- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que o diabo anda em derredor como leão? Quais os significados disso?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: eu gostaria de entender o texto em que Pedro fala que o diabo anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar. Se somos protegidos por Deus temos que ter medo do diabo? O diabo tem poder de nos fazer algum mal? Por que essa advertência?

Cara leitora, as figuras de linguagem [2] usadas na Bíblia devem ser estudadas com um bom detalhamento para que consigamos extrair delas as verdadeiras lições que o emprego delas querem nos ensinar.

Um estudo superficial pode nos fazer tirar conclusões erradas. Vamos nos aprofundar nesse texto?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Por que o diabo anda em derredor como leão?

(1) Pedro nos traz uma palavra de advertência que diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo [4], vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8).

Nesse texto Pedro nos traz uma figura de comparação. O diabo é “como leão”. Evidentemente que temos que observar qual aspecto do leão Pedro quer enfatizar.

Pedro não está fazendo do diabo “o rei” como o leão é o rei da floresta. Não está trazendo aqui a ideia de que o diabo é “todo poderoso”. É preciso observar o aspecto que ele quer trazer na sua comparação. E qual é esse aspecto?

(2) Pedro está focando no aspecto ardiloso do diabo. Assim como o leão, ele trata pessoas (especificamente crentes aqui nesse texto analisado) como “presas” para destruí-las.

E como o leão faz isso? Andando em redor da presa, de forma disfarçada, sem deixá-la perceber, analisando o melhor momento (geralmente quando a presa está mais fraca ou mesmo muito autoconfiante) para atacar, para lançar o ataque fatal e fazer a presa cair.

O diabo, como o leão, é ávido para encontrar crentes que dão brechas para que ele ataque com tentações [6] de toda sorte! Esse texto nos mostra de forma clara como o diabo age com os crentes:

Andando em derredor e buscando oportunidades para derrubá-los! É esse o foco da figura usada por Pedro.

(3) Isso fica ainda mais evidente quando ele diz no início do verso: “Sede sóbrios e vigilantes”. Essas são duas características de “presas” que conseguem vencer os ataques do leão!

O leão procura presas fracas, distraídas, afastadas do bando, ou tão autoconfiantes que não percebem o perigo. Sobre essas ele têm vantagens. Mas quando encontra uma “presa” atenta, esperta, junta de seu bando, ele tem dificuldades muito grandes e seus ataques quase sempre darão em nada.

Serão vencidos. Por isso, Pedro manda que os crentes estejam atentos com seu inimigo, atentos contra as investidas do maligno. Fazendo assim conseguirão vencê-lo.

Tiago nos mostrou essa verdade de outra forma. Podemos dizer que esse leão tentador fugirá diante de um crente sóbrio e vigilante: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7)

(4) Por fim, esse texto também nos ajuda a entender que diante de servos de Deus a única atuação que o diabo pode exercer é externa.

Não existe a possibilidade do diabo possuir um servo de Deus, pois o servo de Deus é templo do Espírito Santo. O que o diabo faz é andar em derredor (externamente), trazendo ocasiões externas para o crente tropeçar (tentações [7]).

Escrevi mais sobre esse assunto aqui neste estudo: O cristão pode ficar possuído por demônios? (clique para ler) [8].