- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Quanto anos Moisés passou no palácio, foi chamado e liderou o povo no deserto?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: gostaria muito de saber mais detalhes sobre a vida de Moisés, por exemplo, quantos anos ele ficou no Egito? Depois quantos anos ficou fugido? Na minha leitura do livro de Êxodo não encontrei essas informações. É possível saber esse tempo com certa exatidão?

Caro leitora, se você faz uma leitura das narrativas em Êxodo sobre o nascimento e chamado de Moisés, perceberá que Moisés não registrou ali com precisão esses períodos de tempo em que as coisas ocorreram em sua vida.

No entanto, temos relatos em outro livro da Bíblia contendo esses detalhes. Vou te explicar todos os detalhes na sequência:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

A cronologia do ministério de Moisés

(1) NASCIMENTO DE MOISÉS

Êxodo narra o nascimento de Moisés da seguinte forma: “E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses” (Êxodo 2:2).

O foco da história, como vemos em alguns versos anteriores e seguintes a esse, é mostrar como Deus preservou milagrosamente a vida de Moisés diante da ordem maligna do Faraó de matar as crianças recém-nascidas (Êxodo 1:16).

Deus conduziu Moisés até o palácio de Faraó [3], onde foi educado, e onde conseguiu se salvar do plano maligno de Faraó de matar os meninos hebreus nascidos naquela época.

E foi a filha de Faraó que deu a Moisés o seu nome, conforme lemos:

“Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei” (Êxodo 2:10).

(2) QUARENTA ANOS NO PALÁCIO

Não temos na narrativa de Êxodo a menção de quanto tempo Moisés ficou no palácio. Êxodo já mostra Moisés adulto, matando um egípcio que oprimia seu povo e depois fugindo (para Midiã) da ira de Faraó, que ficou sabendo do ocorrido:

“Informado desse caso, procurou Faraó matar a Moisés; porém Moisés fugiu da presença de Faraó e se deteve na terra de Midiã; e assentou-se junto a um poço” (Êxodo 2:15).

No entanto, existe um texto em Atos dos apóstolos que nos dá esse período de anos. Ele se encontra no discurso do diácono Estevão diante do sinédrio [4]:

“Quando completou quarenta anos, veio-lhe a ideia de visitar seus irmãos, os filhos de Israel. Vendo um homem tratado injustamente, tomou-lhe a defesa e vingou o oprimido, matando o egípcio” (Atos 7:23).

Como Estevão sabia essa informação? Não sabemos ao certo. Mas podemos pontuar que os judeus tinham muitas outras fontes sobre os principais personagens bíblicos.

Existiam outros livros que não são conhecidos mais hoje, pois se perderam (Veja, por exemplo, 1 Reis 14:19 – o livro da história dos reis de Israel).

(3) QUARENTA ANOS COMO PASTOR DE ANIMAIS

Êxodo nos conta que Moisés fugiu para a terra de Midiã, lá se casou com Zípora (Êxodo 2:21) e teve um filho chamado Gérson e outro chamado Eliezer (Êxodo 2:22; Êxodo 18:3-4).

Não temos em Êxodo a menção do tempo em que Moisés ficou nessa terra distante do Egito. Na narrativa vemos Moisés tocando sua vida como pastor de rebanhos, quando encontra, então, a sarça ardente onde Deus o chama para o ministério (Êxodo 3:2).

Mas o mesmo Estevão mencionado acima, nos revela essa tempo também: “Decorridos quarenta anos, apareceu-lhe, no deserto do monte Sinai, um anjo, por entre as chamas de uma sarça que ardia” (Atos 7:30).

Temos então até aqui que Moisés passou 40 anos no palácio do Faraó e mais 40 anos nas terras de Midiã, onde se estabeleceu como pastor de animais.

Concluímos, dessa forma, que Moisés foi chamado por Deus a libertar o povo do Egito com 80 anos de idade.

(4) QUARENTA ANOS COMO LIBERTADOR E PASTOR DE HOMENS NO DESERTO

Êxodo nos conta a partir daí o chamado de Moisés (Êxodo 3), depois todo o embate com o novo Faraó levantado no Egito, com todas as pragas enviadas por Deus (Êxodo 4-11), a saída do povo do Egito (Êxodo 12) e os detalhes de como foi a vida do povo no deserto (demais capítulos de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).

As coisas positivas e negativas são narradas. Nessa parte da história já temos um detalhamento bem grande em Êxodo, que narra toda a cronologia dessa fase da vida de Moisés e depois a sua morte, ou seja, a finalização de seu ministério com 120 anos de idade:

“Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor” (Deuteronômio 34:7).

Ou seja, temos aqui a descrição de que o ministério de Moisés como libertador durou cerca de 40 anos.

Com isso temos, resumidamente, três fases de quarenta anos na vida de Moisés, sendo: 40 anos no palácio de Faraó, sendo educado na cultura dos egípcios. 40 anos fugido numa região desértica (Midiã), sendo pastor de ovelhas, quando se casou e teve filhos e, por fim, os 40 anos como libertador dos israelitas.

Essa repetição do número quarenta geralmente indica a ideia da perfeição dos planos de Deus, de Sua soberania na condução dos acontecimentos.