Deus falando de Sua soberania

Postado por Presbítero André Sanchez, em Deus é grandioso, Onipotente, Soberania | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Por André Sanchez

soberania de Deus na bíblia, Deus soberano, soberania, poder, domínioSoberania é autoridade suprema, domínio. É a qualidade daquele que governa com poder absoluto. O soberano é aquele que está acima de qualquer controle, é absoluto, incontestável.

O que o próprio Deus diz de Sua soberania nas Escrituras Sagradas?

Na Sua auto-revelação a Abrão, Deus se denomina Todo-Poderoso. Aquele que daria um filho a Abrão e a Sarai mesmo sendo eles velhos. “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” (Gn 17. 1)

Deus revela-se como dono dos fatos e autor atuante da história, pois a Sua vontade prevaleceria sobre a vontade dos egípcios e o povo de Israel seria libertado à força por Ele. “Saberão os egípcios que eu sou o SENHOR, quando estender eu a mão sobre o Egito e tirar do meio deles os filhos de Israel.” (Ex 7. 5)

Deus demonstra que age diretamente na história e requer para Si a autoria dos fatos. “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” (Ex 20. 2). E: “…Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu é que vos fiz subir do Egito e vos tirei da casa da servidão” (Jz 6. 08)

Deus se apresenta como o Soberano Deus. Aquele que toma as decisões a respeito da vida, aquele que determina e faz cumprir a Sua vontade. “Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.” (Dt 32. 39)

Deus chama para Si o título de Criador supremo de todas as coisas. “Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra” (Is 44. 24)

Deus chama para si o controle soberano dos elementos de Sua criação. “Pois eu sou o SENHOR, teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas—o SENHOR dos Exércitos é o meu nome.” (Is 51. 15)

Deus testifica que Ele não tem limitações e nem dificuldades. “Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?” (Jr 32. 27)

Deus chama para si o direito irrevogável de fazer a Sua justiça. Um julgamento pleno e eficaz. “assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu estendo a mão contra os filisteus, e eliminarei os queretitas, e farei perecer o resto da costa do mar. Tomarei deles grandes vinganças, com furiosas repreensões; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tiver exercido a minha vingança contra eles.” (Ez 25. 16-17)

Deus determina o que para nós é futuro. O futuro para Ele é presente, pois Ele determina. Ele faz acontecer de acordo com Seus planos soberanos. “As cidades habitadas cairão em ruínas, e a terra se tornará em desolação; e sabereis que eu sou o SENHOR.” (Ez 12. 20)

Deus mostra que permite aquilo que é conforme Seus planos. Até o mal está debaixo de Sua mão soberana. “e permiti que eles se contaminassem com seus dons sacrificiais, como quando queimavam tudo o que abre a madre, para horrorizá-los, a fim de que soubessem que eu sou o SENHOR.” (Ez 20. 26)

Deus demonstra que está acima das autoridades da terra. Ele as governa, sejam boas ou sejam más. Ele as levanta e as destituí. “Levantarei os braços do rei da Babilônia, mas os braços de Faraó cairão; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu puser a minha espada na mão do rei da Babilônia e ele a estender contra a terra do Egito.” (Ez 30. 25)

Deus revela que nenhuma rebeldia prevalecerá perante Ele. “Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.” (Rm 14. 11)

Deus fala muito mais de Sua soberania na Bíblia. Mais pararei por aqui. Quero finalizar mostrando qual deve ser a nossa atitude diante desse Deus soberano, que mesmo sendo tão poderoso, mantém a porta aberta entre nós e Ele:

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Sl 111. 10)

Veja outros artigos interessantes:

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp