- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Entenda o significado da torre de Babel. Por que ela é citada na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: gostaria de entender a narrativa bíblica que cita a torre de Babel. Por que ela aparece no texto bíblico e por que aquelas pessoas queriam construir essa torre? Queria entender o real significado dela, por que ocorreu e quais as lições que temos na citação dela na Bíblia? Pode me ajudar?

Caro leitor, todo texto bíblico tem um objetivo para estar registrado. O texto com a narrativa da torre de Babel não é diferente.

Iremos entender a partir de agora algumas lições interessantes que essa citação nos traz e o que ela comunica de importante para entendermos melhor a Bíblia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Qual o significado da torre de Babel?

(1) Muitos estudantes da bíblia não percebem um fato importante mencionado em Gênesis 10 e 11. Pensam que esses dois capítulos estão em uma ordem cronológica (de tempo), mas não estão. Observe:

“Estes repartiram entre si as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações” (Gênesis 10:5).

Observe que nesse texto já temos diversas línguas e um espalhamento de diversos povos pela terra. Porém, em Gênesis 11:1 a Bíblia diz: “Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar”.

Como é possível termos no capítulo 10 várias línguas [3] e no capítulo 11 termos uma só linguagem? Respondo:

(2) A narrativa da torre de Babel (Gênesis 11:1-9) é uma espécie de parênteses do autor. Ela vem explicar com detalhes o que é narrado no capítulo 10.

Por que as pessoas se espalharam pela terra, formando diversos povos, cada um segundo sua língua (Gênesis 10:5)? O autor explica isso inserindo a narrativa da torre de Babel.

Ela é a explicação desse espalhamento narrado em Gênesis 10. Portanto, a primeira lição sobre a torre de Babel é que ela foi um evento que mudou a estrutura de vida dos povos que tinham uma única forma de falar, fazendo-os organizar-se de acordo com suas línguas, em territórios diversos por causa da intervenção de Deus.

(3) Além de ser um importante parênteses explicativo, a história da torre de Babel nos mostra outras lições interessantes: o homem tem continuamente em seu coração um desejo de tomar o lugar de Deus, de se autoexaltar à parte de Deus, ou seja, como se Deus não existisse.

Isso fica claro no desejo de construir uma torre que chegasse aos céus para que o nome deles se tornasse célebre (Gênesis 11:4). Ao mesmo tempo a história ensina que Deus está no controle de tudo.

Apesar de se acharem grandes, a grandeza que o homem tenta construir sobre si mesmo é tão pequena que Deus zomba dela. Na narrativa Deus “desceu” para ver a torre (Gênesis 11:5).

A ideia é de algo tão pequeno que Deus teve que “se aproximar” para ver melhor.

(4) Deus mostra, portanto, Sua soberania sobre os planos humanos. Confunde a linguagem daquelas pessoas de forma sobrenatural para não mais se entenderem (Gênesis 11:7).

Só restou a eles abandonar seu mau propósito e se dispersarem pela terra (Gênesis 11:8), o que explica a narrativa do capítulo. Note este verso:

“O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar” (Gênesis 10:10). Agora iremos entender o nome “Babel”.

(4) Por fim, toda a narração explica a palavra Babel. Babel e Babilônia [5] são as mesmas palavras. A palavra soa parecida com a palavra hebraica para “confusão”. Por isso temos no texto esse trocadilho:

“Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela” (Gênesis 11:9).

Para os babilônicos o significado dela é diferente, significa “portão de Deus”. Possivelmente tenhamos aqui também Moisés apontando aos leitores a futura vitória dos israelitas contra os inimigos quando entrassem em Canaã (a terra prometida).

Veja este verso: “Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto do que nós é este povo; as cidades são grandes e fortificadas até aos céus. Também vimos ali os filhos dos anaquins” (Deuteronômio 1:28).

Deus venceu o povo que construiu a torre que iria até os céus. Agora venceria o povo que era visto por muitos como sendo tão forte que suas construções iam até o céu!