- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que a Bíblia trata a mulher como “a parte mais frágil”?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu gostaria de compreender melhor por que o apóstolo Pedro diz que a mulher é “parte mais frágil”, sendo que, ao meu ver, como mulher, a mulher é bem mais forte do que o homem. Pode me ajudar a clarear as ideias sobre o que a Bíblia quer ensinar com isso?

Cara leitora, um dos grandes erros de interpretação da Bíblia é não lê-la tendo em mente, inicialmente, o contexto em que o texto foi escrito, seu público original; em outras palavras, como era a vida, a sociedade e as pessoas da época em que o texto foi escrito.

Isso nos ajuda muito a compreender a mensagem e aplicá-la para nossos dias. Vamos entender agora essa questão da mulher “parte mais frágil”:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Por que a Bíblia trata a mulher como “a parte mais frágil”?

(1) O texto que você citou é 1 Pedro 3:7, que diz: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”.

Podemos observar logo de cara que o texto é direcionado a maridos, ou seja, é para um homem casado.

Pedro ensina sobre o zelo pelo lar, pela família, o cuidado com a esposa, tratando-a com amor pleno, pois a esposa é especial para Deus também. Mas o que significa “parte mais frágil”?

(2) Infelizmente, em nossos dias, temos um tipo de feminismo tóxico (que tem influenciado muitas mulheres), tentando a todo custo desmerecer a Bíblia, pinçando textos isolados para falar mal da Palavra de Deus [3], acusando-a de algum tipo de preconceito. Porém, fica claro aqui que não existe preconceito algum. Vejamos:

(i) No contexto da sociedade em que essas mulheres viviam, existia um tratamento bastante ruim para com elas.

Geralmente não podiam trabalhar em qualquer trabalho, não tinham as mesmas liberdades dos homens, eram dependentes economicamente de algum membro da família.

Tudo isso trazia graves riscos de abusos para com as mulheres (que de fato ocorriam com muitas delas).

Esse é o cenário que Pedro tinha em sua mente quando escreveu suas orientações!

(ii) Além disso, temos ainda a biologia normal das mulheres que, geralmente, têm uma força física menor do que homens, trazendo também a elas, nessa sociedade, ainda mais riscos de abusos através do uso de força bruta (algo que ocorre também em nossos dias, infelizmente).

Isso fazia com que, nesse cenário, e conjuntamente com a biologia natural das mulheres, elas tivessem maior fragilidade nesse sentido, nessa sociedade.

Uma mulher diante de um abusador, necessariamente precisaria ser defendida, pois, naquele cenário, ela era a parte mais frágil dessa “luta”!

(iii) Por isso, a proteção de homens dignos, que amavam suas esposas (e também mulheres de seu convívio) era algo muito importante nessa sociedade que está sendo descrita por Pedro. Mas não somente isso.

Até mesmo dentro das relações de casamento, local onde a mulher deveria desfrutar de cuidado, amor e proteção, também existiam abusos e violência, gerando um quadro desesperador para muitas mulheres!

Imagine mulheres sofrendo abusos e violência em uma sociedade onde elas não teriam basicamente a quem recorrer!

(iv) Considerando todo esse contexto, Pedro mostra que homens verdadeiramente servos de Deus tinham de agir diferente!

Deveriam tratar a mulher com igualdade, com dedicação, amor, pois elas também, como os homens, eram objetos do amor de Deus, ainda que a sociedade as menosprezasse!

(3) A mulher como “parte mais frágil”, então, dentro desse contexto, não significa menor capacidade mental, espiritual, de habilidades, etc.

Pedro está falando da menor capacidade física delas e também da menor condição de conseguir reagir a abusos dentro de uma sociedade bem machista!

E colocando sobre os ombros dos maridos a responsabilidade de zelar pela esposa, fisicamente mais exposta a abusos brutos de homens de fora.

O marido também não deveria ser um abusador, antes, como servo de Cristo, deveria honrar sua esposa com toda consideração.

Dentro desse contexto, os servos de Deus são chamados a serem protetores das mulheres em meio a uma sociedade que as explorava de muitas formas!

(4) Portanto, observamos que a Bíblia, ao contrário do que dizem muitas feministas [6] por aí, na verdade, protege as mulheres, coloca responsabilidade sobre os que devem protegê-las para que façam isso de fato!

Hoje vivemos em uma sociedade diferente, porém, sabemos que muito abuso ainda é cometido contra mulheres, por isso, essa orientação ainda é viva para nossos tempos, tanto para maridos, como para qualquer pessoa que tenha uma mulher ao seu lado:

Todo homem tem o dever de proteger as mulheres de abusadores! E muito mais: o homem de Deus nunca (eu disse NUNCA) deve ser um abusador!