- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa obedecer é melhor do que sacrificar em nossos dias?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Gostaria de entender melhor o que o Senhor quis dizer com obedecer é melhor do que sacrificar? Digo isso pensando que hoje em dia não fazemos mais sacrifícios de animais, então, qual seria o significado dessa palavra para nós hoje? Ela ainda tem algum ensino para nossos dias ou somente para os dias em que foi escrita?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Cara leitora, a primeira missão de quem estuda a Bíblia é compreender o texto, a sua mensagem para a época em que foi escrito.

Isso abrirá caminho para fazer aplicações do texto em todas as épocas, pois a Palavra de Deus não tem uma validade, ela deve ser lida e aplicada em qualquer tempo. Vejamos como fica isso na sua dúvida sobre obedecer é melhor que sacrificar.

Por que obedecer é melhor do que sacrificar? O que significa?

(1) Primeiramente vamos situar o texto e entender o contexto: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15:22).

Para quem o profeta Samuel está falando aqui?

(2) Deus está repreendendo (através do profeta) o rei Saul aqui nessa ocasião. Mas por quê? Podemos observar que Deus dá uma ordem a Saul, para que ferisse os amalequitas e que tudo e todos fossem destruídos ali [3] (1 Samuel 15:1-3).

Nada deveria ser poupado. Deus estabeleceu um juízo sobre os amalequitas e escolheu que Israel [4] iria derramar esse juízo, como um agente de Deus! 

(3) Mas ao invés de obedecer a ordem de Deus na sua totalidade, vejamos o que Saul fez:

“E Saul e o povo pouparam Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram” (1Samuel 15:9).

Temos aqui uma decisão do rei Saul de obedecer parcialmente ao que Deus ordenou.

(4) Saul, após ser repreendido pelo profeta Samuel, argumenta que poupou animais para dar ao Senhor em sacrifício: “mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal” (1 Samuel 15:21).

Evidentemente que Deus não pode ser enganado, pois Ele conhece o coração do ser humano. Saul [6] deu um jeitinho de burlar a ordem de Deus e tenta trazer uma “boa” justificativa, tentando convencer Samuel de que tinha agido certo.

(5) E é exatamente aqui que Samuel o repreende fortemente: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15:22).

Samuel está mostrando a Saul que sacrifícios exteriores, que rituais religiosos, holocaustos [7], não têm força em si mesmos quando não são acompanhados de obediência sincera e de coração a Deus!

(6) Deus só aceitaria as ofertas das mãos deles (de Saul e do povo) quando elas viessem de corações obedientes e sinceros!

Obedecer é melhor do que sacrificar tem esse significado dentro do contexto original! Saul como rei se desviou da obediência a Deus e achou que poderia agradar a Deus apenas realizando rituais sacrificiais da lei de forma vazia, sem um coração fiel ao Senhor!

(7) A aplicação para os nossos dias é bem parecida com o contexto original. Apesar de não termos mais sacrifícios de animais, ainda podemos, como Saul, pensar que podemos exercitar uma religiosidade externa e pública (ir à igreja, participar da ceia, exercer um ministério, ajudar o próximo) sem um coração obediente a Deus na totalidade da vida! Deus não se agrada disso!

Deus quer que as coisas fluam de dentro para fora! Obediência de coração, juntamente com manifestações de fé na comunidade.

Obedecer é melhor do que sacrificar é ser crente na essência, no íntimo, cristão [8] de verdade, de fato, aos olhos do Deus que conhece o mais profundo de nossos corações!