- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que eram as vestes de louvor citadas em Isaías 61:3?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: O profeta Isaías fala sobre colocar vestes de louvor, ao invés de espírito angustiado. Gostaria de compreender a que tipo de veste ele está se referindo nesse texto. Era uma roupa mesmo que as pessoas vestiam, ou temos ali algum tipo de linguagem figurada?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Cara leitora, para definirmos se um texto tem uma mensagem figurada ou se ela é literal (ou se são as duas coisas), precisamos examinar o texto completo e verificar o assunto trabalhado ali e a forma como o escritor trabalha o tema e, ao final, conseguiremos definir isso. Vamos fazer juntos na prática?

Vestes de louvor em Isaías 61:3

(1) Isaías 61 é um dos textos que chamamos de messiânicos. Ele fala de forma explícita da ação do Messias [3]. Isso já é profetizado no tempo de Isaías de forma muito detalhada. Ele começa dizendo:

“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados” (Isaías 61:1).

Temos aqui um texto que aponta para o Messias falando sobre Sua obra! Ele vem para trazer boas notícias, libertação a todos os arrependidos, transformação de vida, libertação de todas as algemas do pecado!

(2) Jesus aplicou o texto de Isaías 61 a ele mesmo, mostrando que Ele era esse que veio fazer todas essas obras grandiosas. Após abrir a escritura na sinagoga [4] e ler esse trecho diante de todos, todos aguardam o que Jesus iria falar e Ele declara:

“Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (Lucas 4:21). 

(3) Na descrição de Isaias sobre essa obra grandiosa do Messias, temos agora o contexto para compreender sobre as vestes de louvor citadas. O texto de Isaías continua dizendo:

“e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória” (Isaías 61:3).

Sião aqui é Jerusalém, representa o povo de Deus. Naquela época apontava para Israel, mas, após Cristo, indica todos os salvos. Agora vamos compreender cada parte do texto:

(i) Coroa em vez de cinzas:

Os judeus tinham o costume de jogar cinzas [7] sobre a cabeça como sinal de luto, de dor, de tristeza profunda. Nos tempos de Isaías sabemos que o povo sofreu muito por se desviar do Senhor, recebendo graves punições (inclusive o cativeiro).

Mas em todos os tempos o homem sofre por conta do peso do pecado. A coroa é símbolo de vitória e de alegria. O Messias traria alegria e vitória, tirando do povo de Deus a tristeza trazida pelo pecado.

(ii) Óleo de alegria, em vez de pranto:

No pranto o que se vê no rosto das pessoas são as lágrimas, a tristeza, as expressões marcadas negativamente. O óleo de alegria era passado no rosto para deixá-lo brilhoso, bonito (Veja Salmos 23:5)!

Indica também festa, alegria, felicidade. A obra do Messias traz alegria plena na vida!

(iii) Veste de louvor, em vez de espírito angustiado:

A ideia aqui é de um tipo de “roupa de festa”. Se a angústia, a tristeza e a dor levavam as pessoas a se vestirem de pano de saco e jogar cinza sobre a cabeça, os momentos de alegria e festividades levavam as pessoas a se vestirem com suas roupas mais bonitas, apropriadas para se alegrar na presença de Deus. 

As vestes de louvor, então, têm um sentido literal aqui, mas também apontam para um sentido mais simbólico, pois “vestimos” primeiro o nosso espírito com a alegria do Senhor, depois isso passa para as nossas ações exteriores.

O Messias trouxe à nossa vida como um todo a alegria da salvação! Estamos vestidos com essa alegria transbordante de louvar ao Senhor por tudo que Ele fez por nós!

(4) O texto termina dizendo que essa ação do Messias transforma o povo de Deus em carvalhos de justiça. Isso indica um povo que floresce, cresce com firmeza, força, pois estão fincados em um solo fértil, o solo do cuidado do próprio Senhor Deus!

Esse cuidado, o sustento do Senhor, a certeza da salvação [8], e outros tantos benefícios dados a nós pelo salvador, leva-nos a vestir a nossa vida com “vestes de louvor”, um desejo de glorificar a Deus em tudo que somos e fazemos!

(5) Portanto, o povo da época de Isaías, que estava sendo punido por causa de seus pecados, poderia ter uma esperança de que Deus os libertaria!

Nós, que conhecemos a Cristo, já temos essa esperança plena! Você e eu já podemos colocar nossas vestes de louvor, alegrar o nosso coração, pois o Senhor Jesus nos salvou, nos deu vida, e somos participantes das “bodas do cordeiro”, a festa de Deus no céu com Seus servos!