o nome Javé (Yahvéh ou JaHWeH). Ainda alguns destes estudiosos concordam que a pronúncia Jeová (YeHoVaH ou JeHoVáH), seja correcta, sendo esta última a pronúncia mais popular do Nome de Deus em vários idiomas.

          • André Sanchez disse:

            Ok. Então qual seria o nome correto de Deus? Jeová?

          • sónia disse:

            Sim sem duvida para mim o nome de Deus é Jeová.

          • Lenice disse:

            André, mas por enquanto o governante deste mundo é satanás, permitido até à decisão da questão. Sugerimos a leitura de: 2 Coríntios 4:4 / 1 João 5:19 / Apocalipse 12;9 / Exôdo 9:16 / João 12:31 / Apocalipse 2: 3, 10.
            Obrigada..

          • André Sanchez disse:

            Lenice, o sentido dos textos não mostram que Satanás é governante pleno. O mundo jaz no maligno, ele é o príncipe deste mundo, mas o rei soberano chama-se Jesus Cristo. É isso que a Bíblia diz!

          • sónia disse:

            Como Jesus disse quando veio a terra perdoai Jeová pois não sabem o que dizem, vai haver muita gente que no dia do julgamento final,há de se arrepender mas aí será tarde, quem sabe ler vê o que está escrito nos versículos que a Lenice disse.E Jesus é o filho de Deus não é Deus.

          • André Sanchez disse:

            Sônia, a Bíblia é clara em afirmar que Jesus é sim Deus. Apesar de toda a manipulação que os TJ tentaram fazer na tradução novo mundo, até mesmo nela consta essa verdade.

          • sónia disse:

            André, para si deixo o texto bíblico salmos 83:18…

          • Lenice disse:

            Boa noite André! Que bom que estamos falando sobre assuntos tão importantes, enquanto a grande maioria da humanidade não está nem um pouco interessada nisso!(Mateus 24:37-39 e Lucas 21: 34-36) Realmente é um privilégio! Como você mesmo disse, Jesus já é o Rei do Reino de Deus. E
            A) O que este Reino fará para a humanidade?
            – Para realizar a vontade de Deus Mat 6:9,10; Sal 45:6; Apo 4:11
            – Governo com rei e leis Isa 9:6,7; 2:3; Sal 72:1, 8
            – Destruir iniqüidade, governar terra inteira Dan 2:44; Sal 72:8
            – Reino milenar restaurará humanidade, paraíso Apo 21:2-4; 20:6
            B) Atuação começa enquanto inimigos de Cristo ainda ativos
            – Após ressurreição, Cristo esperou muito Sal 110:1; Heb 10:12,13
            – Assumiu poder guerreou Satanás Sal 110:2; Apo 12:7-9; Luc 10:18
            – Reino estabelecido, seguem-se ais na terra Apo 12:10,12
            – Dificuldades indicam ser hora para tomar posição Apo 11:15-18
            C) Não ‘nos corações’, nem produzido por esforços humanos
            – Reino no céu, não na terra 2 Tim 4:18; 1 Cor 15:50; Sal 11:4
            – Não ‘nos corações’; Jesus falou a fariseus Luc 17:20, 21
            – Não faz parte do mundo João 18:36; Luc 4:5-8; Dan 2:44
            – Substituídos governos, normas mundanas Dan 2:44.

            SOBRE O ASSUNTO ANTERIOR SOBRE QUEM GOVERNA ESTE MUNDO (POR ENQUANTO)…
            “Jesus jamais duvidou que Satanás fosse o governante deste mundo. De alguma forma milagrosa, Satanás certa vez mostrou a Jesus “todos os reinos do mundo e a glória deles”. Daí, ele prometeu a Jesus: “Todas estas coisas te darei, se te prostrares e me fizeres um ato de adoração” (Mateus 4:8,9; Lucas 4:5,6) Pense nisso. Se o Diabo não fosse o governante desses reinos poderia ele ter tentado Jesus com essa oferta? Jesus não negou que todos esses governos do mundo pertencessem a Satanás. Certamente, Jesus teria feito isso se Satanás não fosse a verdadeira fonte de poder desses governos.”
            (Trechos extraídos de TOPOS BÍBLICOS PARA PALESTRAR da Tradução Novo Mundo das Escrituras Sagradas e do livro ‘O Que a Bíblia Realmente Ensina’ Páginas 31/32, editado pela Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados)

        • Anderson Dutra disse:

          Sónia e Andre, Jeova DEUS TODO PODEREOSO criador de todas as coisas Jesus Filho de DEUS unigenito,
          Jesus pode certamente ser chamado de deus, mas mais certo ainda que seu PAI JEOVA DEUS TODO PODEROSO sejá digno de toda honra e gloria junto com seu FILHO amado.
          Mas sabemos que temos só um DEUS TODO PODERESO.AMEN!!!!

          Responder
      • ARLON disse:

        quem governa esse mundo cheio de amor esperaça e alegria e o Deus todo poderoso cheio de amor o diabo ofereceu a jesus o reino do mundo jesus não disse esse reino não e seu o apostolo joão escreveu o mundo inteiro já no poder do iniquio

        Responder
        • ARLON disse:

          André se faz de bonzinho partiu pra agressividade quem manipula são vocês falsos profetas e falsos cristos que parti pro fogo vai ser fogo com fogo

          Responder
  • Adilson da Ressureição disse:

    E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12,
    A quem Pedro está referindo?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Adilson, a referência é a Jesus Cristo. Se você ler todos o cotexto verá claramente isso.

      Responder
      • Adilson da Ressureição disse:

        E porquê as pessoas negam a sua Divindade? Paulo diz k ao Nome de Jesus todo o joelho se dobrará nos céus e na terra e todo língua confessará que Ele é o Senhor… Se formos a analisar, conforme outros negam, veremos k até Deus dobrará seus joelhos perante a Ele!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Adilson, Você precisa compreender melhor o conceito da trindade. Jesus, Deus e o Espírito Santo não são três deuses.

          Responder
          • Thiago Alves disse:

            Deus não dobrará o seu joelho para Jesus, porque Deus, Jesus e o Espírito Santo, são apenas 1. Trindade

        • sónia disse:

          Cada vez que venho aqui mais me admiro o que escrevem…..jesus é filho de Deus…Deus cujo o nome é Jeová……Leiam…SALMOS 83:18….em hebraico: יהוה (YHWH) tradução em português Jeová…

          Responder
    • Ruth Corazza Rocha disse:

      Lenice, Quando o diabo disse para Jesus: Tudo isso te darei, se prostrado me adorares. Você acredita realmente no diabo? Quando ele fez essa tentação ele estava falando a verdade? Ele fala a verdade? Leia Gênesis 3:4 “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis” Então, o diabo falou a verdade? Ele é sincero? O diabo é mentiroso, falso, o pai da mentira.

      Responder
      • ARLON disse:

        porque o apostolo joão escreveu o mundo inteiro já no poder do iniquio porque jesus não disse esse mundo não e seu e do meu pai mas o poder que o diabo tem sobre esse mundo vai acabar

        Responder
  • Adilson da Ressureição disse:

    André eu digo isso por causa dos TJ, k dizem k Jesus não é Deus e sim Filho de Deus… e recomendo a Sónia pra ler Filipenses 2:5-11, se é k não há adultéro… Não é Deus pk foi achado na forma de homem…

    Responder
    • sónia disse:

      Não, foi Jesus que assumiu a forma de escravo vindo a ser semelhante aos homens,e conforme está nos parágrafos acima mencionados mais a frente diz por esta razão Deus o enalteceu…,,Quando fala em adultério, queria lhe dizer que as bíblias feitas pelas testemunhas de Jeová foram inspiradas por Jeová e não são mentira ….Queria deixar uma pergunta no Ar que até agora não obtive resposta….assim como todo o ser tem nome…Porque escondem o nome de Deus??? se todas as estrelas Deus, deu nome porque só Deus para vocês não têm nome?

      Responder
      • Adilson da Ressureição disse:

        Eu sei e estou certo disso k o nome de Deus revelado é Jeová, isso não nego… Mas vo6 se gloriam mto por esse ser o nome denominacional da sua religião e acham k por tal nome ser o nome de Deus então são os mais excelentes k os outros!.. será k o nome Jeová salva? pk Pedro disse k em nenhum outro há salvação a nao ser nome d Jesus!..

        Responder
        • sónia disse:

          Em primeiro Lugar nenhum ser humano é excelente,pois somos imperfeitos…..se sabe que o nome de Deus é Jeová…..também deve saber que ele é Deus…em relação a Jesus ele veio dar vida por nós….mas como digo nós ou neste caso eu….acredito no que está escrito e em Jeová…que dá uma oportunidade para as pessoas aceitarem a verdade,por isso….as que não aceitarem estará cá Jeová e Jesus para julgar….

          Responder
          • Rodrigo Nascimento disse:

            Sônia,
            Em minhas orações sempre digo Pai, Senhor, Deus, para mim, sei que Ele me escuta, pois sempre Ele me responde, indiferente de como eu chamo, para mim Ele vai ser sempre DEUS TODO PODEROSO, indiferente como você chama, acho que cada um tem um modo de chama-lo, isso não diminui a crença de uma pessoa que segue a Cristo, que segue as escrituras, por isso prefiro não julgar ninguém, como chama-lo, pois nem Jesus Cristo, veio para julgar e sim para Salvar.

            Assim sendo deixo para sua meditação sobre julgar.
            João Cap. 12. 47,48 e 49, que Diz:

            12. 47 – E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, NÃO PARA JULGAR O MUNDO, MAS PARA SALVAR O MUNDO.
            12. 48 – Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, JÁ TEM QUEM O JULGUE; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.
            12. 49 – Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.

            Sônia, digo pois, com esses versículos que Jesus NÃO JULGARÁ NINGUÉM, porque já tem quem os julgue e é DEUS, quem julgará. Quem não recebe, o que o nosso Senhor Jesus Cristo diz, não recebe a Deus e desse modo Deus as JULGARA. JESUS veio para nos dar a SALVAÇÃO a oportunidade para termos a VIDA ETERNA através de sua morte na cruz.

            OBS: André, quero lhe dizer que GOSTO MUITO DO SEU BLOG, APRENDO MUITA COISA. DEUS TE ABENÇOE SEMPRE MEU IRMÃO. PARABÉNS

            SÔNIA, ANDRÉ E A TODOS OS LEITORES

            FIQUEM NA PAZ E QUE DEUS VOS ABENÇOE!!!

          • irina disse:

            sonia deixe estar q no julgamento final logo vem quem e deus e quem manda neste mundo de hoje. adoro as coisas de você escreve. voce e testemunha de jeova?

    • jerusa disse:

      Adilson, fico feliz pelo amor que você tem por JESUS, nosso REI, li filipenses, e se você prestar bastante atenção vai ver que JESUS tem toda honra e toda gloria sim, mas foi seu pai que lhe deu, JESUS deixou bem claro que veio ão mundo para fazer a vontade de DEUS, jamais ele quis ser maior que DEUS. lê peço humildemente que leia jo 14;28, jo 4;34 JESUS pra mim é o DEUS filho, E JEOVÁ O DEUS pai. até mais fique com DEUS e JESUS. ass; sua irmã em CRISTO jerusa

      Responder
      • ARLON disse:

        só que na oração do pai nosso diz satificado seja seu NOME

        Responder
  • MILENE disse:

    irma sonia ,parabens pelo seu testemunho,sao raros os q defendem o nome de nosso DEUS JEOVA .

    Responder
    • sónia disse:

      Sem duvida Jeová é para ser louvado….ele sim é o Deus verdadeiro….

      Responder
    • luiza disse:

      Isso que vc chama de defender o nome de Jeová, qualquer cristão maduro, chamaria de discussão, imposição, é um péssimo testemunho, entrar em discussão na internet? Não passa nem perto da reação que Jesus teria, onde ela quer chegar com isso? Acha que vai converter alguém do site por conta dos argumentos dela? Ou a discussão é pessoal mesmo e tá levando adiante somente para não perder a queda de braço? Se a intenção fosse realmente testemunhar, mais textos bíblicos deveriam ter sido usados e ainda o mais correto, caso alguém levantasse alguma questão, seria dizer : Peça por gentileza, para um TJ. quando bater em sua casa, para lhe mostrar na Bíblia, a explicação à sua pergunta. Reflitam sobre isso. As duas, Sonia e Milene.

      Responder
  • Márcia disse:

    Me entristece muito quando vejo uma pessoa que não acredita nas respostas de alguém e continua a perguntar. Tem horas que a melhor resposta é ficar calado. Parabéns André, meu querido irmão!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Márcia

      Responder
      • Ronaldo disse:

        Parabéns pela assunto abordado, e pela paciência que responde aos comentários que infelizmente não ter nada a ver com o que foi postado, pois você não tentou induzir a ninguém, só explicou o significado dos Nomes na versão original, e estão até querendo te converter, rsrs. Seja abençoado sempre.

        Responder
        • Thays Andrade disse:

          rsrss concordo com você Ronaldo, os comentários foram levados para caminhos totalmente opostos, confesso que até me divirto com tanto falatório ”sem sentido”. E André, tenho dó de você (rsrss) mesmo sem nenhuma intenção acaba sendo polêmico. À propósito, estou amando cada vez mais o seu Blog, que o Senhor continue te usando e te dando cada vez mais sabedoria. Abraços

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Obrigado, Thays, infelizmente algumas pessoas não sabem debater dentro do tema, faz parte da vida do escritor

    • sónia disse:

      O que è triste é as Pessoas usarem o nome de Jeová em vão….

      Responder
      • ARLON disse:

        Deus jeová não deixara em puni parabéns sónia e luiza jesus ensinaria

        Responder
  • marcondes bezerra lima disse:

    oi meus amados,prazer em conhecer mais uma parte da familha do nosso deus,meu nome e marcondes pela missericordia sou pastor aqui em salvador,e me alegrei muito no senhor,quando comecei mecher no computador e contemplei palavras tao bonitas escritas por voçes,creio que atraves de voçes e a dedicaçao do vosso trabalho muitas almas ao de se converter, que deus abençoe a todos voçes.

    Responder
    • sónia disse:

      Cristianismo[editar]
      Javé (lê-se: Iavé) ou Jehová (lê-se: Ierrová) são vocalizações comuns do nome pessoal de Deus baseados no tetragrama hebraico.
      A maior parte das Bíblias cristãs modernas removeu este nome em quase todas as sete mil ocorrências contidas nas Escrituras Hebraicas, normalmente usando a palavra Senhor ou uma alternativa semelhante.
      A remoção foi causada num determinado período, por uma tradição1 , criada por judeus copistas, que passaram a ter receio de que o nome sagrado fosse usado ou pronunciado de modo indevido ou sem o devido respeito pelas pessoas que tivessem acesso aos textos sagrados.

      Responder
  • MARIA LUCIA FERREIRA SANTOS disse:

    André, seus ensinamentos foram muito importantes para mim,mas o nome de Deus não vem ao caso, o que importa mesmo é o que Ele é: o Todo poderoso como Ele mesmo disse-Eu sou o que sou.Obrigada.Valeu muito.Que o Todo poderoso seja com você hoje, amanhã e sempre.

    Responder
  • Thiago disse:

    Concordo com a Maria Lucia Ferreira Santos, é importante e nos soma muito aprender mais sobre Deus até o seu nome original no hebraico, entretanto, o mais importante é aprendermos o que ele é, seus princípios morais e o que ele deseja que pratiquemos em nossa vida.

    Responder
  • Bhruna disse:

    amem thiago. DEUS É VERDADEIRAMENTE GRANDE E MARAVILHO E O SENHOR TEM VARIOS NOMES POIS ELE É TREMENDO. BENDITO SEJA O SENHOR JEOVA, O ALFA E O OMEGA O PRINCIPIO E O FIM ADORADO E ENGRANDECIDO SEJA O PAI O FILHO E O ESPIRITO SANTO DE DEUS!!! AMEM

    Responder
  • Jose Andrade disse:

    Isaías 43:10
    “Vós sois as minhas testemunhas”, é a pronunciação de Jeová, “sim, meu servo* a quem escolhi, para que saibais e tenhais fé em mim,e para que entendais que eu sou o Mesmo.Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum.11 Eu é que sou Jeová, e além de mim não há salvador.” Ele escolheu um povo de todas as nações.

    Responder
  • Eli Alves Lima disse:

    entendemos que jeova e o nome de deus mas deve sempre ser pronunciado com fe amor e honrra mas acima de tudo com todo respeito.

    Responder
  • leonardo disse:

    Ha muito tempo eu queria saber a resposta de uma pergunta pois em uma parte da biblia fala que DEUS se arrependeu de ter feito o Homem e ne outra fala que ele não é filho do Homem para que minta e nem filho do Homem para que se arrependa . eu acredito em DEUS e tenho ele como único DEUS , mais se alguem puder me explicar essa parte eu agradeço

    Responder
    • ARLON disse:

      Deus não e humano imperfeito ele não se arrepende ele se decepcionou em criar o homem

      Responder
  • Mariana disse:

    iSSO, ODEIE MUITO A IGNORANCIA ALHEIA, É O PRIMEIRO GESTO DE DEUS, MATA TEU ININMIGO.

    Responder
  • Almir Borges disse:

    Deus tenha misericórdia! Um, odeia seus antigos irmãos de fé, quando deveria amá-los – como Jesus nos ordenou – e orar para que eles saiam das trevas do pecado. Se você encontrou a verdade (não parece, ao demonstrar ódio, incompatível com o amor e os ensinos de Cristo), deveria tentar compartilhar essa verdade com aqueles que estão no erro. Outro, teve uma Revelação (de quem, senão de Satanás?) de que “Deus que é Amor” (1 João, 4:8) é “inferior” ao “Amor” (que parece, na maluquice do tal Junior Araujo, uma espécie de “deus”… Sera o maluquinho um adorador – inconsciente – de Eros ou Ágape?) . nem adianta comentar as outras sandices. Esse é caso psiquiátrico! Oremos pelo infeliz! Esta cultura de internet também é lamentável! O nome de Deus é impronunciável. Dai, sua representação pelas consoantes que não tem significação nem sonoridade explícita no hebraico. Como Ele é tudo e nem podemos chegar perto de aquilatar Sua essência e poder e como Ele Se revelou e Se revela de várias formas, apresentando nomes variados – Senhor dos Exércitos, Todo-Poderoso, EU SOU, Deus de Israel, etc. – todos descrições muito pobres de Seus atributos, como pobres são a linguagem e a mente humanas. O site é muito bom, André, e realmente há uma verdadeira febre de “hebraismos” se me permite usar tal expressão, talvez realmente em função do verdadeiro derrame de novas igrejas e seitas, a Babilônia de religiões prevista na Bíblia para o tempo do fim. Só uma ressalva. Elohim, pode significar “deuses”, plural de El ou, igualmente, Deus Criador! No Gênesis, a meu ver, vemos na descrição da Criação a presença da Trindade, o que estabelece a realidade do Deus Triúno desde o princípio. A palavra bereshit (de bet reshit) significava, no hebraico que tinha apenas 7 mil vocábulos nos tempos de Moisés, várias coisas, sinônimos, na maioria das vezes, naturalmente. Então, reshit = princípio, primícia, primeiro, único, primogênito, melhor, superior e outros que não lembro mais. Ora sabemos que quando diz “no princípio era o Verbo…”, João fala de Yeshua, Jesus (Joao, 1 : 1-4) Temos por estabelecido que na criação, Jesus e Jeová estão presentes, assim como o Espírito Santo, ou seja, as 3 manifestações do Deus Único. O verbo no singular não representa problema, pois no hebraico “deuses” comporta a singularidade verbal. Pode perguntar a qualquer professor de hebraico antigo. Assim, como o “Espírito de Deus pairava sobre as águas”, o versículo 1 do Gênesis pode ser lido como “no princípio criou ‘Deuses’ (Elohim) os céus e a terra”. O que é mais belo é que a obra de Deus é tao perfeita que quando inspirou Moisés a relatar a Criação, o relato no primeiríssimo versículo da Palavra Sagrada no original hebraico tem exatamente 7 palavras, simbolo divino da Perfeição! Oh, Senhor Deus de Amor, Te Adoramos, Pai Eterno! Naturalmente, estas questões só importam à luz da verdade suprema: a salvação nos vem da Graça, pela Fé (em Deus-Jesus-Espirito Santo), que é manifesta através dos Seus Mandamentos (a Lei, o Decálogo, não foi abolida pela cruz, apenas as ordenanças cerimoniais, a saber, imolação de cordeiros e todo o ritual do Santuário terrestre, cujo véu se rasgou de alto a baixo, quando Jesus, o Cordeiro que lava os pecados do mundo, expirou). É inquietante observar tantas baboseiras heréticas sendo manifestadas nos comentários por supostos cristãos que deveriam estudar mais profundamente a Bíblia e confrontar o que lhes é ensinado em suas igrejas por seus lideres espirituais para ver se está em acordo com as Sagradas Escrituras. Lembremos da divisa da Reforma Protestante: Sola Scriptura (Somente as Escrituras), significando que só a Bíblia deve se constituir em nossa regra de fé, pois é a Palavra de Deus Revelada.

    Responder
  • Clodovil de Moraes disse:

    eu as vezes acho que sou louco,e já sonhei com multidões (sonho acordado prego pra min mesmo)
    já me desviei tantas vezes,mas ainda tenho esperança
    porque ainda há folego em min.

    Responder
  • marcelo disse:

    bom se o nome do filho de DEUS é JEOVÁ, então porque dizem senhor?
    porque trocaram o nome de DEUS em algumas bíblias por senhor? sendo que ele diz pra glorificar o nome dele……..

    Responder
    • sónia disse:

      O nome de Jeová também aparece em algumas Bíblias, exemplo Salmos 83:18,
      Infelizmente o nome é encoberto. Assim como todos nós temos nome o nome de Deus é Jeová.
      É triste pois infelizmente as pessoas pessoas não glorificam o nome de Jeová e muito menos o usam, pois o significado do nome é ele é a causa que venha a ser.

      Responder
      • ARLON disse:

        Deus diz tornarem meu nome conhecido em todas as nações não se preocupe tem pessoas para glorificar o nome dele e tem outras para fazer o que jesus disse para não fazer adora a ele por exemplo a bíblia disse que tem que adorar somente a Deus não o filho dele

        Responder
  • Irone Aldo Maurisenz disse:

    Quanta gente cheia de orgulho.. Querendo provar uns aos outros que sabem mais sobre Deus.. E que por isso estao mais proximos dele. Acordem fieis cristaos. Usem a sabedoria que o Pai lhe deu. Entendam que muitas vezes nao existe certo ou errado.. que depende do ponto de vista… ou seja.. Jeova.. Deus.. Pai.. seja la qual seja o nome.. e o Criador.. a quem cremos… Expandam sua visao.. vejam o macro… Boa fe. Irone Maurisenz

    Responder
  • Almir Borges disse:

    Meu ultimo comentário não foi publicado. Patrulhamento? Heresias anti-trinitarianas, que negam a divindade de Cristo, têm livre curso, enquanto aqueles que defendem a trindade de forma mais extensa são rejeitados? Wonderful!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Almir, todos os comentários são publicados, porém, não são publicados imediatamente, pois vem para que eu leia e responda e só depois libero.

      Responder
  • luiza disse:

    André Sanchez…libere então mais este meu comentário por favor.
    Ser Testemunha de Jeová, não significa ser salvo, de jeito nenhum. Pois dentro do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, tem muita gente que não perde uma reunião, mas de ”cristãos” não tem nada. Assim como em todas as outras igrejas, templos, cultos etc. Isso é sabido por todos. Sim tem muitas testemunhas de Jeová, que passam longe da humildade, semelhante a de Cristo e por isso, transmitem uma imagem de ”já ganhei”. Assim como em todas as outras reuniões religiosas compostas por pessoas imperfeitas, porém tem muita gente que abusa com certeza. Mas para essas, Deus reserva a destruição, pois estas pessoas, são as responsáveis por afastar os de coração quebrantado, os pequenos e preciosos de Deus. Mat 18:06. Deus nos deu livre arbítrio, então todas as discussões em relação a Ele, ou em relação a Bíblia, são em vão. Faça cada um conforme tem resolvido em seu coração.
    A Bíblia tá aí, para quem quiser ler, ela não é tão complicada. Vai chegar um momento, vai chegar, esperem…onde todos nós inclusive eu, saberemos o que é realmente certo.
    Se os crentes forem arrebatados, todos os que acreditavam na vida terrestre, vão ver que estavam enganados.
    Se não houver arrebatamento e somente o Armagedom, todos que esperavam para irem ao céu, verão que estavam enganados.
    E assim sucessivamente…a pregação, seja ela qual for, através de quem for, tem de ser com amor vindo do coração, sem insistencia ou teimosia, com humildade para aceitar a recusa do outro e ainda assim continuar amando-o. Portanto, respeitemos o livre arbítrio inquestionável e copiemos a humildade de Cristo.

    Responder
    • sónia disse:

      O que tenho aprendido como testemunha de Jeová e se as pessoas estão atentas ao que é dito no salão do reino é que muitos mesmo os que são testemunhas de Jeová não quer dizer que possuíram o paraiso, para isso não é só assistir ás reuniões e fazer a pregação e dar o conhecimento da palavra de Deus mas Luisa, cabe a Jeová Deus decidir quem herdará o reino de Deus pois nós somos imperfeitos e somos pecadores,e infelizmente o mundo ainda é governado pelo Diabo…

      Responder
      • ARLON disse:

        não somos juízes, legisladores, advogados mas somos testemunhas

        Responder
  • Roberto disse:

    Acho incrível que um monte de desocupados ficam postando Coisa espirituais, quando so praticam as carnais.

    Alguns( grande maioria) pastores vivem de mentira, levam um vida errada gastando o dinheiro do povo, pagando boas escolas para seus filhos, as suas mulheres em bons salões de beleza, e nem seque conhecem os fieis a que comando, pobre todos o Senhor dirá:

    “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicita-mente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23).

    Bando de gente ociosa, levam uma vida de mentiras, seduzindo os doentes, coitados…

    Responder
  • Roberto disse:

    Mas muitas igrejas estão usando o nome de Jesus para descrever atividades e obras que ele nunca autorizou. Nós, como servos do Senhor, temos todo motivo para perguntar: “Onde está a autorização de Jesus para fazer tal coisa?” Muitos respondem: “Ele não a mandou, mas eu sei que Jesus vai ficar contente com esta obra.” Espere aí! Devemos rejeitar a atividade. Vem do homem, não do Senhor.

    Mostramos amor e respeito pelo Senhor quando respeitamos a palavra dele (1 Coríntios 4:6; 2 João 9).

    Responder
  • Elza Connelly disse:

    Muito Obrigado Irmaos pelas Orientacoes acima e tambem por todos os Comentarios dado a este Texto pois ajuda muito a Todos Nos a entender mais um pouco a Respeito do Nosso PAI. um Abraco a Todos Voces.

    Responder
  • luiza disse:

    É André, é muito complicado sim, imagina a quantidade de religiões, a quantidade de ”interpretações” e traduções ”adulteradas” ou não da Bíblia….e a quantidade de pessoas em busca do que seja a verdade, imagine também o fardo de cada uma, muitas vezes enfrentando mortes, doenças, desemprego, desastres naturais e sofrimentos de toda sorte.
    Fica complicado né, com tudo isso, a pessoa ainda ter total condição de pesquisar, estudar e discernir qual a religião ou doutrina correta….muitas vezes a pessoa não tem nem tempo, muito menos cabeça para isso…a realidade da vida, vai além do que se vê na novela e ao nosso redor. Tem muita mas muita gente flagelada nesse mundo…
    Acho que o melhor a fazer nessa hora, é pedir a Deus que nos direcione para o correto…que nos de sabedoria para usarmos na medida do possível…e confiar que Deus, a exemplo da travessia do mar vermelho, onde apesar Dele estar salvando Seu povo, permitiu que alguns egípcios atravessassem junto, isso está em Matheus 12, onde se lê, ”uma mistura de gente” … devido a fé que demonstraram ao reconhecer Seu poder….
    Eu tenho comigo que esteja certo quem estiver, Deus, descrito como sendo amor na Bíblia…salvará muitas pessoas além do povo que escolheu para si….sejam eles quem forem…
    Porque sei que muitas pessoas, talvez por simplicidade mental até….nunca serão capazes de discernir o caminho correto…e sendo também justo, acredito que no final, todos teremos chances.
    Não acho que todos os caminhos levam a Deus, não é isso…nem acho que devemos nos encostar e contar apenas com a clemência Divina….mas acho que Deus terá clemência de muitos ”egipcios”.
    ISSO É O QUE EU PENSO, tendo em vista muitos exemplos de misericórdia Divina. POSSO ESTAR ERRADA…
    Mas tenho certeza que ele deseja e se agrada muito, das pessoas que apesar de tudo, se esforçam grandemente, em pesquisas e estudos, como vc mencionou que faz….em busca de agradá-lo da forma correta.
    Não sou ninguém, mas…parabéns pelo seu zelo.

    Um abraço

    Responder
  • flavio disse:

    todos que escreveram, e quem criou o blog. acham que deus revela seus segredo para todo mundo? acha que só porque tem um curso de teologia tem o conhecimento da verdade? em primeiro lugar não descobrem os mistério de deus, através de estudos acham q é falar em deus que ele vai concordar com suas ideias e interpretação? em segundo lugar em dez de joão diz, o mercenário que não é pastor, foge porque é mercenário. o que significa mercenário? é quem trabalha por dinheiro. porque não esplíca isso ou povo cade a verdade que disse que tem?eu sou cooperador da congregação cristã. temos que conhecer a verdade para encinar a verdade. abram os olhos. olha que só citei um ponto. mim chamo flávio.

    Responder
  • Eric disse:

    Faltou ser definido Jeová-Shalon que significa o Senhor é a minha paz!

    Responder
  • Adriana Amaral Silva disse:

    Como temos dificuldade de aceitar a soberania de Jesus, somos um povo inseguro e, portanto, infelizes, pq justamente o desafio de Jesus perante Deus foi vir ao mundo como um de nós. Quem daria a Ele crédito? mas ele aceitou o desafio. Jesus foi anunciado, aceitem… não houve outro como Ele após Ele, não haverá.
    As vezes esse pensamento vem a mim, eu repreendo pq sei q não é de Deus, a dúvida se Jesus é o Deus vivo foi o que restou a Satanás tentar perpetuar, principalmente dentro da Igreja, pq por outros meios ele já nos terá perdido, Amém! Confiem tão somente.
    Chamá-lo de Jeová, Pai, Senhor, Jesus, Deus, Espírito Santo, não vai mudar a nossa história quanto espírito e nossa dependência de Jesus Cristo, pq “ninguém vai ao Pai senão através de Mim”. Aleluia!
    Vocês com mais de mil anos de Igreja só deixam os internautas mais indecisos. Buscar o conhecimento profundo e concluir sua versão e passarem a defender sua tese até a morte, acham que vocês falam por Deus?
    Concluo e confio que Deus é tão soberano sobre tudo, q chama cada estrela do céu pelo nome, que a internet, eu, você existimos porque Ele permite. Estamos agora aqui debatendo somente por um motivo, porque Deus através do seu Filho e do Espírito Santo estão permitindo para chegarmos a uma simples forma de chegarmos até Ele, não compliquem.
    Se vc desconfia da soberania de Jesus ou que Jesus é Deus, vc é cristão? não, vc é outra coisa, mas cristão, não é não, é lógica.
    Não fiz menção a nenhuma passagem bíblica aqui citando o endereço pq falei com o coração, e dessa forma acho a linguagem mais apropriada para o veiculo de comunicação utilizado pelo autor da página. Como Ele mesmo diz, se quiser se aprofundar, vá pra Igreja. Não estou defendendo nenhuma tese, portanto, sem citações.

    Responder
    • Fernando Nicolau disse:

      Jesus disse: Sede meus discípulos, aprendei de mim. Em (Jr 33.3) está escrito: Clame a mim e Eu responder-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. Eu só vejo duas maneiras de entender a bíblia: 1° pela teologia e 2° pela revelação, como está escrito no texto acima. Entender a bíblia pela teologia, é complicado por que, cada ramificação da teologia, dá sua versão. A confusão está em quem está certo ou errado. São lindos todos os comentários. Pr André está está levando muitos cristãos lerem a bíblia com seus comentários tão apropriados e espiritual. Porém, quando buscamos a Deus, aprendemos com Ele e dEle vem a resposta certa que não pode ser questionada. Parabéns queridos. O SENHOR, criador do ceu e da terra está contemplando tudo. Beijos no coração.

      Responder
  • Ricardo Sena disse:

    O fato de ter sido citado no livro de Salmos não diz nada.pois este livro não foi escrito por nenhum profeta.nem tudo que está escrito na Bíblia é a palavra de deus.apenas o que foi escrito pelos profetas ou dito pelo messias.
    Com relação ao nome do nosso senhor,não acredito que seja Jeová ou Javé.nem dou muito crédito ao tal tetragrama.por um motivo muito importante:quando Moisés perguntou qual era seu nome ele não respondeu Jeová.respondeu que era “Eu sou”(êxodo:3:14,15) Entre o que o salmista escreveu e o que o senhor falou a Moisés,o que tem mais valor?Aqueles que dizem que o nome do senhor é Jeová desautorizam o que ele falou a Moisés.o que com certeza, é um verdadeiro absurdo!

    Responder
    • ARLON disse:

      talvez ele não disse que era jeová porque ele não era jeová seu pai que o criou jesus não e Deus, o pai e maior do que eu, tedes adorar jeová meu Deus seu Deus meu pai vosso pai jesus tem um Deus e pai

      Responder
  • G.Padilha disse:

    Satisfez minha dúvida, obrigada pastor, continue abençoando que o El Shaday é fiel!

    Responder
  • MESSIAS AVILA disse:

    EU LI EM UM ARTIGO, QUE A TRADUÇÃO DE YHWH NÃO E JEOVÁ E SIM JAVÉ

    Responder
    • André Sanchez disse:

      As duas traduções são aceitas, mas Javé não é aceita pela maioria dos eruditos.

      Responder
  • Juliana disse:

    Sou Testemunha de Jeová!

    A biblia diz que há UM só Deus verdadeiro ,o criador de todas as coisas cujo nome é Jeová .conforme Salmos 83:18.
    Jesus foi a primeira criação de Deus Jeová.
    Sabemos então que Jesus é o Filho e Jeová é o Pai.

    Devemos adorar ao Pai Jeová e seguir o exemplo do Filho Jesus em santificar o nome do Pai – Jeová e divulgar o Reino de Deus onde Jesus será o Rei.

    Abraço!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Juliana, Jesus não foi criação de Deus. Somente na tradução Novo Mundo que tem a tradução totalmente alterada e diferente dos originais podemos ver tamanho absurdo

      Responder
      • Sonia disse:

        A biblia foi escrita por homens mas inspirada por Deus…neste caso Jeova.

        Responder
  • ARLON disse:

    a bíblia fala que para nos a um só Deus o pai e a um só senhor jesus cristo então a bíblia fala que Deus e jesus são totalmente diferente em sentido de serem os mesmos mas ele são um em mente e coração as trindade vida após a morte inferno isso e tudo crença paga babilônia a grande porque essas religios (menos testemunhas de jeová) são parecidas com babilônia porque pregam ensinos de satanás? em estou sendo respeitoso

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Junior, a palavra “milagre” no hebraico pode ser grafada como “mowpheth” ou “mopheth”

      Responder
  • Priscila disse:

    Irmãos queridos está comprovado o nome de Deus é Jeová, e pronto e acabou. E Jesus Cristo é o filho de Jeová Deus. Olha eu não sou Testemunha de Jeová batizada, mas eu sou estudante da bíblia estudo com as Testemunhas de Jeová, elas dão estudo bíblico gratuitamente na sua casa. E é uma benção tenho descobrindo muitas verdades que outras religiões não explicavam, ao contrário elas complicavam. Eu não tenho nada pra falar mal das Testemunhas de Jeová elas são umas pessoas muito amorosas, pacientes, ensinam com muito amor, e acima de tudo, tudo que eu aprendi está na bíblia não é invenção deles a própria palavra de Jeová Deus diz. Eu conheci a verdade, e a verdade me libertou, Amém!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Priscila, com que versão da Bíblia você estuda? Por acaso seria a tradução Novo Mundo?

      Responder
  • Antonio carlos lemos disse:

    ywhw yahu pai o filho leva o nome do pai yahu+shua que é salvação logo o nome do salvador é YAHUSHUA

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Antonio, de onde você tirou isso? Poderia compartilhar o nome do dicionário ou do léxico que usou como base?

      Responder
  • Sonia disse:

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta para si Jeova e ? nao percebi ainda tem o nome no site de Jeova e ainda nao entendi para si quem e Jeova.

    Responder
  • Sonia disse:

    Sim sou testemunha de Jeova….e sim logo veremos….assim como nos tempos antigos souberam quem era Jeova futuramente tambem saberam quem e Jeova o Deus de Abraao de Isaque e o Deus de Jaco…..

    Responder
  • Eduardo disse:

    irmão…Porque o debate ??? Deus criou o mundo com varias “línguas” e seu nome por motivo dessa diversidade tem varias formas de ser pronunciado é escrito, como “nossa Bíblia” é uma tradução temos nosso modo de clamar e chamar o Senhor nosso Deus…

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.