O que significa Hosana?

Postado por em: O que significa isso?

Existem algumas expressões que aparecem na Bíblia que são muito usadas pelas pessoas, mas que a maioria das pessoas não sabe bem o que significam. É o caso da expressão Hosana. Vemos essa expressão em alguns textos bíblicos dos quais destaco: “E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (Mt 21. 9).

O que significa hosana, hosana nas maiores alturasNo texto acima a expressão Hosana (em grego hosanna) significa uma exclamação de louvor a Deus. Esse é o significado dela também nos tempos atuais. No entanto, essa expressão nem sempre teve esse significado.

A palavra Hosana tem origem na língua hebraica e é formada por duas palavras: “hoshiah” e “na”, que significam: Salva, pedimos! Era nesse sentido que ela era usada na antiguidade.

Como vimos no texto de Mt 21. 9 essa expressão perdeu seu significado inicial e, já na época de Jesus, tinha o significado de uma exclamação de louvor, que permanece até os dias de hoje.

Pronto, agora você já sabe o significado de Hosana!

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

13 comentários

  • Adalberto Matos disse:

    Ótimo! Ensinando sempre nas pequenas e grandes coisas da Palavra!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Grande abraço e obrigado pelo apoio sempre fiel caro amigo!

      Responder
  • Claudio Rodrigues disse:

    Na minha bíblia está assim:
    Em aramaico, Hosana quer dizer Salve Agora, que são as duas palavras iniciais de Salmo 118.25 (hoshia na, em hebraico). Com o tempo, essa oração passou a ser usada como expressão de louvor, com o sentido de louvado seja Deus (Marcos 11.9, ver também Salmos 118.25-26).

    É isso aí, rs…

    Responder
  • Rogerio P. Mezzalira Mezzalira disse:

    Não alcançamos o céu pelo nosso esforço, mas pelo sacrifício de Jesus. Ser cristão não siginifica apenas saber que Jesus morreu por nós, mas estar disposto a viver e morrer por ele.

    Responder
  • Vinicius Ramon disse:

    Que bom ter a oportunidade de ler textos sobre a bíblia escritos pro presbiterianos!
    Parabéns!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      valeu, Vinicius!

      Responder
  • sebastião Fernando Paes disse:

    Tenho uma dúvida ? Na santa ceia Jesus disse que o seu corpo seria dado por vós aos apos tolos e que seu seria derramado pela remissão dos pecados do mundo e de todos. Como fica os judeus diante dessa salvação?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sebastião, leia esse artigo: Como as pessoas que viveram antes de Jesus Cristo eram salvas? – http://bit.ly/nyPAKh

      Responder
  • Rodrigo Santos disse:

    Esse termo ”Hosana” em que os judeus falaram na entrada triunfal de Jesus, significa: Salva, pedimos! como foi dado o seu significado.
    Pois no povo judeu, existia a esperança de que um salvador ou libertador viria para os tirar do julgo do governo romano, em que havia uma opressão existente naquela época, quando eles (judeus) queriam sua liberdade .E Jesus foi descredibilizado ou desacreditado pelo povo judeu, por um dos motivos, que foi pela humildade de sua entrada com um jumentinho, e não com um cavalo robusto e com roupas reais, que era o pensamento do povo judeu com relação ao libertador que viria.

    Responder
  • Rodrigo Santos disse:

    Foi com humildade que ele chegou na terra, porém, foi recebido exaltado nos céus.

    Responder
  • Bruno disse:

    Eu tenho uma duvida: ha uma banda de rock que cantam historias e outros assuntos de satanismo. O nome da banda eh behemoth e ha uma musica chamada “blow your trumpets gabriel” em que eh cantado numa parte “hosana, hosana!!” Mas eles blasfemam e “pisam” no cristianismo, nao podendo ser, assim, uma adoracao. Portanto, o que o cantor quis dizer com “hosana” neste caso?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Bruno, palavras podem ser usadas com diversos objetivos. O fato de dizer uma palavra não significa que aquilo seja uma verdade na vida da pessoa

      Responder
  • fabiana disse:

    Aprendi sobre o yon kipour mais é obrigação no meu caso sendo cristâ porem não sou judia !Esse dia de sacrifício não seria apenas para os judeus ou descendentes dos judeos???

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.