- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Primeiro Adão e último Adão. Por que Jesus é o último Adão?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu gostaria de entender melhor a expressão “último Adão” que aparece em 1 Coríntios 15:45. Quais seriam as lições que o apóstolo Paulo quer transmitir nessa parte da mensagem? E por que Cristo é comparado com o último Adão? O que significa ele ser esse último?

Caro leitor, nos escritos do apóstolo Paulo temos muita linguagem extremamente rica de significados, que nos ajudam a entender mais detalhadamente os planos de Deus, a forma como Deus fez as coisas acontecerem na história.

Evidentemente que acessar esses detalhes em seus pormenores [2] exige de nós um estudo aprofundado, o que faremos a seguir para explicarmos essa linda expressão primeiro Adão e último Adão.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

O que significa primeiro Adão e último Adão?

(1) O capítulo 15 de 1ª Coríntios é um capítulo todo dedicado por Paulo para explicar como a vitória de Cristo sobre a morte teve impactos em nossa vida e quais impactos ela ainda exercerá no final dos tempos [4], ou seja, após a nossa morte e também na segunda vinda de Cristo [5].

Dentro desse contexto que chamamos escatológico (referente as últimas coisas, o fim dos tempos) Paulo está explicando aos seus leitores que haveremos de ter um novo corpo. Um corpo transformado para poder adentrar ao reino de Deus de forma plena.

O nosso corpo atual, corrupto (que morre), não pode estar plenamente no reino de Deus, por isso, haverá uma transformação dele, assim como Cristo teve Seu corpo glorificado:

“Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória” (1 Coríntios 15:42).

(2) Para explicar e dar embasamento ao que está dizendo Paulo recorre ainda a outra explicação: “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante” (1 Coríntios 15:45).

Paulo faz aqui uma citação do texto de Gênesis 2:7, que narra a criação do homem do pó da terra e Deus soprando em suas narinas o fôlego de vida, fazendo o homem ser uma “alma vivente”:

“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gênesis 2:7).

Além de citar o primeiro homem criado, ganhando vida, o apóstolo Paulo cria uma ligação de Cristo com esse primeiro homem:

(3) Cristo e Adão tem uma íntima ligação. Assim como Adão, Cristo também não teve um pai humano quando se encarnou. Ou seja, Cristo e Adão tem uma característica única, que só os dois tiveram.

Adão, porém, falhou em sua missão. Cristo era único que poderia cumprir plenamente a missão que Deus lhe confiou de ser obediente até a morte. Não haveria um “terceiro” Adão disponível.

Por isso, Cristo é o último Adão, ou seja, aquele que plenamente cumpriu a vontade de Deus, que foi obediente até a morte, que cumpriu plenamente a vontade do Pai.

Podemos pensar que Paulo tinha em mente que se o último Adão (Cristo) falhasse não haveria outro, não haveria mais esperança. Mas Ele não falhou! Esse é o grande foco desse trecho da fala de Paulo.

(4) Tudo isso nos leva, então, a entender como Paulo nos relaciona com Cristo. Assim como Adão nos deu a herança do pecado, agora Cristo, o último Adão, nos deu a herança da salvação, a herança de vencermos a morte como Ele mesmo venceu:

“E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial” (1 Coríntios 15:49).

Isso nos mostra a grandeza de Cristo, a grandeza de Sua obra, que superou a condenação do pecado, que superou a derrota humana que veio a partir do primeiro Adão.

Ele, como último Adão, abriu o caminho que estava fechado para nós por causa do pecado! Nos deu vida, dai ser chamado de “espírito vivificante(1 Coríntios 15:45), ou seja, a vida plena e transformadora que vem de Deus para nós através de Jesus! No primeiro Adão a morte veio. No último Adão (Cristo) a vida plena veio!