- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O poder da música gospel! O que significa que Deus habita em meios aos louvores?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Estava em um culto na minha igreja e o líder do louvor disse que Deus habita em meio aos louvores. Não entendi muito bem o que ele disse, já que Deus habita em todos os lugares, não é verdade? Pois aprendi que Deus é onipresente. Então, gostaria de saber se Deus habita em meios aos louvores está em algum texto da Bíblia, se realmente está certo isso que ele falou e qual o significa real disso?

Caro leitor, às vezes os líderes, seja de louvor, ou de outros ministérios, usam certas expressões diante da igreja e não as explicam, trazendo muita confusão na cabeça das pessoas.

Líderes precisam entender que temos pessoas que nem sempre têm uma compreensão mais aprofundada da Bíblia ali. Mas hoje vou te ajudar a entender e avaliar isso que ele disse dentro da Palavra de Deus.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O que significa que Deus habita em meios aos louvores?

(1) A expressão Deus habita em meios aos louvores foi tirada do texto de Salmos 22:3: “Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel”.

A versão que citei é da tradução Revista e Atualizada. Porém, na tradução Revista e Corrigida (que é mais antiga), esse mesmo texto é traduzido desta forma: “Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel” (Salmos 22:3).

Então, de certa forma, essa é sim uma expressão que existe na bíblia. Mas qual o sentido correto dela na Bíblia? Qual o significado que Davi, autor desse salmo, quis comunicar?

(2) A primeira coisa a se observar é o significado da palavra nos originais. A palavra traduzida como “entronizado” na versão revista e atualizada e como “habitas” na versão revista e corrigida, é a palavra hebraica “yashab”. Ela significa “habitar, permanecer, assentar, morar”.

Note que nos versos 1 e 2 o salmista fala que se sentia desamparado por Deus, questionando o porquê disso. Ele questiona também que não conseguia a resposta para seus clamores: “Deus meu, clamo de dia, e não me respondes; também de noite, porém não tenho sossego” (Salmos 22:2).

Após esse desabafo cheio de questionamentos, o verso 3 começa com “contudo…”. Apesar dos questionamentos e dores, o salmista tinha uma certeza clara em sua mente: Deus era Santo.

Temos aqui uma confissão de confiança de quem via a ação geral de Deus em relação ao Seu povo, que era uma ação de bênçãos e de cuidados!

Uma situação pessoal momentânea de não compreensão plena da forma de Deus agir (que ele estava vivendo naquele momento) não tirou do salmista sua capacidade de enxergar que Deus age (e agiu no passado) em meio ao Seu povo.

(3) Só resta ao salmista uma confissão da realidade sobre Deus: Ele é Santo (Sagrado, perfeito, único) e, por isso, recebe os louvores de Seu povo.

Dizer que Deus habita em meio aos louvores indica que o Senhor está presente em meio ao Seu povo de forma especial quando este O honra da forma correta. Deus está conosco! Deus está reinando em nosso meio! É o sentimento que ecoa das palavras do salmista.

Quando o povo se volta para o Senhor, em submissão, louvando-O de todo seu coração, o trono de Deus se faz presente em cada coração, o governo de Deus está sobre cada vida e sobre o povo como um todo de uma forma que agrada o Senhor e traz bênçãos!

(4) Mas é preciso pontuar aqui que o texto não está falando que Deus habita em meio ao povo apenas quando este canta a Ele. Pensar assim seria muito raso.

Muitos usam a frase “Deus habita em meio aos louvores” na hora musical do culto. Porém, o conceito de louvor é muito mais profundo do que cantar a Deus.

O louvor pode ser expressado pela música, mas não é a única forma de expressão. Aliás, podemos, por causa de nosso coração pecaminoso, cantar louvores, mas por dentro, não estar louvando.

Por isso, o louvor genuíno começa no coração, no relacionamento do crente com Deus. Deus primeiro habita no coração, que passa a ser um coração que sente a necessidade de louvá-Lo de todas as formas possíveis!

Assim, essa pessoa se torna um verdadeiro adorador, como o salmista, que mesmo passando por uma situação onde não percebia uma movimentação de Deus em seu favor, era capaz de honrar a Deus.

Ele amava o “Deus da bênção” mais que a “bênção de Deus”! Em meio a esse tipo de louvor Deus está presente de forma marcante! Era esse tipo de povo que Deus buscava em Israel e que busca em Sua igreja hoje.