- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Os significados de eunuco na Bíblia! Tem mais de um!

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Gostaria de saber com mais detalhes quem eram os eunucos na Bíblia. Já ouvi falar muita coisa sobre eles, como que eles eram homossexuais, que eram castrados etc. Queria saber de uma fonte confiável mais informações.

Cara leitora, de fato temos muitas informações desencontradas sobre eunucos espalhadas por aí (principalmente na internet). Sendo assim, é necessário organizarmos o significado dos eunucos no tempo bíblico de forma correta para uma compreensão acertada. Vem comigo, iremos fazer isso juntos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Os significados de eunucos na Bíblia

(1) Primeiro, é importante saber quem eram os eunucos. Eles eram oficiais ou camareiros que prestavam serviços na corte de um rei ou de um governante.

Era comum que trabalhassem cuidando das mulheres de um governante (nos haréns) e, sendo assim, muitos deles eram castrados, ou seja, não conseguiam ter uma relação sexual com uma mulher (casar e formar família).

No entanto, nem todos os eunucos mencionados na Bíblia eram castrados e cuidavam de haréns de mulheres e veremos isso a seguir.

(2) A primeira menção de um eunuco na Bíblia está em Gênesis 37:36, que diz: “Entrementes, os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda”.

A palavra “oficial” traduzida no português é a palavra hebraica “caric”, que significa “oficial, eunuco”. Podemos observar que nessa primeira menção temos um eunuco casado, pois Potifar tinha uma esposa (Gênesis 39:7), o que indica que ele não era castrado.

(3) Podemos observar que eunucos realizavam diversas atividades como oficiais de governantes. Vejamos mais um texto: “Da cidade tomou a um oficial, que era comandante das tropas de guerra, e cinco homens dos que eram conselheiros do rei e se achavam na cidade, como também ao escrivão-mor do exército, que alistava o povo da terra, e sessenta homens do povo do lugar, que se achavam na cidade” (2 Reis 25:19).

Note que aqui também a palavra “oficial” é a palavra hebraica “caric”, usada para eunuco. Aqui é usada para um comandante de tropas. Não sabemos se esse era castrado ou não, mas existe grande possibilidade de não ser. Podemos perceber, então, que “eunuco” era usado para oficiais diversos em um governo.

Vejamos um exemplo disso no Novo Testamento: “Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém” (Atos 8:27).

(4) Agora vejamos um eunuco que cuidava das mulheres: “Ponha o rei comissários em todas as províncias do seu reino, que reúnam todas as moças virgens, de boa aparência e formosura, na cidadela de Susã, na casa das mulheres, sob as vistas de Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres, e deem-se-lhes os seus unguentos” (Ester 2:3).

Esse tipo de eunuco geralmente era castrado como um tipo de “proteção” para que ele não ficasse com nenhuma das mulheres do governante. Esse fato gerou a ideia de que muitos eunucos viravam homossexuais [5], pois não tinham mais como ter relações como homens, então, se relacionavam com outros homens como se fossem mulheres. De fato, isso existia.

(5) Temos também na Bíblia a menção de eunucos em um sentido metafórico, menção essa feita por Jesus, quando falou de eunucos que escolhiam ser eunucos para servir a Deus. Vejamos:

“Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita” (Mateus 19:12). Jesus cita nesse texto três tipos de eunucos, sendo:

(i) De nascença, o que indica no contexto alguém incapacitado para o casamento por algum defeito de nascença; 

ii) Outros a quem os homens fizeram tais, o que indica o costume muito comum na antiguidade que homens fossem castrados para cuidar de haréns ou por outro motivo;

iii) Por causa do reino dos céus, o que indica homens que escolheram o celibato voluntariamente para cuidar das coisas de Deus, do reino dos céus. O próprio Jesus era um desses homens que escolheram o celibato (não se casar) para se dedicar exclusivamente a obra de Deus.