- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa vaidade na Bíblia? É pecado ser um pouco vaidoso?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Gostaria de entender melhor o significado de vaidade na Bíblia. Sou uma mulher que gosta de estar bem vestida, bem arrumada, mas apenas para me sentir bem. Seria isso vaidade? Seria pecado me portar assim? Gostaria de entender melhor, por exemplo, por que Salomão fala que tudo é vaidade.

Cara leitora, sempre que estudamos um texto bíblico precisamos observar a aplicação que o autor faz das palavras naquele contexto. Nem sempre uma mesma palavra tem o mesmo significado em dois textos.

Por exemplo, veremos a seguir que a aplicação da palavra vaidade pode ganhar significados diferentes de aplicação em textos diferentes.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Vaidade na Bíblia – o que significa?

(1) A primeira coisa a observar é que quando você vê em sua Bíblia a palavra “vaidade”, nem sempre se trata da mesma palavra no original. Por exemplo, em Salmos 66:18, lemos:

“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido”. Aqui temos a palavra hebraica “aven” (que significa problema, impiedade, sofrimento).

O sentido aqui é que o salmista não permitiu que o seu coração ficasse cheio de pecados, problemas, erros. Já no texto de Salmos 62:9, lemos: “Somente vaidade são os homens plebeus; falsidade, os de fina estirpe; pesados em balança, eles juntos são mais leves que a vaidade”.

Aqui temos a palavra hebraica “hebel” (que significa vapor, fôlego). O sentido aqui é da pequenez humana, os seres humanos, ricos ou pobres, são como um sopro.

(2) Essa palavra hebraica “hebel” também foi muito utilizada por Salomão em seus famosos textos de Eclesiastes, onde ele usa diversas vezes essa expressão, por exemplo, como lemos:

“Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento” (Eclesiastes 1:14). Aqui temos novamente a ideia de algo que é como um vapor, um sopro.

O sentido é de algo vão, ilusório [4], mostrando como as obras humanas são falhas, pequenas, ilusórias diante da grandeza de Deus. Temos ainda uma outra palavra usada em Jeremias 14:14:

“Disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam”.  

Aqui temos a palavra hebraica “’eliyl” (que significa de nada, não serve para nada, sem valor). O sentido aqui é que os falsos profetas traziam mensagens que não vinham de Deus, por isso eram nada, sem valor (vaidade de seus corações maldosos).

(3) No Novo Testamento também temos aplicações interessantes. Em Romanos 8:20, lemos: “Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou”.

Aqui temos a palavra grega “mataiotes” (que significa o que é destituído de verdade e conveniência; perversidade, depravação).

Aqui o sentido é que a criação sofreu muitas coisas ruins por conta da entrada do pecado no mundo. Essa mesma palavra é usada também em Efésios 4:17 e em 2 Pedro 2:19, onde temos uma reprovação a atitudes pecaminosas dos seres humanos. Essas são as principais aplicações da palavra vaidade na Bíblia.

(4) Apesar de não serem mencionados nominalmente e especificamente como vaidade, os pecados [5] que envolvem aquelas atitudes dos que buscam chamar a atenção dos outros, que buscam a admiração através de atitudes de ostentação, de vanglória, de orgulho e atitudes semelhantes, baseadas em um louvor próprio, são condenadas na Bíblia, que nos chama sempre a atitudes de humildade:

“Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros” (Gálatas 5:26).

(5) E por fim, aquela vaidade que conhecemos em nossos tempos como um cuidado pessoal moderado, equilibrado, de amor próprio (na medida), esse tipo de “vaidade”, não é pecado, não é condenado pela Bíblia.

Por exemplo, quando cuidamos da nossa saúde, da nossa aparência, forma de se vestir; mas, claro, com bons propósitos no coração. Isso é algo bom e positivo.

Mas quando existe desequilíbrio ai pode facilmente descambar para atitudes de vaidade pecaminosa que vimos nos textos acima, por isso, é sempre importante termos cuidado e equilíbrio.