- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa “não apagueis o Espírito”? Podemos apagar o Espírito em nossa vida?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu gostaria de compreender melhor o sentido da frase que Paulo disse em Tessalonicenses quando menciona “não apagueis o Espírito”. Nós temos esse poder de apagar o Espírito Santo da nossa vida? Podemos perdê-lo? Ele pode sair da nossa vida?

Caro leitor, essa orientação dada pelo Apóstolo Paulo aos tessalonicenses (Não apagueis o Espírito – 1 Tessalonicenses 5:19) deve ser estudada com cuidado e considerando o contexto para que consigamos captar o ponto central que o apóstolo queria ensinar ali. Vamos fazer isso juntos:

Inscreva-se em nosso canal: http://youtube.com/c/AndréSanchez [2]

O que significa “não apagueis o Espírito”?

(1) A primeira coisa que é mais fácil de interpretar à primeira vista é a figura que Paulo usa para falar do Espírito Santo, uma figura muito conhecida na igreja primitiva, que é a figura do fogo [3].

Certamente era corrente entre os cristãos da época essa comparação do Espírito Santo com o fogo devido o ocorrido em Atos 2:3-4:

“E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas [4], segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.

Sendo assim, podemos entender inicialmente que a ideia do Espírito Santo atuante era a ideia de um fogo aceso, vigoroso, queimando fortemente. E a ideia de uma ação pouco atuante era de um fogo fraco, apagado.

(2) Mas, então, surge a pergunta: o que poderia apagar esse fogo atuante do Espírito? A que tipo de atuação do Espírito Paulo estaria se referindo?

Dessa questão surgem pelo menos dois pontos de vista para explicar como um crente (que tem o Espírito Santo em sua vida), portanto, sem qualquer dúvida, um crente convertido, poderia apagar a ação desse Espírito em sua vida. Vejamos as duas possibilidades.

a) Alguns argumentam que Paulo estaria falando sobre minimizar a ação dos dons espirituais, ser descrente deles, ou seja, não crer nos dons espirituais que Deus distribui aos Seus servos, fazendo assim que esses dons não fossem utilizados, apagando, dessa forma, a ação do Espírito. Para basear esse pensamento usam o verso seguinte:

“Não desprezeis as profecias” (1 Tessalonicenses 5:20).

Para os que pensam assim, Paulo estava advertindo que as profecias legítimas deveriam ser cridas, claro, com critério, como ele ensina em 1 Coríntios 14:29; 2 Tessalonicenses 2:2).

Desprezar os dons e as coisas relacionadas a eles era como querer apagar a atuação do Espírito Santo no meio do povo de Deus.

b) Outro grupo, porém, não enxerga relação entre apagueis o Espírito e desprezo à profecias e dons (v.20), já que Paulo, nesse contexto, está trazendo diversos preceitos soltos.

Sendo assim, apagar aqui teria um sentido mais geral, ou seja, apagueis o Espírito seriam comportamentos que entristecem o Espírito Santo, que rejeitem a Sua atuação não seguindo Sua vontade para as nossas vidas.

Paulo falou sobre entristecer o Espírito Santo aos Efésios, dentro de um contexto de comportamentos pecaminosos que não deveriam ocorrer na vida deles:

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30).

Alguém que continuamente permite que o pecado comece a dominar sua vida certamente está apagando a chama do Espírito em sua vida.

(3) Considerando a interpretação “a” ou a “b”, o sentido principal da fala de Paulo certamente é ensinar que os verdadeiros crentes devem considerar que têm em suas vidas o Espírito Santo, por isso, devem cuidar para se manter em santidade, com sensibilidade à ação de Deus, no exercício de seus dons e na construção de uma vida de santidade, agora possível para nós através da obra realizada por Cristo e pela ação do Espírito Santo em nós. Sermos cooperadores [6] com Deus mantém essa chama sempre acesa!