Cristãos e finanças: Cartão de crédito é de Deus ou do diabo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Cristãos e finanças | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Por André Sanchez 
vida financeira, cartão de crédito, uso do cartão

Esse pedaço de plástico tem sido demonizado por alguns e adorado por outros. Para alguns ele é um destruidor de vidas financeiras, para outros uma mão na roda, que facilita a vida no dia a dia. O que o cartão de crédito é afinal, um vilão ou um mocinho, é “de Deus” ou “do diabo”?

Na verdade o cartão de crédito não passa de um pedaço de plástico. O uso que fazemos dele é que pode nos levar a amá-lo ou a odiá-lo, a ser ele uma bênção ou uma maldição para nós. A forma como lidamos com ele vai nos dizer se sabemos ou não usá-lo com sabedoria. Dessa forma, ele pode ser um vilão e pode ser um mocinho, pode ser “de Deus” ou “do diabo”. Quem determinará isso será cada um de nós com o uso que fazemos dele.

Antes de tomarmos posição e dizermos que o cartão de crédito é do maligno ou que ele é de Deus, precisamos primeiramente saber como ele funciona, depois, saber das armadilhas que ele pode nos armar, das formas de usá-lo com sabedoria, e assim, analisarmos se estamos preparados ou não para fazermos uso dele.

Como funciona o cartão de crédito?

Como o próprio nome já diz esse cartão, que tem por trás dele uma instituição financeira, nos antecipa um determinado crédito para o pagarmos somente no mês seguinte. A regra do jogo diz que quem utilizou o crédito deve pagá-lo sem atraso até a data do vencimento. Feito isto não haverá acréscimo ao valor da compra.

Além de pagar no dia certo, a regra diz que o comprador deverá pagar o valor total da compra para que não pague nada além daquilo que comprou.

Armadilhas

Pagar o valor mínimo. Toda vez que você paga o valor mínimo da fatura, a operadora cobra juros sobre o valor que você deixou de pagar, afinal, ela é uma empresa que visa lucros. O problema é que os juros cobrados pelo cartão de crédito podem chegar a 15% ao mês. Isso significa que em 6 meses a sua divida dobra de tamanho.

Atrasar a fatura.Todo atraso gera juros. E como já vimos, os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos dentre todas as formas de crédito. Atrasar a fatura é quase um suicídio financeiro.

Não programar com antecedência os gastos. Tem pessoas que se iludem com as facilidades do cartão, e não se dão conta de que a divida chegará no próximo mês. O cartão deve ser usado dentro das programações de compra que fazemos e não como um dinheiro extra que não existe. Todas as compras feitas com cartão devem estar na programação de gastos do mês.

No próximo artigo veremos como tirar vantagem do uso do cartão de crédito e que tipo de pessoas não estão preparadas para usá-lo, além de dicas importantes de economia utilizando este instrumento.

Leia outros artigos da Série Vida Financeira. Clique aqui

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp