O que significa gentios?

Postado por em: O que significa isso?
gentios, antigo testamento, Bíblia

A primeira coisa a se dizer a respeito dessa expressão é que ela não tem nada a ver com a palavra “gentil”, que significa generoso, amável, cortês, e da qual deriva a palavra gentileza. A expressão “gentio” tem outro significado como veremos a seguir.

Para entendermos bem essa expressão, precisamos olhar um pouco para o passado. Lá no Antigo Testamento vemos registrado que Deus escolheu um povo para ser o Seu povo, aqueles que representavam o Seu nome e a quem Ele deu as Sagradas Escrituras. Esse povo é bastante conhecido pelo nome de judeus.

A Bíblia também os identifica como hebreus, povo de Deus, israelitas, povo de Israel. Todas estas designações indicam o mesmo povo, os judeus.

Temos alguns personagens muito famosos que eram deste povo, como Abraão, Moisés, Davi, Salomão, Jesus Cristo, Paulo, Pedro, etc.

Sendo assim, gentios são todas as pessoas que não são do povo judeu. Eu sou um gentio e provavelmente você também seja. Qualquer pessoa que não seja um judeu se enquadra como sendo parte do povo gentio. Na Bíblia o povo não-judeu é designado pelo nome de gentios.

Quando Paulo diz “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Ef 3. 8),ele está querendo dizer que foi dada a ele a graça de levar a palavra de Deus aos gentios, ou seja, aos que não são judeus.

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso?

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

32 comentários

  • Janise, Com ou Sem Crise disse:

    Simples, direto e objetivo.

    Agora já sei que gentio, não é gente que é tio.
    Obrigada

    Responder
    • Mateus Humildade disse:

      kkkk, verdade.

      Responder
  • Metushelach Ben Levy “מתושלח” disse:

    Auxiliando na compreensão do termo, Gentio provêm do Hebraico Goy (גוי) que significa nação ou povo; Nas Escrituras figura pela primeira vez em Gn. 10:5, em referencia à divisôes entres os descendentes de Noach (Noé), mas tambem há reverência ao proprio povo Judeu como em Gn. 12:2 na promessa à Avrahan (Abraâo) de fazer dele uma Goy Gadol (Grande Nação), ou Ex. 19:6 na designação de Israel como uma Goy Kadosh (Nação Santa).

    Espero ter contribuido.

    Fiquem na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    Responder
  • zelia almeida disse:

    André, vc tá de parabens, pq, tem gente, pregando á palavra, mas explicar, ensinar que bom,nem em sonho!são todos cheios dos preconceitos..forte abraço.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Zélia! Precisamos cada vez mais explicar a Palavra para que as pessoas a entendam melhor!

      Abs!!

      Responder
    • Wanessa disse:

      É vdd estou engatinhando na palavra ainda, e procuro muito entendimento para seguir conforme a palavra, mas hoje em dia não querem pregar a palavra e sim oque os “crentes” querem escutar!

      Responder
  • cinthia disse:

    Obrigado André não tenho um dicionario biblico foi o jeito eu proucurar na internet até que encontrei o significado bem simples que facilitou minha compeensão,que Deus abençoe voce e sua familia espero encontrar aqui outras palavras que eu possa entender.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado por ler, Cinthia! Espero que os artigos estejam sendo úteis a você!

      Abs!

      Responder
  • Cirila Resende disse:

    Eu não entendia o que era circuncisão, mas agora com as explicações de André Sanchez estou bem ciente do seu do seu significado. Louvo a Deus pela sua vida. Que Deus continui te abençoando!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom Cirila! Deus abençoe seu aprendizado da Palavra!!

      Abs!!

      Responder
  • Fabio Oliveira disse:

    COM POUCAS PALAVRAS ME DEIXOU BEM ESCLARECIDO, OS COMTEUDOS BEM EXPLICADO FICOU BEM CLARO O QUE EU QUERIA SABER PARABÉNS.

    Responder
  • Pedro Aparecido Gomes da Silva disse:

    Pedro de Curitiba, valeu o esclarecimento; gentil nos dias atuais pode ser todos aqueles que ainda não conhece a palava de Deus.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Pedro, o correto é “Gentio”. Gentil com “l” vem de gentileza. Assim, Gentios, são todos que não são judeus.

      Abs!

      Responder
  • deomira maria sauer disse:

    Uma explicação simples e objetiva . Obrigada!

    Responder
  • IONE MEIRE SOUSA ARAUJO disse:

    OI, CONGREGO NA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS (TEMPLO CENTRAL DE FORTALEZA)
    (o correto é “Gentio”. Gentil com “l” vem de gentileza. Assim, Gentios, são todos que não são judeus.)
    ESSA EXPLICAÇÃO ESTÁ MUITO CLARA E BASTANTE OBJETIVA, POIS ESTAVA TENTANDO EXPLICAR PARA UMA CATÓLICA A PASSAGEM EM MATEUS 6- 5,6,7 E 8, PRA MIM FICOU ALVO COMO A NEVE MAS PRA ELA PEÇO ORAÇÃO PARA QUE O ESPIRITO DE DEUS A CONVENÇA DE TAL CEGUEIRA.

    Responder
    • regina celia disse:

      Misericórdia, Senhor!! Tinha que atacar um cristão católico

      Responder
  • Jaime Alves de Melo disse:

    A Palavra de Deus nos diz em Gênesis, cap. 10, vs. 05: “Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações”; aliás, já citado por um comentarista. Todavia, baseando-se no texto: conclui-se que os gentios; são povos pré-adâmicos, porque: se os filhos de Jafé repartiram as terras dos gentios, nas suas nações, segundo a suas línguas; haja vista, que não existe nação sem território e sem uma língua própria; mesmo porque os descendentes de Adão (primeiro patriarca) tinham morrido no dilúvio, ou não? Ou como os filhos de Jafé ao imigrarem para o ocidente, como tudo indica, já encontraram nações povoadas por gentios, com territórios e línguas? A propósito, quem iria matar Caim, quando ele matou Abel e foi condenado a viver fugitivo e errante na terra de Node? (Gen. 04, v.14); não seria os gentios também? Vamos estudar mais a Biblia, minha gente!

    Responder
  • Antonio de Freitas disse:

    Amado irmão andré que deus lhe use mais e mais assim DEUS alcançará a godol ,com diz o irmaõ metushelach ben levy cada alma eclarecida e liberta tornando a grande nação.

    Responder
  • Roberta disse:

    Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos!

    Que bênção encontrar pessoas assim: Ungidas pelo Espírito Santo de Deus. Esplicou, muito bem explicado, de forma compreensível e para todos que buscam compreender melhor a Santa Palavra de Deus!
    Obrigada, Senhor pela vida de André.

    Sou católica, respeito qualquer religião e amo a reciprocidade. É muito bom!

    Que Deus nos abençoe!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado por ler meu blog, Roberta!

      Responder
    • regina celia disse:

      è isso aí, Roberta! Amém!

      Responder
  • celia santos disse:

    Sou espírita, estudo o evangelho e atualmente estou lendo o livro”Paulo e Estevão” que conta toda a trajetória desse magnífico discípulo do nosso querido Mestre Jesus, sua oratória e pregação aos gentios. Maravilhoso.

    Responder
  • romualdo disse:

    tenho informações extras biblicas que os pais de jesus eram gentios, sendo assim tb ele era, e que paraser reconhecido entre o povo judeu tinha que ser circuncidado e assim Ele foi.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Romualdo, eles não eram gentios, eram judeus

      Responder
  • esmael sou da cidade de curitiba pr disse:

    Foi muito bom André bem objetivo obrigado fique na paz do sr.Jesus.

    Responder
  • carlos disse:

    Quem são os verdadeiros GENTIOS?

    ESTAS, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio. Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.E os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma.
    E os filhos de Javã são: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim. Por estes foram repartidas as ilhas dos GENTIOS nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações. Gênesis 10:1-5

    PAULO nome romano de SAULO, APÓSTOLO dos GENTIOS, o maior vulto da Igreja primitiva (At 13.9). Israelita da tribo de Benjamim (Fp 3.5) e FARISEU (At 23.6), era cidadão romano por ter nascido em TARSO. Foi educado em Jerusalém aos pés de GAMALIEL (At 22.3; 26.4-5). perseguidor das igreja, escreveu mais nove cartas (EPÍSTOLAS DE PAULO). Diz as escrituras que foi libertado e realizou trabalhos missionários por mais 3 anos. Foi preso novamente e executado em Roma,provavelmente em 67 d.C., no tempo de NERO.

    EPÍSTOLAS DE PAULO
    As treze cartas que Paulo escreveu: Rm, 1Co, 2Co, Gl, Ef, Fp, Cl, 1Ts, 2Ts, 1Tm, 2Tm, Tt e Fm.

    Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos GENTIOS, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Mateus 10:5 -7

    E HAVIA em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da corte chamada ITALIANA, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Atos 10:1-5

    Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;
    Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra.
    E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. Atos 13:45-48

    Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
    Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério; Romanos 11:11-13

    Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
    Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Efésios 2:11-13

    Resposta os verdadeiros Gentios: OS EUROPEUS

    Responder
  • elcinio disse:

    Outra interpretação para os gentios: Mt ( 4:15) A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia dos gentios;
    O dialeto Galileu era uma fonte inesgotável de caçoadas para os judeus. Pedro também era de raça gentia; Mt (26:73) 73 E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Mc (14:70) Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu, e tua fala é semelhante. Mt (26:69) Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Então se Jesus era galileu(da galileia) assim como seus pais, era também um gentio como Paulo na comparação que a fala de Paulo também era semelhante à de Jesus conforme o versículo acima. Portanto quem morava na galileia era estrangeiro e não judeu. Os Judeus odiavam os gentios, tanto é, queriam Jesus crucificado, claro, crucificação armada pelos romanos, pois se fosse pelos judeus, seria apedrejado. Leia Tb Macabeu I (5:15).
    Atos (1:10,11) E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Outra interpretação para os gentios: Mt ( 4:15) A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia dos gentios;
    O dialeto Galileu era uma fonte inesgotável de caçoadas para os judeus. Pedro também era de raça gentia; Mt (26:73) 73 E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Mc (14:70) Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu, e tua fala é semelhante. Mt (26:69) Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Então se Jesus era galileu(da galileia) assim como seus pais, era também um gentio como Paulo na comparação que a fala de Paulo também era semelhante à de Jesus conforme o versículo acima. Portanto quem morava na galileia era estrangeiro e não judeu. Os Judeus odiavam os gentios, tanto é, queriam Jesus crucificado, claro, crucificação armada pelos romanos, pois se fosse pelos judeus, seria apedrejado. Leia Tb Macabeu I (5:15).
    Atos (1:10,11) E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos (10:40,41) A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse, 41 Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos. Este versículo mostra claramente que Jesus encerrou o seu período de vida pública, mas continuou com seus irmãos, que comeu e bebeu, não com os de fora(judeus), mas juntamente com seus irmãos discípulos, que havia de ser mais de quinhentos, I Coríntios (15:6); Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, onde vc pode ver, todos galileus, portanto gentios.

    Abraços.

    Responder
  • Cristina disse:

    Excelente, por muitas vezes temos dúvidas e não encontramos artigos que sejam tão simples e objetivo assim, que Deus continue te usando poderosamente para nos ensinar. Abraço

    Responder
  • Meireguimaraes dacruz disse:

    Estou aprendendo melhor a entender a sagrada escritura .obrigada por me ajudar comecei hoje e ja estou feliz .Deus vos abençoe.

    Responder
  • elcinio disse:

    Outra interpretação para os gentios: Mt ( 4:15) A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia dos gentios;
    O dialeto Galileu era uma fonte inesgotável de caçoadas para os judeus. Pedro também era de raça gentia; Mt (26:73) 73 E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Mc (14:70) Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu, e tua fala é semelhante. Mt (26:69) Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Então se Jesus era galileu(da galileia) assim como seus pais, era também um gentio como Paulo na comparação que a fala de Paulo também era semelhante à de Jesus conforme o versículo acima. Portanto quem morava na galileia era estrangeiro(gentio) e não judeu. Os Judeus odiavam os gentios, tanto que queriam Jesus crucificado, claro, crucificação armada pelos romanos, pois se fosse pelos judeus, seria apedrejado. Leia Tb Macabeu I (5:15).
    Atos (1:10,11) E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos (10:40,41) A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse, 41 Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos. Este versículo mostra claramente que Jesus encerrou o seu período de vida pública, mas continuou com seus irmãos, que comeu e bebeu, não com os de fora(judeus), mas juntamente com seus irmãos discípulos, que havia de ser mais de quinhentos, I Coríntios (15:6); Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, onde vc pode ver, todos galileus, portanto gentios.

    Responder
  • clara hilário machavele alfredo disse:

    Muito obrigada pela explicação muito bem resumida, já percebi o que são gentios posso é aprofundar o teor teológico

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Clara!

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.