A música parabéns pra você é do diabo?

Postado por em: Sem categoria

Por André Sanchez

parabéns pra você é do diabo, ratimbum, maldição, aniversário“A música ‘parabéns pra você’ que costumamos cantar nos aniversários é do diabo e carrega nela uma maldição. A palavra ‘ratimbum’ significa que você está maldiçoando a pessoa. Essa é uma afirmação que tem circulado no meio evangélico e que tem feito muitas igrejas proibirem seus membros de cantar o famoso “parabéns pra você” em suas festas de aniversários. Mas será que essa música popular carrega em si palavras de maldição?

Abaixo transcrevo o conteúdo de um e-mail [aparentemente escrito por um cristão evangélico] que tem circulado na Internet e que fala sobre esse assunto. O e-mail é de autoria não identificada:

“RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde a Idade Média. Por muito tempo cantamos inocentemente um “parabéns” para alguém que está aniversariando e, até ai, tudo bem, tudo certo. É um aniversário. O que muitos não percebem é que depois da música vem sempre o tal de Ra-tim-bum! (este é o significado: eu amaldiçôo você). Existiu até certo tempo um programa infantil chamado de Castelo Ratimbum, que tem o significado de “Castelo da Maldição”. Precisamos vigiar mais, pois a Bíblia diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento. Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoá-la? Observe que detalhe sutil: depois de dizer a palavra Ratimbum, pronuncia-se o nome do aniversariante várias vezes. Vamos ficar muito atentos para isto. Se não vejamos: quantas vezes você já cantou para as pessoas: ” É BIG É BIG (é grande, é grande), É hora é hora (neste momento, nesta ocasião): RA-TIM-BUM (Eu amaldiçôo você), Fulano, Fulano, Fulano”.

A expressão ratimbum significa mesmo eu amaldiçoo você?

A resposta é um sonoro NÃO! De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, indicado na página da USP (Universidade de São Paulo), ratimbum é uma palavra de origem onomatopaica, ou seja, uma palavra que imita aproximadamente o som do que significa. Para facilitar o entendimento, veja outras palavras de origem onomatopaica: toc toc (som de batida na madeira); vrum, vrum (som do motor do carro); piuiiii (som do apito do trem); tic tac (som do relógio), etc. Ratimbum é uma onomatopéia que indica o som do rufo (toque) do tambor (instrumento musical de percussão). Simplesmente isso! Não tem nada a ver com maldição alguma!

Como cristão posso cantar o “parabéns pra você” em festas de aniversário?

Pode e deve. Essa música faz parte de nossa cultura e não há nada que a desabone. Qualquer um que a proíba com o argumento de que alguém, ao cantá-la, estará pronunciando uma maldição, o faz sem embasamento, já que em nossa língua o significado dela é o exposto acima e não tem nada a ver com maldição alguma.

O que a Bíblia diz sobre essa questão?

O crente deve ser um pensador, não deve ser levado por qualquer coisa que lhe for afirmado, sem investigar acuradamente. Deve avaliar com bom senso e fundamentação antes de ir afirmando uma verdade. Infelizmente muitas pessoas pararam de cantar essa música baseadas em uma mentira. Não deve ser assim! “julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1Ts 5. 21). “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…” (Os 4. 6)

Assim, concluo que a música parabéns pra você e a expressão ratimbum estão liberadas para serem cantadas nas festas de crentes ou não crentes. Toda a história por traz dessas expressões não passam de invencionices sem fundamentação alguma. Superstições e nada mais!

Veja outros artigos interessantes:

49 comentários

  • va disse:

    parabéns irmão muito esclarecedor este texto, tem muitas gente que parece papagaio e vive repetindo o que ouve sem antes consultar a fonte, gostei do esclarecimento.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Muito obrigado Va. Achei importante abordar esse assunto, já que ele ainda causa dúvida em muita gente…

      Abs!!! Obrigado por ler!

      Responder
    • PROFETA disse:

      não é certo usar metade de um versiculo para justificar nada….
      principalmente algo tão mundano…
      Segue abaixo o capitulo inteiro do livro de oseias….

      Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
      Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.
      Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados.
      Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote.
      Por isso tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe.
      O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
      Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha.
      Comem da oferta pelo pecado do meu povo, e pela transgressão dele têm desejo ardente.
      Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras.
      Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar ao Senhor.
      A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração.
      O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus.
      Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.
      Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque eles mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado.
      Ainda que tu, ó Israel, queiras prostituir-te, contudo não se faça culpado Judá; não venhais a Gilgal, e não subais a Bete-Áven, e não jureis, dizendo: Vive o Senhor.
      Porque como uma novilha obstinada se rebelou Israel; agora o Senhor os apascentará como a um cordeiro num lugar espaçoso.
      Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o.
      A sua bebida se foi; lançaram-se à luxúria continuamente; certamente os seus governadores amam a vergonha.
      Um vento os envolveu nas suas asas, e envergonhar-se-ão por causa dos seus sacrifícios.

      Oséias 4:1-19

      Responder
  • Claudio Rodrigues disse:

    Quer dizer que fui enganado??

    Talvez eu possa estar errado e seja somente um ponto de vista meu, mas acho que a coisa não funciona desse jeito. Vejo várias pessoas criticando a árvore de natal, porque antigamente penduravam cabeças, vejo pessoas criticando o baralho, pois dizem que foi criado por um rei com más intenções e blablabla.

    Acredito que tudo que faz, independente do que faz, o que conta é o seu coração, é o que está sentindo e o que está passar a outras pessoas. Mesmo que a palavra ratimbum tivesse mesmo algum significado ruim, tenho certeza que ninguém a diz querendo realmente amaldiçoar ninguém, então não creio que isso faria sentido. Se fosse assim, qualquer um que lesse a bíblia estaria fazendo algo bom, já que a bíblia é algo bom.

    Nunca tive paciência para esse tipo de bobagem: “diz isso pq é pecado, não diz aquilo pq foi criado para fazer o mal”. E o meu coração? Não diz a bíblia que Deus nos conhece por ele?

    Acho que as pessoas deviam parar de se preocupar com o que é fútil e dar mais valor ao amor que Cristo nos ensina viver.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Realmente, Cláudio, a intenção conta bastante. Concordo com o que você disse. No entanto, faria apenas uma observação: é importante observar que a Bíblia diz que quando sabemos que algo, por exemplo, é sacrificado a algum ídolo, (por causa de nosso testemunho e não do ídolo em si), devemos avaliar se vale a pena continuar a fazer aquilo sob a pena de dar mau testemunho aos fracos na fé.

      Se a palavra Ratimbum representasse algo que tivesse realmente alguma conotação maligna, talvez tivéssemos que evitá-la (depois de refletir bem), não por causa dela em si, pois Deus santifica, e como vc disse, ninguém a usa com o sentido de amaldiçoar ninguém, mas pelo testemunho para com os fracos na fé. Só isso…

      “1Co 8:8 Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos.
      1Co 8:9 Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos.
      1Co 8:10 Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos?
      1Co 8:11 E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.”

      É mais um cuidado mesmo…

      Obrigado por comentar.

      Responder
  • Grazielli disse:

    Parabééééns pelo texto,nossa ótimo mesmo!
    vai tirar as dúvidas de várias pessoas,assim como tirou a minha.
    Deus abençoe.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valeu, Grazielli!!!

      Obrigado por ler!

      Responder
  • Danielle Sueli disse:

    Nossa, me sinto bem melhor a respeito disso.
    Você é demais mesmo. Glória a Deus por sua vida! Bjs

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Danielle!! Espero ter contribuído…

      Obrigado pela visita!!

      Responder
  • Leonardo disse:

    Em festas lá da igreja, nós temos outra versão desta música:

    “Parabéns pra você,
    Nesta data querida,
    Muitas felicidades,
    Muitos anos de vida!

    Parabéns pra você,
    Nesta data querida,
    Muitas felicidades,
    Muitos anos de vida,

    É benção, é benção, é benção, é benção, é benção!
    É glória, é glória, é glória, é glória, é glória!
    Com Je-sus!!!!!
    Fulno, fulano, fulano, fulano…….”

    Não há nada que desabone, e mesmo que não fosse esta versão, com certeza poderíamos cantar esta música sem problemas (também, após uma ótima explicação como essa).

    Abraços!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gostei da versão de vocês, Leonardo!!!

      Abração e obrigado por ler!!

      Responder
      • Leandro disse:

        André eu aprendi que o incoveniente é o final quando as pessoas gritam: E para fulano nada. Sempre entendi o ra tim bum como onomatopéico também mas em minha casa também decidimos substituir o final por uma versão parecida com a do Leonardo que segue abaixo:
        E para fulano tudo, tudo
        Então como é que é.
        É hora é hora é hora de dar glória
        à Jesus por sua vida por sua vida.

        PS.: Muito funny escrever a letra do parabéns a você gospel.

        Responder
        • Leandro disse:

          Corrigindo:

          E para fulano tudo, tudo
          Então como é que é.
          É benção É benção
          É uma porção de benção
          É hora é hora é hora de dar glória
          à Jesus por sua vida por sua vida.

          Responder
  • CHACAL disse:

    …O cara manda um viral pra geral por email e quer que todos acreditem nessa ideia louca de que RATIBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde a Idade Média – de onde ele tirou essa informação???

    A melodia de Parabéns pra você tem origem na canção Good Morning to All (Bom Dia a Todos) de Preston Ware Orem publicada em 1893 e oficialmente registrada em 1935 pela Summy Company, empresa para a qual Orem compôs a canção.

    No Brasil, a rádio Tupi do Rio de Janeiro organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de Happy Birthday To You (Feliz aniversário para você). A vencedora foi a paulista Bertha Celeste Homem de Mello, que até sua morte, em 99, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu: Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida.

    SHALOM..1

    Responder
  • dinei disse:

    vou elaborar perguntas bem dificeis para vc querido irmao fica na paz saudades.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Hahaha… Beleza, Dinei!!! Saudades também… pode mandar!!!

      Abração!!!

      Responder
  • Jessica Arantes disse:

    André otima explicação, eu realmente estava com duvida sobre isso :)
    Mandei seu site para varias pessoas que tbm estavam com duvidas, eperam que resolva as duvidas delas e gostem do blog, eu gosto e leio sempre :)

    Deus te abençoe!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valeu, Jéssica… sempre que tiver dúvidas pode mandar que terei prazer em buscar a resposta. No menu do blog tem uma opção pra você mandar duvidas.

      Abração e obrigado pelos comentários!!!

      Obrigado também por compartilhar o blog com outras pessoas!! =)

      Responder
  • Helayne Andrade disse:

    Adorei a versão que desmistifica a demonização da música que cantamos para comemorar mais um ano de vida!
    O nosso povo é muito sábio para ficar repetindo uma coisa que faria mal ao aniversariante.
    Parabéns ao autor!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Helayne. Passe sempre por aqui para prestigiar nossos artigos!!

      Abs!

      Responder
    • Jurandir Santos disse:

      ASSIM COMO UM COPO COM ÁGUA COM UM POUCO DE VENENO DEVE SER DESCARTADO POR COMPLETO, ASSIM DEVE SER DESCARTADO, TUDO QUE ACOMPANHA UM RITUAL NÃO CRISTÃO. Aniversário natalício é um ritual PAGÃO,tudo que apoia ou contribui para isso é PAGÃO também. Como dito acima a comida pertence a DEUS,1 Cor.8:8; 10:23 já a musica foi feita exclusivamente e especificamente e unicamente para esse ritual,sendo assim não pertence a DEUS nem dá louvor a ELE,enaltece sim o aniversariante,(e sem saber está agradando aos demonios, 1 Corit. 10:19-21 porque isto desagrada a DEUS). Resumindo temos que IMITAR a CRISTO que nem comemorou o próprio nascimento NEM PARTICIPOU no de ninguém,NEM seus discípulos. Quem segue tradições dos homens invalida a palavra de DEUS. Mat. 15:6. Temos que fazer a vontade de DEUS mesmo que não entendamos plenamente,se quisermos, claro, receber DELE, as bençãos eternas.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Nunca vi tanta baboseira junta! Comemorar aniversário é pecado? Cite-me onde isso está na Bíblia.

        Outra coisa, se tudo que Cristo não fez não pode ser feito, então não ande de carro pois Cristo não andou. Não vá ao médico porque Cristo não foi. Não case porque Cristo não casou…

        Jurandir, essa teologia que você está apresentando está bem longe da boa teologia bíblica.

        Responder
  • monique da silva lopes disse:

    olá tudo bem? meu nome é Monique e sou de outra religião, busquei as informações pelos comentários de membros da minha família que deixaram de cantar o parabéns pra vc por causa da palavra supostamente “amaldiçoada” ra-tim-bum. Agora já tenho argumentos com embasamento, obrigada adorei seu blog e continue assim…buscar informação e adquirir conhecimento é sempre bom!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Fico feliz, Monique. É sempre importante buscar o conhecimento que nos liberta das crendices e superstições…

      Abs!!

      Responder
      • anderson l m disse:

        ISTO É BIBLICO ASSIM COMO ABRAÃO FEZ EU TBM FAÇO : ADORO AMO ME PROSTO E OBEDEÇO E SIGO O RESPEITO A UM SÓ PAI E UNICO CRIADOR DE TODAS AS COISAS, E AQUELE QUE SEGUE OS PRINCIPIOS DESTE MUNDO E É AMIGO DAS COISAS AKI DA TERRA É INIMIGO DE YHWH(PRONUNCIA + CORRETA YAOHU/YAHWEH – HEBRAICO) ABANDONAIS OS COSTUMES DESTA TERRA E TENDE AMOR E MISERICORDIA ABANDONAIS O MAL PORQUE O RESTO JAS NO MALIGNO E TUDO É CONFUSÃO, O INIMIGO RECEBEU OS REINOS DA TERRA E NA TERRA TD ELE CONTROLA, RESUMIINDO EU CLAMEI E ELE ME OUVIU E ME MOSTROU TUDO O QUE É CERTO E ERRADO HOJE SEI O QUE É MILAGRE TENHO UMA FAMILIA MUITO FELIS APESAR DAS DIFERENÇAS NA RELIGIAO POIS NAO SOU DE NENHUMA RELIGIAO GRAÇAS A MEU PAI ETERNO CRIADOR DE TODAS AS COISAS DO UNIVERSO PORQUE ELE DISSE ´´ EU SOU O PRIMEIRO E O ULTIMO E ALEM DE MIN NAO HA MAIS NINGUEM´´ SE ELE DISSESSE ALEM DE MIN HA MEU FILHO E O ESPIRITO SANTO AÍ ERA OUTRA COISA MAS O NOSSO PAI É O UNICO QUE PODE NOS SALVAR COMO DIS EM ISAIAS(43;11) CLAME COMO DIS EM JEREMIAS 33;3 POR ISSO NAO CLAMO A SENHOR DEUS JESUS JEOVA E OUTROS (YAOSHUAYAOHU=ISAIAS 52 – 66 . QUE O PAI CELESTIAL ABENÇOE A TODOS AMÉM!

        Responder
  • Bianca Ambrozio disse:

    KKKK…ISSO E DEMAIS……

    Responder
  • Bruna disse:

    oi André?sabe a biblia nao fala de nenhuma festa de aniversario a nao ser tragedias…vc deve saber,esse tal do rá tim bum eu ja sabia que é satanico nao é de hoje que sei pois pesquisei a muito tempo,se ser cristao é seguir a cristo eu nao me lembro de falar na biblia de nenhum aniversario de Jesus,pois ser cristao é seguir seus passos eu nao vejo nenhuma festa de aniversario na biblia que comemora isto,sim festas normais td bem mas aniversario……aaa nao sei nao tenho certeza que nao.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Bruna, você já andou alguma vez de carro?

      Responder
  • Sônia Machado Candido disse:

    Amado André, parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de deixar aos interessados e aos desavisados (leigos) uma matéria sobre o VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA RATIBUM, que é o site da FAPESP (http://revistapesquisa.fapesp.br/2004/08/01/o-brasil-que-as-arcadas-vislumbram/), uma fonte muito fidedigna, ao contrário do “surtado” que lançou na internet esta grande mentira sobre a história do parabéns. As pessoas precisam de mais discernimento de Espírito e parar de ficar acreditando em um monte de besteirol que lançam por aí, sem nenhuma base histórica e sem nenhuma fonte real. Essas lendas ganham crédito por causa do número de pessoas que são, infelizmente, muito místicas e vivem na religiosidade. Está faltando a estas pessoas o verdadeiro conhecimento sobre o que é REINO. Quando elas entenderem o que significa REINO, aí elas vão parar de acreditar e de temer estas besteiras todas e viver bênçãos, como eu tenho vivido para a honra e glória do ETERNO, até porque, segundo Provérbios 26:2 “Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá” A maldição sem causa não se cumpre. De acordo com este versículo, se uma maldição é lançada sobre você, mas não há causa para isso, então ela não “pega”. Em outras palavras, não surtirá nenhum efeito, pois mesmo uma maldição precisa de uma causa para que funcione contra você. Sem causa não há efeito.
    E, segunda as Escrituras Sagradas fomos ungidos para pisar serpentes e escorpiões, para anular ações contrárias preparadas por principados e potestades, para libertar cativos e oprimidos, e em tudo que tocarmos abençoado será, etc, etc… Ou seja, nos foi outorgado PODER PARA ANULARMOS TODAS AS AÇÕES CONTRÁRIAS. A Bíblia está cheia de afirmações e promessas sobre como sermos mais que vencedores e ainda tem crente cheio de superstições por aí. Ninguém toma posse da herança que nos foi dada. Affff!!!!!!!!! Depois não querem ser chamados de fracos, medrosos, religiosos, fariseus, místicos, etc. QUEM SABE O QUE É REINO SABE QUE TUDO PODE, QUE É BEM AVENTURADO EM CRISTO E QUE É O PODER DE DEUS QUE LHE DÁ A VITÓRIA. SABE QUE ESTÁ SOB A AUTORIDADE DE UM REINO QUE NADA PODE ABALAR, PORQUE AQUELE QUE ESTÁ EM NÓS É MUITO MAIOR DO QUE AQUELE QUE ESTÁ NO MUNDO.
    Como estas pessoas irão libertar cativos e oprimidos se só entrará nos céus os corajosos, os que têm espírito de ousadia?
    SÓ A INTIMIDADE COM DEUS QUE FAZ VENCER ESSES TEMORES E FAZ CAIR AS ESCAMAS DO OLHOS, AMÉM?
    Que bom André que você vê como as águias. Que o PAI o abençoe com todas as sortes de bênçãos celestiais a cada dia mais.
    Abraços Fraterno.
    Shalom Aleichem
    Pra. Sônia Machado Candido (psicóloga e capelã)

    Responder
  • cris disse:

    ouvi isso pela primeira vez hoje e vim pesquisar e desculpe o preconceito ma tinha q ser coisa de evangélico

    Responder
  • Raphael Fratel disse:

    Bem que a Biblia disse que hoje haveria instrutores que somente fariam cocegas nos ouvidos de seus adeptos. Este texto é uma piada! A Bíblia condena expressamente a idolatria e a festa de aniversário é uma festa idólatra, tanto que os cristãos do primeiro século não comemoravam esta festa e ainda a consideravam pagã é só ler nos livros de história.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Raphael, me prove biblicamente que comemorar um aniversário é idolatria que eu me retrato imediatamente

      Responder
      • Raphael Fratel disse:

        André, espero que você seja uma pessoa de mente aberta e não focalize somente em ter a razão. A questão não é quem tem razão, mas qual é a forma correta de adorar a Deus. Na Bíblia há somente dois relatos de aniversário e eram comemorados por pessoas de outras nações que não seguiam a Deus e uma das leis que Deus deu a Israel era de não se associar com eles justamente para que estes costumes não os influenciassem. Quanto a festa de aniversário ser uma festa idólatra é ó pesquisar a sua origem de onde veio!

        Veja este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anivers%C3%A1rio

        Quanto seu argumento se Jesus andou de carro… O carro não existia naquela época, mas a festa de aniversário sim, e Jesus não foi em nenhuma. A unica festa que Jesus foi foi a uma de casamento o qual o originador é o próprio Deus!

        André, Temos de ter muito cuidado por que como a Biblia diz “O mundo inteiro já no poder iniquo!” (1 João 5:19) e “E não é de admirar, pois o próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz.” (2 Corintios 11:14). Então o Diabo pode usar comemorações que PARECEM ser boas para nos influenciar a fazer coisas que Deus odeia, como a idolatria.

        Espero sinceramente que considere este assunto em oração, como disse não para mostrar se fulano ou sicrano tem razão mas para adorar a Deus da maneira que ele merece ser adorado!

        Abraços!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Raphael, quer dizer que você está fazendo doutrina em cima de dois exemplos de ímpios? Nunca vi tamanho absurdo. Há exemplos de ímpios tomando banho e fazendo “N” coisas na Bíblia. Não vamos tomar banho e fazer diversas dessas coisas pelo fato dos ímpios as fazerem?!

          Querido, doutrina se faz em cima das ordenanças de Deus e não sobre o exemplo citado de ímpios. E outra coisa: nem todas as ações que os ímpios praticam são más. Meu pai, por exemplo, não é cristão, mas tem atitudes de amor e abençoadas na família. Precisamos ter cuidado com esse legalismo absurdo que foi reprovado por Jesus, cheio de “toque” e “não toque”.

          Responder
          • Raphael Fratel disse:

            Você leu sobre a origem da festa de aniversário? Se você ler vai entender… mas como eu disse… não é uma discussão sobre quem tem a razão.

          • André Sanchez disse:

            Raphael, você pesquisa a origem de cada coisa que usa ou que faz antes de fazer? Qual é a origem de seu computador que está usando agora? Será que não foi inventado por um satanista que queria difundir a mensagem do diabo? E essa cadeira, essa luz acesa, qual a origem delas?

            Irmão, o diabo é usurpador. A origem de todas as coisas é Deus, ele é o criador. O diabo usurpa, mas podemos fazer bom uso das coisas consagrando-as ao Senhor que é o criador. É por isso que você pode, por exemplo, estar usando algo que nem sabe que foi consagrado ao diabo, mas que, pela graça de Deus poderá ser usado por um crente para a bênção, pois Deus é o criador.

  • Raphael disse:

    André, Os exemplos que voce usa como carros, computadores, luz eletrica e etc… Não são base para comparações para o assunto em questão. Isso porque estamos analisando não um OBJETO mas sim um COSTUME. E este COSTUME – a festa de aniversário natalício não eram comemorados pelos cristãos do primeiro século como Pedro, Paulo e os outros apóstolos bem como todo o restante dos cristãos. Não comemoravam por que a consideravam como o que ela realmente é, uma festa pagã! Aplicavam o que Cristo disse em João 17:16 “Não fazem parte do mundo,assim como eu não faço parte do mundo.”

    Concordo com você André que nem todas as coisas temos de pesquisar ou procurar origens, mas outras como o assunto em questão não só é necessário como temos de fazer isso. Pense no seguinte: Você comeria um doce encontrado no lixo só por que é um doce? A origem em certos assuntos conta e muito para Deus!

    Não concorda que se não é para levarmos em conta o que os cristãos do passado fizeram, por que Deus registraria isso na Bíblia? Isso entra em conformidade com 1 Corintios 10:11 que diz: “Ora, estas coisas lhes aconteciam como exemplos e foram escritas como aviso para nós, para quem já chegaram os fins* dos sistemas de coisas.”

    Por favor Andre leve em conta que os nossos antepassados cristãos foram perseguidos não só por não comemorarem aniversários, mas por não fazerem parte do mundo. E foram bem sucedidos em sentido espiritual. Portanto esta atitude deles nos deixa um exemplo para seguir de perto.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Raphael, essa separação foi você quem fez? Assim fica fácil, você cria os parâmetros que podem ser usados ou não. Mas falando em costumes, você pesquisa todos os costumes da sua sociedade para ver a origem deles antes de incorporá-lo em prática diária? Seja sincero.

      Responder
      • Raphael Fratel disse:

        André, é muito importante sabermos a origem sim, NÂO DE TODOS os costumes. Mas fundamentalmente precisamos e devemos SIM saber a origem de COSTUMES RELIGIOSOS. Por que? Por que André a Bíblia diz que há religiões falsas que adoram deuses falsos, e Deus não quer que seus servos compartilhem de seus costumes. Veja o que A Palavra de Deus (não eu) diz sobre compartilhar costumes da religião falsa.

        Apocalipse 18:4: “E ouvi outra voz saída do céu dizer: ‘Saí dela, povo meu, se não quiserdes compartilhar com ela nos seus pecados e se não quiserdes receber parte das suas pragas’.”

        Notou André? Com certeza não queremos partilhar praticas pagas provenientes da religião falsa. Sobre se a festa de aniversário é proveniente da religião da falsa não resta dúvidas. Releia um trecho do link que postei anteriormente:

        “Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração – com o requinte de velas acesas – nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício, pois o consideravam como um costume pagão.”

        E esta é apenas uma unica fonte de muitas que mostram que os nossos irmãos do passado não se envolviam com esta festa por que sabiam do perigo espiritual que esta representa.

        Considere isto André, por favor… Não deixe que tais costumes manche a sua adoração a Deus. Deus quer que sejamos amigos dele, veja: Tiago 4:8 :”Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”.

        Com certeza não queremos ter a inimizade de Deus. Veja o que diz Tiago 4:4: “Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Isso apenas se esse costume for contrário ao que a Bíblia prega Existem muitos costumem que não ferem a Palavra de Deus e não há problema algum em praticá-los, ainda que tenham sido praticados por pessoas que não cultuavam a Deus.

          Responder
          • Raphael Fratel disse:

            E o que você acha André. Diante de todos os textos mencionados, de sabermos da origem do aniversário, e sabermos também a atitude dos cristãos do primeiro seculo quanto a esta festividade. Acha que este costume fere ou não a Palavra de Deus?

          • André Sanchez disse:

            Raphael, A Bíblia não proíbe comemorar aniversários. Ela apenas menciona duas ocasiões em que foram comemorados aniversários não desaprovando o fato. Se a Bíblia não legisla contra isso não tenho poder de criar uma lei contrária a isso.

            Inclusive no dia 03/02 comemorei meu aniversário com minha família, numa reunião de comunhão e unidade, onde fomos gratos a Deus por mais um ano de vida. Não houve qualquer pecado nisso, pelo contrário, inclusive foi uma ótima oportunidade de falar de Deus a familiares que não conhecem Jesus.

            O que disso passa é de um fundamentalismo que a Bíblia não apoia.

  • Raphael Fratel disse:

    Realmente é uma pena André! Me sinto muito contristado no meu coração por você fechar os olhos para o obvio. Diante de tantas evidencias claras e irrefutáveis da origem desta festa e do excelente exemplo dado por nossos irmãos do passado, ainda assim você insiste em não enxergar a verdade.

    Mas note o seguinte: Este trecho é do texto acima que você mesmo publicou, são palavras suas:

    “O crente deve ser um pensador, não deve ser levado por qualquer coisa que lhe for afirmado, sem investigar acuradamente. Deve avaliar com bom senso e fundamentação antes de ir afirmando uma verdade.”

    Mas quando você é convidado a fazer isso você se esquiva… Não quero critica-lo de forma alguma André, sinceramente senti afeição por ti. E por isso realmente gostaria que você cresse.

    Lembra das palavras de Jesus em Mateus 7:21? Diz assim:

    “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas obras poderosas em teu nome?’ Contudo, eu lhes confessarei então: Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei”

    Percebeu André o que vai contar para Jesus é se fizemos a vontade de Deus. Muitos dirão naquele dia que fizeram muitas coisas em nome de Jesus, mas o próprio Jesus os repudiará por que não fizeram a vontade do pai.

    Os cristãos do passado fizeram a vontade do Pai. Eu estou tentando seguir o exemplo deles. Agora é contigo! Como todos somos dotados de livre arbítrio a escolha é sua!

    Abraços!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Só uma pergunta para você: Tudo que homens ímpios fizeram e que está registrado na Bíblia deve ser rejeitado pelo homens justos?

      Responder
      • Raphael Fratel disse:

        Não TUDO, mas a MAIORIA SIM. Lembra-se da Lei que Deus deu a Israel em Deuteronômio 7:2-6, sobre se misturar com os não adoradores de Deus?

        “E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas. Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura. Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.”

        Veja que o SENHOR disse que espatifaria os altares deles… ou seja os ATOS IDOLATRAS DOS IMPIOS NÃO DEVEM SER COPIADOS… Deus queria proteger Israel da mancha da Idolatria dos impios, e quer nos proteger agora também. Mas isso não significa que todas as ações deles são impias.

        E se for para copiar alguém, prefiro copiar Abraão, Isaque, Jacó, Jesus, Pedro, Paulo e etc etc etc, que não comemoravam esta festa por considera-la pagã, do que os impios que praticavam isto como o Faraó do Egito e o o rei Herodes (que inclusive na festa dele foi decapitado João Batista).

        A Bíblia também não tem um mandamento direto como: ‘Não deves fumar’. Mas os princípios contidos nela nos mostram que este hábito é errado, por que polui o nosso corpo e em 2 Corintios 7:1 nos fala para nos ‘livrarmos da imundice da carne’.

        Com certeza André você não vai achar uma lei direta na Bíblia para muitas coisas, mas quando levamos em conta sua origem e o contexto da Bíblia conseguimos discernir qual é a vontade de Deus.

        André faça isso assunto de oração, ore sinceramente a Deus sobre isso. Voce não tem nada a perder por dar uma consideração a este fato. Pelo contrário, Deus valoriza quando nos esforçamos em adora-lo como ELE merece!!

        Abraços!!!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Raphael, já fiz isso, inclusive escrevi hoje um texto refutando essa ideia absurda de não comemorar aniversários e publiquei no blog para instruir as pessoas a se libertarem dessas regras farisaicas sem qualquer embasamento bíblico, pelo contrário, antes, que fazem crentes viverem como escravos no tempo da graça.

          Responder
  • Elizama disse:

    André,
    Apenas gostaria de saber a fonte de sua informação sobre o significado da palavra “ratimbum”?

    Responder
  • krys disse:

    eu acho que nois cristao devemos e orar e vigiar. eu nao me importo com essas bobeira eu quero e somente adora ao senhor…

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.