- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Levai a carga uns dos outros ou cada um levará seu próprio fardo? Contradição na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Em Gálatas 6:2 e 6:5 Paulo traz um ensino que deu um nó na minha cabeça: primeiro ele manda levar as cargas uns dos outros, depois manda cada um levar o seu próprio fardo. À primeira vista parece-me ilógica a orientação dele. Pode me ajudar a enxergar a interpretação de tudo isso?

Cara leitora, de fato, esses dois versos confundem um pouco o estudante da Bíblia, pois, aparentemente, estão dizendo coisas contraditórias. Mas vamos analisar os dois textos com detalhes e ver se isso é uma realidade, se existe mesmo essa contradição?

Levar as cargas uns dos outros ou cada um leva a sua carga? Qual o certo?

(1) No primeiro texto, Paulo diz: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6:2). A palavra “cargas” é a tradução do grego “baros”, que significa “peso”.

Mas a qual peso Paulo se refere? A resposta está no verso anterior, que diz: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado” (Gálatas 6:1).

A ideia aqui é que cada crente (que está firme com Deus) deve ajudar o irmão a resistir ao peso do pecado, da tentação, deve ser bênção para restauração das pessoas.

Somos peças importantes nas mãos de Deus; podemos ministrar ao coração uns dos outros para ajudarmos uns aos outros a manter a santidade ou recuperá-la quando a perdemos por causa de algum erro!

Esse é o sentido de “levar as cargas” aqui.

(2) Na sequência temos o outro verso, que diz: “Porque cada um levará o seu próprio fardo” (Gálatas 6:5). Observe que esse verso é uma explicação de algo que ele disse antes (começa com “porque”).

O que ele disse antes? Paulo está explicando que o crente não deve ser um falador orgulhoso, mas alguém que avalia a si mesmo, que cuida de si mesmo e, então, terá algo para se orgulhar, que é o esforço pessoal de se manter puro diante de Deus:

“Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro” (Gálatas 6:4). Mas o que seria esse “fardo” que ele cita no verso 5?

(3) Em Gálatas 6:5 a palavra fardo é o grego “phortion”, que significa aqui nesse contexto uma metáfora da “carga, peso” que Cristo colocou sobre cada crente.

Diferente dos “pesos” dos fariseus, que oprimiam as pessoas, o “peso” que Cristo coloca sobre cada um [3] é leve, e é carregado com alegria e ajuda Dele (Mateus 11:28-30)!

Sendo assim, o que Paulo diz aqui neste verso é que cada crente deve focar em fazer a sua parte, com diligência, cuidando da sua própria vida espiritual, das suas lutas pessoais contra o pecado.

Essa é uma tarefa pessoal, que ninguém poderá fazer pelo outro. Esse tipo de decisão pessoal é exigida de cada crente e a responsabilidade é de cada crente!

(4) Dessa forma, concluímos que a primeira citação de “levai as cargas uns dos outros” tem o foco em estarmos sempre dispostos a ajudar os irmãos que estão enfrentando caminhos difíceis na luta contra o pecado, com o objetivos de sermos bênção para que eles, com nossa ajuda, sejam vitoriosos.

A segunda citação aponta para o cuidado, o zelo pessoal. Cada pessoa tem uma responsabilidade que é só dela de ser diligente, de andar nos caminhos de Deus, de fazer as melhores escolhas.

Podemos ser orientados por terceiros, porém, essa é uma responsabilidade, um “peso”, um “fardo” que depende unicamente de decisões pessoais.

Tudo isso nos leva a um ciclo perfeito: cuidamos de nossa própria vida, ficamos maduros, firmes e, então, temos a capacidade de ajudar outros a também trilharem esse caminho, ajudando-os a tomar as melhores decisões pessoais que eles têm a responsabilidade de tomar.