O que significa ateu, ateísmo e teísmo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Hoje, as palavras ateu, ateísmo e teísmo vêm sendo muito faladas nos meios de comunicação e também na Internet. Por esse fato, muitas pessoas as ouvem, mas não sabem bem exatamente o que essas expressões significam e nem o que significa uma pessoa dizer que é ateu ou ateia, ou que é teísta. Creio ser muito importante aprender o seu real significado para que possamos saber do que estamos falando e podermos dialogar com mais sabedoria.

O que é o ateísmo e o ateu?O termo ateu significa “sem Deus”. O ateu é aquele que declara não crer na existência de um Deus e de nenhuma outra divindade sobrenatural. O ateu é totalmente descrente quando o assunto é Deus. Ele desconsidera qualquer coisa relacionada a Deus e busca, na maioria das vezes, explicações para os vários eventos “estranhos e complexos” acontecidos nesse mundo, na ciência.

Apesar de ser uma expressão relativamente moderna, já há menção de ateus na bíblia, no livro de salmos: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus.” (Sl 14. 1).

O ateísmo é uma corrente filosófica originada nos ateus. O ateísmo busca provar de diversas formas que Deus e nenhuma divindade existem. E é justamente aqui que surgem muitos conflitos dos teístas (aqueles que creem na existência de pelo menos um Deus) e dos ateístas (que não creem na existência de Deus nenhum).

O teísmo, como já foi mencionado acima, reúne aqueles que creem em um ou mais deuses. Entre os teístas estão, por exemplo, os cristãos (que creem em um só Deus) e os hinduístas (que creem em vários deuses).

Para nós que cremos em Jesus Cristo, o único Deus, cabe o conselho bíblico de como nos portarmos diante daqueles que ou não creem em Deus ou creem em vários deuses:

antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1Pe 3. 15)

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp