- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que é o corpo corruptível e o corpo incorruptível citado na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: No meu estudo do capítulo 15 de 1 Coríntios me deparei com alguns termos que não entendi bem, que é quando Paulo fala sobre corpo corruptível e corpo incorruptível. O que eles significam de forma prática dentro do assunto de ressurreição dos mortos que Paulo está tratando do texto?

Caro leitor, em 1 Coríntios 15 o apóstolo Paulo trata sobre uma questão que alguns da igreja de Corinto [2] estavam pregando erradamente. Vejamos:

“Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?” (1 Coríntios 15:12).

A ideia pregada era que não havia a ressurreição dos mortos (volta de um morto à vida), ou seja, uma continuidade da vida após a morte. Paulo vai então explicar porque esse pensamento estava errado.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Corpo corruptível e o corpo incorruptível

(1) Na sua explicação Paulo demonstra que Jesus Cristo [4] é o modelo da ressurreição dos mortos [5]realizada por Deus e que ela ocorreu de fato e foi testemunhada por muitos (1 Coríntios 15:1-11).

Na sequência Paulo mostra que a ressurreição dos mortos está totalmente ligada a fé cristã e que é uma esperança dos servos de Deus.

Levanta em seguida um questionamento sobre essa ressurreição e o corpo das pessoas pra complementar sua explicação: “Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?” (1 Coríntios 15:35). 

(2) Paulo explica que haverá uma mudança no corpo das pessoas, pois o corpo mortal não poderá receber uma herança que é imortal, eterna (a salvação).

Segue-se o verso: “Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:53). Vamos agora analisar esses dois termos: corruptível e incorruptibilidade.

(3) A palavra grega “phthartos”, traduzida por “corruptível” na versão que usamos, significa algo que perece, que estraga.

Portanto, “corpo corruptível” é uma citação que indica o nosso corpo mortal, que envelhece, que morre, que se decompõe com a nossa morte. Em outras palavras, ele se torna pó.

Esse corpo, mostra Paulo, não pode herdar a salvação, pois não é compatível com a realidade espiritual plena, pois foi maculado pelo pecado e é destruído pela morte.

(4) A palavra grega “aphtharsia” traduzida por “incorruptibilidade” na versão que usamos, significa algo que não se estraga, eterno, perpétuo, algo que não apodrece.

Portanto, “se revista de incorruptibilidade” é uma citação que indica uma transformação a ser realizada em nós. Paulo mostra que Deus transformará os nossos corpos mortais em corpos imortais (1 Coríntios 12:52), capazes de gozar a nova realidade de vida proporcionada por Deus:

“E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória” (1 Coríntios 15:54).

Assim como Cristo venceu a morte, Seus servos também a vencerão com essa ação de Deus neles.

(5) Portanto, em resumo, temos duas realidades mostradas no texto: a primeira é a realidade atual, onde nosso corpo ainda perece, morre, se decompõe. Essa realidade continuará até a segunda vinda de Cristo [7].

Após essa vinda de Cristo os nossos corpos corruptíveis serão transformados em corpos incorruptíveis pelo poder de Deus.

Isso é necessário para que possamos viver plenamente e completamente (corpo e espírito [8]) a nova realidade do céu, eterna, sem pecado, sem dor, sem pranto.

Alguns questionam: qual será a aparência desse novo corpo que teremos? De criança, de jovem, de adulto, de velho? A essa dúvida não temos resposta, Deus não nos revelou na palavra.