- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Jessé, pai de Davi, teve sete ou oito filhos? Por que a Bíblia entra em contradição sobre isso?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Estudando sobre a vida de Davi me deparei com dois textos: um deles diz que Jessé, pai de Davi, teve sete filhos e mais Davi (1 Samuel 16:10). Em outro texto, porém, diz que Jessé teve sete filhos, incluindo Davi (1 Crônicas 2:13-15). Como explicar essa contradição?

Caro leitor, você está certo em sua observação. Iremos agora verificar o texto e buscar uma compreensão sobre essa aparente contradição na Bíblia. Vejamos.

Inscreva-se em nosso canal: http://youtube.com/c/AndréSanchez [2]

Jessé, pai de Davi, teve sete ou oito filhos?

(1) No texto de 1 Samuel 17:12 vemos o resumo de quantos filhos Jessé teve: “Davi era filho daquele efrateu de Belém de Judá cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; nos dias de Saul, era já velho e adiantado em anos entre os homens” (1 Samuel 17:12).

Aqui vemos a menção de que Jessé teve oito filhos. Mas quando estudamos o livro de genealogias de Davi, observamos que na citação dos filhos de Jessé, aparecem apenas sete nomes, vejamos:

Jessé gerou a Eliabe, seu primogênito, a Abinadabe, o segundo, a Siméia, o terceiro, a Natanael, o quarto, a Radai, o quinto, a Ozém, o sexto, e a Davi, o sétimo” (1 Crônicas 2:13-15).

A pergunta que fica é: porque um texto diz oito filhos de Jessé e outro sete filhos?

(2) Essa é uma pergunta muito válida e a resposta parece estar neste texto aqui: “sobre Judá, Eliú, dos irmãos de Davi; sobre Issacar, Onri, filho de Micael” (1 Crônicas 27:18).

Observe que nesse texto temos a menção de um tal de “Eliú” que era dos irmãos de Davi. Mas por que esse irmão não foi citado na genealogia principal de Davi?

A palavra “irmãos” nesse texto, é a palavra hebraica “‘ach” que além de irmão pode ser traduzida também por parente, meio-irmão.

Isso nos leva a pensar que esse Eliú poderia ter sido um meio-irmão de Davi, ou seja, filho de Jessé com outra esposa ou quem sabe um filho fora do casamento ou anterior a esse casamento atual de Jessé, de onde nasceu Davi?

(3) Essa é uma possibilidade e explicaria porque em alguns textos ele (Eliú) é contado entre os filhos de Jessé, totalizando oito filhos, e em outros, ele não é contato, totalizando sete filhos.

No entanto, alguns comentaristas pensam que Eliú seria um outro nome de Eliabe (o primogênito de Jessé). Isso explicaria ele ser líder de Judá na citação acima de 1 Crônicas 27:18, pois era, nesse caso, o primogênito.

No entanto, essa interpretação deixaria sem resposta a pergunta de por que 1 Samuel 17:12 e 1 Samuel 16:10 passam a informação de que seriam oito filhos de Jessé? Seria realmente difícil explicar isso!

No entanto, temos algumas outras interpretações que buscam essa resposta, coloco-as abaixo.

(4) Com todas essas informações colocadas, ainda temos algumas outras interpretações que buscam explicar sobre porque Crônicas cita sete filhos de Jessé e outros textos citam oito filhos de Jessé:

a) Esse oitavo irmão de Davi não foi citado em 1 Crônicas porque morreu sem descendentes? Certamente não faria sentido em uma genealogia (que tem justamente a ideia de citar descendentes) colocar alguém que morreu sem descendentes.

b) O nome desse oitavo filho se perdeu com o tempo e não foi encontrado quando se escreveu 1 Crônicas? Alguns argumentam que como Crônicas foi escrito bastante tempo depois de 1 Samuel, o autor poderia não ter tido a informação do nome de oitavo filho, daí citar apenas sete.

c) O autor de 1 Crônicas quis que Davi fosse visto como “sétimo” filho para designar completude (número sete na Bíblia), por isso, omitiu um dos filhos de Jessé? Para mim essa seria a menos provável, já que alteraria um fato, que é Jessé ter tido oito filhos.

Não me parece fazer sentido que o autor de Crônicas tivesse a informação e a omitisse só para Davi ficar sendo o sétimo filho.