- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa teofania? As manifestações de Deus na Bíblia

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Dentro da teologia (Estudo de Deus) temos diversas matérias que tem por objetivo explicar melhor as revelações de Deus na Bíblia Sagrada. Um dos termos importante usados na teologia é a teofania.

A teofania nos ajudará a entender de uma forma detalhada a forma como Deus se revela ao ser humano, a forma como se manifesta a nós para que o consigamos compreender corretamente. Vamos aprender mais sobre esse termo?

Teofania – significado da Palavra

(1) A palavra teofania vem da união de duas palavras gregas [2], sendo, “theos” (Deus) e “phano” (aparecer). Poderia ser compreendida de forma simples como a “manifestação de Deus”, ou seja, as formas como Deus quis se manifestar, aparecer a nós seres humanos e que são reveladas na Bíblia.

Essas manifestações geralmente são temporárias, acontecem para um propósito e depois se finalizam. São manifestações perceptíveis aos sentidos humanos.

Fazem parte da revelação especial de Deus, ou seja, quando Deus quis transmitir de forma especial determinadas informações a homens escolhidos.

(2) Agora que já sabemos detalhes sobre o termo teofania, vamos ver exemplos práticos de sua aplicação na Bíblia. Temos pelo menos quatro tipos de manifestações de Deus (teofanias) que podemos identificar na Bíblia. Vejamos cada um deles:

a) Manifestação de Deus com mensagem direta:

Esse é um caso onde o próprio Deus traz uma mensagem específica. Por exemplo, Ele fez isso na ocasião da entrega dos 10 mandamentos, onde Sua própria voz foi ouvida não só por Moisés, mas por todos ali:

“Disse o SENHOR a Moisés: Eis que virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar contigo e para que também creiam sempre em ti. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR” (Êxodo 19:9).

Essa voz de Deus foi tão poderosa (quando Ele citou os 10 mandamentos uma a um ao povo) que o povo sentiu medo e pediu para que Deus falasse a Moisés e só depois Moisés falasse a eles (Êxodo 20:19). Foi uma poderosa teofania!

b) Manifestação de Deus em sonhos:

Esse tipo de manifestação de Deus é muito citada na Bíblia. Temos como exemplo o grande relato do sonho de Jacó onde Deus está perto dele e anjos sobem e descem do céu até a terra por meio de uma escada:

“E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência” (Gênesis 28:12).

Nesse tipo de teofania (manifestação de Deus) geralmente é entregue alguma mensagem ou profecia à pessoa.

c) Manifestação de Deus em visão:

Essa também é uma forma muito citada de Deus se manifestar na Bíblia. A diferença dessa manifestação para com a manifestação no sonho é que na visão a pessoa geralmente está acordada.

Temos como exemplo o chamado do profeta Isaías, que se deu dentro de uma visão:

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo (…) Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaías 6:1 e 8).

Nessa teofania Deus se manifesta numa visão especial e mostra-se sentado em um trono grandioso e Dele vem uma mensagem a Isaías.

Leia também: qual a diferença entre inspiração, revelação e iluminação [5]

d) Manifestação através de um anjo especial:

Especialmente no Antigo Testamento é mencionado o “Anjo do Senhor”, que em diversos textos é apresentado como o próprio Senhor:

“Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?” (Gênesis 16:13).

Alguns versos antes você poderá notar que o “Anjo do Senhor” é mencionado e Agar entende que é o próprio Deus que lhe falava.

Alguns entendem que esse “Anjo do Senhor” seja uma teofania (manifestação de Deus) onde o Filho (Jesus Cristo) já se manifesta de uma forma especial na obra de Deus no meio do povo de Israel.

(3) Dessa forma concluímos que a teofania nos traz a ideia do grandioso privilégio de termos um Deus que se manifesta a nós de diversas maneiras para que nos relacionemos com Ele.

Para fecharmos a compreensão desse lindo conceito teológico, iremos trazer um texto que nos mostra a maior manifestação de Deus realizada entre os seres humanos, que é manifestação do próprio Deus estando entre nós por meio do Filho:

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hebreus 1:1-2). Jesus Cristo foi e é a maior manifestação de Deus entre os homens!