- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que a Bíblia diz que o justo não vai mendigar o pão se isso acontece no nosso mundo?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: No salmos 37:25 a Bíblia afirma que o justo não vai ser desamparado e a descendência do justo não vai mendigar o pão. Com toda sinceridade, já vi muitos servos de Deus passarem fome e terem dificuldades até no básico da vida. Como podemos entender esse versículo bíblico? Existe contradição nele?

Caro leitor, esse verso que você destacou precisa ser lido dentro de seu contexto e também precisamos considerar alguns detalhes dele que farão muita diferença no significado que ele nos traz.

Vamos ver esses detalhes juntos?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O justo nunca irá mendigar o pão?

(1) A primeira coisa a ser observada é que o Salmos 37 nos traz uma reflexão de sabedoria, fazendo contrastes entre ímpios e justos, mostrando que apesar de muitas vezes os ímpios serem prósperos financeiramente, sua riqueza não é eterna, enquanto que o justo desfruta da bênção eterna de Deus, ainda que não seja rico materialmente nesta terra.

Em meio a essas reflexões, Davi diz: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Salmos 37:25).

Quem lê esse verso sem o devido cuidado, questiona: como isso é possível, sendo que milhares de crianças já morreram de fome [3] nesse mundo? Ou: eu conheço pessoas justas que têm passado muita necessidade na vida!

(2) Para compreender a fala do rei Davi, a primeira coisa é entender cada trecho do verso. Vamos fazer isso agora:

(i) Fui moço e já, agora, sou velho

De cara observamos que Davi está falando aqui do ponto de vista de sua observação pessoal, de seu tempo de vida. Ou seja, temos aqui uma observação pessoal e não uma regra de Deus sem exceções.

Sabemos que no Antigo Testamento existiam as “bênção da obediência” e os “castigos da desobediência” (Leia Deuteronômio 28).

Davi está vivendo um momento de um retorno de Israel à obediência ao Senhor, Isso trazia bênçãos de toda sorte, além, é claro, de uma consciência de que quem tinha alguma posse deveria ajudar o pobre, conforme ensinava a lei (Deuteronômio 15:11).

(i) Jamais vi o justo desamparado

Davi viveu essa realidade em seu tempo de vida. Isso não significa que o justo nunca terá adversidades em sua vida. Nessa vida é possível passarmos necessidades por “n” motivos, porém, a realidade desse trecho vai muito além dessa vida.

Mesmo passando por adversidades o justo tem herança garantida na presença de Deus: “Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra” (Salmos 37:9).

Isso significa que o justo NUNCA é desamparado pelo Senhor de forma final e definitiva!

(iii) Nem a sua descendência a mendigar o pão

Davi teve o privilégio de presenciar um tempo de grande prosperidade e retorno do povo à obediência, o que trazia bênçãos não só àquela geração, mas também aos descendentes que também seguissem nesse caminho.

Observe que ele complementa, dizendo: “É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência será uma bênção” (Salmos 37:26).

Os descendentes que presenciam e aprendem as boas práticas da lei do Senhor (vista na vida de seus pais) têm ações diferentes com relação a importância de serem bênção ao próximo (principalmente aos necessitados).

Tudo isso gera uma sociedade mais justa. Davi destaca essa bênção que ele pode viver nos anos de sua vida!

(3) Davi, então, presenciou toda essa bênção! De fato, quem dera também tivéssemos em todas as sociedades [5], em todos os povos, um coração voltado ao Senhor!

Certamente o mundo seria mais justo e haveríamos de presenciar, assim como Davi, os princípios da Palavra de Deus sendo vividos de fato e de verdade! Mas infelizmente não é assim.

A sociedade desvirtuada gera angústias na vida do justo. Veja como Paulo descreveu um tempo de sua vida: “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez” (Filipenses 4:12).

(4) Por isso, o Salmos que Davi escreveu não são uma regra geral de que nenhum justo irá passar necessidade ou que nunca ficará desamparado em termos materiais nessa terra!

Isso poderá ocorrer, porém, observamos que essa não é uma condição definitiva, pois o Senhor socorrerá o justo e de forma definitiva o abençoará com bênçãos que são superiores a bênçãos temporais nesta terra!

Mas, de fato, se as pessoas se voltarem ao Senhor de todo o coração, é possível viver essa realidade que Davi presenciou!

Veja como a igreja primitiva a vivia: “Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes…” (Atos 4:34).