- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Deus escolhe uma pessoa certa para cada pessoa casar?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Gostaria de saber se Deus escolhe as pessoas com quem cada um vai casar, ou seja, se já está determinado um homem para cada mulher casar ou se somos nós que temos a liberdade de escolher a pessoa com quem queremos casar. O que a Bíblia ensina sobre isso?

Caro leitor, nesse texto bíblico parece que temos Deus escolhendo e mandando o profeta casar-se com uma mulher:

“Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR” (Oseias 1:2).

Nesse outro, Esaú casa com duas mulheres de povos estrangeiros para provocar os pais. Aqui Deus também escolheu com quem ele iria se casar?

“Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca” (Gênesis 26:34).

Esse é um tema que divide algumas opiniões, porém, irei fazer aqui uma análise sincera sobre ele, dando minha humilde opinião para te ajudar a entender um pouco do que penso que a Bíblia ensina sobre o tema.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Deus escolhe uma pessoa certa para cada pessoa casar?

(1) A primeira consideração que desejo fazer tem a ver com a soberania de Deus e Sua onisciência. Isso significa que a Bíblia afirma que Deus tem todo poder e que sabe de todas as coisas. Então, os nossos dias (e ações) estão diante dos olhos Dele totalmente descobertos.

“Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda” (Salmos 139:4)

Assim, nossas escolhas não O surpreendem de forma alguma. Mas isso significa, então, que Ele escolhe uma pessoa certa para cada um casar? Não necessariamente. Explicarei porquê.

(2) Em primeiro lugar sabemos que não existe uma quantidade igual de homens e mulheres no mundo, o que indica que não existe, por exemplo, uma mulher para cada homem casar e vice-versa.

Ou seja, existe uma quantidade limitada de pessoas que irão se casar. Outros ficarão solteiros. Outros darão vazão ao seu pecado e desejarão se unir a pessoas do mesmo sexo.

Outros, ainda, também dando vazão ao pecado, irão ter vários parceiros. Considerando tudo isso, verificamos que não existe um “alguém” para cada pessoa do mundo.

Matematicamente isso fica bem claro. Mas como alguém acha uma pessoa para casar, então? Deus não dirige essa área de nossas vidas?

No caso do profeta Oseias que observamos no início, temos uma exceção por causa de um objetivo definido. Nesses casos Deus pode sim direcionar diretamente nossas escolhas. Mas vemos que isso é uma exceção na Bíblia e não a regra geral!

(3) Deus dirige todas as coisas, porém, existem coisas que Deus quer dirigir através de orientações de nossas escolhas. Por exemplo, quando Abraão quis buscar uma esposa para Isaque, ele orientou o servo incumbido da missão: “mas irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho” (Gênesis 24:4).

Existiam muitas moças ali que poderiam se casar com Isaque, mas por que nenhuma delas serviu? Simples: porque existiam qualidades em que a moça deveria se enquadrar.

Nesse caso, ser da mesma parentela significava servir ao mesmo Deus, significava não se misturar com povos idólatras, o que traria problemas grandes ao casamento. Essas eram qualidades que Abraão queria que a esposa de seu filho tivesse.

Quando Esaú, irmão de Jacó, tomou mulheres de povos pagãos [4] para provocar os pais, veja o que causou para a família: “Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca” (Gênesis 26:35).

Ao mesmo tempo, observamos que Abraão e o servo criam que Deus estaria ajudando nessa missão, guiando essa jornada (Gênesis 24:27). Temos, então, um tipo de cooperação em foco aqui!

(4) Tudo isso nos leva a pensar que Deus nos deu em Sua Palavra elementos que nos ajudam a escolher uma pessoa para formar uma família.

São qualidades que devemos observar. Entre multidões de pessoas com as quais cruzamos todos os dias, aquele que deseja namorar e casar, deverá observar as melhores qualidades e também trazer em si as boas qualidades para oferecer ao outro. Isso irá gerar famílias boas e fortes (não perfeitas).

Ao mesmo tempo, deve-se confiar que o Senhor ajudará o servo fiel a encontrar essa pessoa. Penso que seja uma ação de cooperação mútua! Alguns, por exemplo, ignoram as qualidades que Deus propõe que haja em um parceiro e não fazem as melhores escolhas!

Outros, até buscam certas qualidades, mas excluem Deus dessa jornada. Em ambos os casos a escolha tem grandes chances de ser prejudicada!

(5) Por isso, cabe a cada um analisar a pessoa pela qual tem interesse (fazer a sua parte). Se ela obedecer aos bons critérios que encontramos na palavra de Deus, certamente será um bom parceiro.

Caso contrário, terá um casamento difícil e complexo. Mas quais seriam esses bons critérios? Escrevi um texto explicando, que se chama: 10 dicas para saber se seu namoro ou namorado (a) é de Deus. Clique e tenha uma boa direção para fazer sua escolha [5].

(6) Por fim, como alguém já casado há um bom tempo, posso dizer que algo muito positivo (e importante) é participar Deus da sua escolha, da sua busca, através da oração, através da análise sincera sobre que tipo de pessoa você busca para sua vida.

Creio que apesar de vermos que Deus não fez de forma exata uma pessoa para cada um se casar, Deus nos indica entre os melhores de Seus servos pessoas que nos farão bem.

Ele certamente trabalha em nosso favor nessa área, não está alheio, mas atuante para nos ajudar a fazer as melhores escolhas nesta que é uma das áreas principais da vida de uma pessoa.