- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O verdadeiro motivo de Noé ter amaldiçoado Cam!

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Estou analisando a narrativa sobre Noé e me deparei com uma incerteza grande quando Noé proferiu uma maldição sobre Cam, pelo filho tê-lo visto sem roupas e comunicado isso aos seus irmãos. Achei que a reação de Noé foi um tanto exagerada. Será possível que Cam tenha cometido algo mais sério que não tenha sido registrado no texto? Como podemos compreender essa maldição por conta de um incidente aparentemente insignificante?

Caro leitor, sua pergunta é interessante e vai nos ajudar a analisar esse texto bem interessante e difícil, onde o escritor bíblico busca explicar a origem do povo cananeu [2], que veio desse filho de Noé (Cam) que foi reprovado pelos seus atos e também seus descendentes que não andaram nos caminhos de Deus.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

O que significa vendo a nudez do pai?

(1) O texto bíblico mencionado na pergunta é: “Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos” (Gênesis 9:22).

Em uma leitura superficial somos levados a crer que Cam, diferente dos irmãos, que buscaram não ver o pai Nu, viu o pai nu e ainda contou isso aos irmãos.

No entanto, essa interpretação não é a única para esse trecho da Bíblia. Isso porque “ver a nudez” pode ter outros significados mais profundos dentro do contexto bíblico. Vejamos:

a) Cam teve desejos homossexuais pelo pai?

Será que Cam se aproveitou da embriaguez do pai para olhar para ele com segundas intenções e depois contou isso aos irmãos? Isso é uma possibilidade, o que explicaria a dureza das palavras de Noé quando acordou da embriaguez (Gênesis 9:24-25).

É necessário pontuar, porém, que o texto (nessa interpretação) não daria a ideia de que ele teve relações sexuais com o pai. A palavra “vendo” no hebraico é “ra’ah”, tem o sentido de “examinar, inspecionar”.

Assim, Cam pode ter tido um olhar malicioso para o pai e ainda ter divulgado isso aos irmãos, o que deu ainda maior gravidade ao fato, pois seria uma terrível desonra ao pai (dentro daquele contexto histórico).

b) Cam teve relações sexuais com o pai?

Uma outra linha de pensamento avalia que “ver a nudez” também é usado no Antigo Testamento como uma figura de linguagem (eufemismo) para “ter relações sexuais”.

Vejamos um exemplo: “Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez” (Levítico 18:7). Nesse contexto de Levítico, Deus deu leis sobre relações sexuais proibidas.

Observe que a relação sexual é citada como “descobrir a nudez”. Se essa foi a atitude de Cam para com Noé, de tentar ter relações com o pai [6] ou mesmo de ter consumado de fato alguma relação sexual, isso explicaria a severidade das palavras de Noé, pois era um ato extremamente ultrajante para com o pai.

c) Cam teve relações sexuais com a mãe?

Descobrir a nudez no Antigo testamento [7] também pode se referir a ter relações com a esposa de alguém. Por exemplo, se um homem teve relações sexuais com uma mulher casada, ele descobriu a nudez do marido dela (cometeu um adultério):

“O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles” (Levítico 20:11).

Observe como no texto temos a expressão de descobrir a nudez do pai se se referindo a deitar-se com a mãe. Se esse foi o erro de Cam, foi também extremamente grave, o que também explicaria a severidade das palavras de Noé.

(2) Feitos esses esclarecimentos, qual seria a melhor interpretação? Para mim, a última é a mais fraca, pois o próprio texto explica que os irmãos cobriram a nudez do pai na sequência do ocorrido:

Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem (Gênesis 9:23).

Esse verso, a meu ver, favorece muito a primeira interpretação sobre desejos pelo pai ou até mesmo que tivesse tentado ter alguma relação com o pai, ou seja, a primeira e segunda interpretações que apresentei!

O fato é que é bastante improvável que Cam tenha sido punido apenas por “ver” (enxergar) Noé nu. Parece-me que o texto nos dá elementos para pensar em algo realmente muito mais grave, que vai além do simples ver.