- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que alguém com problemas no testículo (testículo trilhado) não podia servir a Deus?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Em minhas leituras me deparei com a ordem de Deus de que alguém com testículo trilhado não poderia servir a Deus. Gostaria de entender melhor o que era esse testículo trilhado e porque razão esse defeito proibia a pessoa de servir ao Senhor. Qual a razão disso?

Caro leitor, é muito importante que no estudo das leis do Antigo Testamento [2] se tenha em mente todo o contexto de como funcionavam as coisas nesse tempo da lei, para que a interpretação seja precisa.

Além disso, é importante também observar para quem está direcionada a lei. Vamos fazer isso agora e entender essa questão dos testículos [3] trilhados.

O que era o testículo trilhado?

(1) O texto onde isso aparece é Levítico 21:20: “ou corcovado, ou anão, ou que tiver belida no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo quebrado.

Sabemos que testículo se refere a uma parte do órgão sexual masculino, mais precisamente a área do saco escrotal. No hebraico a palavra para “trilhado” ou “quebrado” em algumas versões é “m ̂erowach”.

Significa um testículo que tenha sido esmagado ou que tenha algum defeito físico de nascimento que certamente resultava em um homem estéril.

Algumas traduções para o português traduzem como testículo trilhado (RC), outras como testículo quebrado (RA) e testículos defeituosos (NVI). Agora que sabemos do que se trata, cabe analisarmos: por que essa pessoa não podia fazer determinados serviços para Deus?

(2) Todo o capítulo 21 de Levítico trata de leis específicas para os sacerdotes (e sumo sacerdote): “Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes…” (Levítico 21:1).

Isso significa que as regras ditas a seguir eram para os sacerdotes (e algumas especificamente ao sumo sacerdote como mencionado por exemplo em Levítico 21:10) de agora e os que viriam depois. Portanto, são regras aplicadas somente a eles e não ao público em geral, às pessoas comuns.

(3) Temos, então, diversas regras dadas por Deus do que não podia ser feito, de como deveriam ser as coisas na vida desses servos especiais.

No verso 16 e 17 Deus estabelece que homens que seriam designados para ser sacerdotes não podiam ter certos defeitos físicos:

Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala a Arão, dizendo: Ninguém dos teus descendentes, nas suas gerações, em quem houver algum defeito se chegará para oferecer o pão do seu Deus” (Levítico 21:16-17).

Na sequência, Moisés lista exemplos de defeitos físicos que impediriam um homem de servir como sacerdote (cego, coxo, rosto mutilado, corpo fora de proporções, pé quebrado, mão quebrada, corcunda, anão, defeito na visão, sarna, micoses, testículo defeituoso).

Quem tivesse tais defeitos não podia oficiar como sacerdote do Senhor.

Por que os defeitos físicos (testículo trilhado) impedia alguém de ser sacerdote?

(4) Você pode ver a lista completa com os exemplos de defeitos físicos proibidos a um sacerdote em Levítico 21:18-20. Nessa lista consta o testículo trilhado que analisamos acima.

O defeito não era permitido porque os sacerdotes e o sumo sacerdote, quando servindo a Deus em seu trabalho, eram representantes diretos do Senhor para outras pessoas.

Isso dava a eles a responsabilidade de carregar em si mesmos a santidade de Deus no coração e nos seus corpos. Essa santidade, de forma plena, não comportava defeitos (físicos e de caráter), antes, tinha como símbolo a perfeição e a saúde (coisas plenas em Deus); essa perfeição e saúde deveria estar presente nos sacerdotes do Senhor. P

or isso, eles não podiam ter os defeitos físicos listados na lei examinada acima.

(5) No entanto, observamos que eles tinham ainda alguns direitos preservados, pois eram da família sacerdotal. Tinham o direito, por exemplo, do mesmo sustento dado por Deus aos sacerdotes:

“Comerá o pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo. Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porque tem defeito, para que não profane os meus santuários, porque eu sou o SENHOR, que os santifico” (Levítico 21:22-23).