- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa o texto que afirma que somos o bom perfume de Cristo?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Gostaria de compreender melhor a expressão que aparece em 2 Coríntios 2:15, que afirma que nós somos o bom perfume de Cristo. Qual é o contexto do uso dessa expressão e o que ela significa de forma prática em nossa vida?

Caro leitor, essa foi uma linda expressão usada pelo apóstolo Paulo, mas que muitos interpretam errado ou de forma incompleta, achando que ela significa simplesmente que nós espalhamos o “cheiro de Cristo” por onde formos.

Para entender o sentido correto precisaremos olhar um pouco para o contexto e também entender um pouco da cultura da época. Vejamos:

O que significa bom perfume de Cristo?

(1) Precisamos começar entendendo o verso de 2 Coríntios 2:14: “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento”.

Nos versos anteriores (VV 12 e 13) Paulo fala um pouco de algumas dificuldades pontuais que passou em Trôade [2]. Paulo, porém, enxerga que mesmo diante dessas dificuldades o reino de Deus avança triunfando.

Quando ele usa a expressão “sempre nos conduz em triunfo” está se referindo a algo conhecido em sua época, que era quando um general Romano, vencendo um inimigo, organizava um cortejo triunfal, onde andavam pelas ruas exibindo sua vitória e os inimigos como escravos conquistados.

Paulo usa essa figura para mostrar que os servos de Deus estão sendo conduzidos na liderança do Deus todo poderoso em um cortejo triunfal de vitória, pois os planos de Deus não podem ser frustrados!

(2) Quando Paulo usa a palavra fragrância (odor, cheiro) pode estar se referindo em sua figura comparativa aos incensos aromatizantes que os exércitos queimavam nesse cortejo triunfal Romano, que tinham o objetivo de “agradar aos seus deuses” e mostrar a todos que estivessem ali e no caminho o “cheiro da vitória”.

Paulo pega essa figura muito conhecida e aplica à vitória que Deus vem dando aos Seus servos, mesmo diante de muita luta. Mas o cheiro dessa “fragrância” Paulo identifica como sendo o “conhecimento”.

Esse é o conhecimento de Cristo, o evangelho pregado para cumprir os propósitos do general (Cristo). Ou seja, nós, como servos de Deus, temos e espalhamos esse conhecimento em todo lugar.

Feitas essas explicações, agora conseguiremos entender melhor sobre o bom perfume de Cristo:

(3) A seguir temos o versículo central da nossa análise aqui: “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem” (2 Coríntios 2:15).

Enquanto estamos em nossa missão como servos de Deus, estamos em nossa caminhada triunfal liderada pelo Senhor Jesus Cristo. A fragrância (cheiro), que está em nós e que espalhamos, é o conhecimento que aprendemos e cremos e que agora ensinamos através da pregação da palavra.

Sendo assim, esse bom perfume de Cristo está na vida dos servos de Deus e é espalhado por esses servos do Senhor e tem efeitos em dois grupos de pessoas:

Os que são salvos e os que se perdem. Os que são salvos são aqueles que fazem parte do exército do Deus vitorioso, os que creram Nele. Os que se perdem são aqueles do exército inimigo, que não creram e foram condenados por resistir a Deus. Ambos sentem a “fragrância” do conhecimento de Deus, porém, só os salvos creem nela.

Os que se perdem a rejeitam! Quando os servos de Deus fazem seu trabalho eles são como um perfume que agrada a Deus. Temos aqui uma ligação com os sacrifícios e ofertas do Antigo Testamento [4] que exalavam um cheiro que agradava a Deus:

“Da oferta de manjares tomará o sacerdote a porção memorial e a queimará sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR” (Levítico 2:9)

(4) Assim, concluímos essa linda figura usada por Paulo sobre sermos o bom perfume de Cristo. Nosso Deus é um Deus de triunfo, Ele está triunfando, ainda que nós, Seus servos, estejamos passando por lutas e batalhas que parecem indicar que não seremos vitoriosos!

No final, cada um de nós, servos do exército de Deus, cumprimos a nossa missão de sermos o bom perfume de Cristo, de espalharmos o conhecimento de Deus onde quer que estejamos.

Assim, a vitória do Senhor será completa e plena sobre os inimigos. E a salvação de Seus servos também será plena, com cheiro de vitória aos que foram salvos e cheiro de derrota àqueles que resistiram e se tornaram inimigos!