- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa mais vale um cão vivo do que um leão morto em Eclesiastes?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Encontrei um versículo intrigante em Eclesiastes 9:4, o qual declara que é melhor ter um cão vivo do que um leão morto. Estou curioso para compreender o significado preciso dessa expressão e o ensinamento sábio que Salomão transmitiu nesse verso. Ficaria imensamente grato se pudesse realizar um estudo sobre o assunto.

Caro leitor, algumas expressões citadas na Bíblia exigem que ampliemos um pouco a leitura para todo o contexto [2] (o que foi escrito antes e depois da expressão que se quer entender) para conseguirmos situá-la dentro da ideia principal do autor e assim descobrir seu significado. Vamos fazer isso na prática?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Mais vale um cão vivo do que um leão morto

(1) Em Eclesiastes 9:1-12 Salomão escreve sobre o destino comum de todas as pessoas, ou seja, a morte. Todos vão morrer, independente de quem sejam e de quais sejam as suas obras:

“Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento” (Eclesiastes 9:2).

Ou seja, a morte irá alcançar a todos, independente do que façam nessa terra, ela é uma verdade inquestionável. É claro que Salomão está falando aqui da morte física. Dentro desse contexto, Salomão parece buscar responder a seguinte pergunta: o que seria o melhor (mais sábio) a se fazer, então, até que essa morte não chegue?

(2) Ele começa responder a essa questão com o verso que estamos analisando: ”Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto” (Eclesiastes 9:4).

O cão era, dentro da cultura judaica e de algumas outras culturas, um animal desprezado, considerado impuro, que era usado como figura de linguagem [6] de humilhação e até como um tipo de desprezo e até de xingamento.

Veja em 2 Samuel 9:8 como se usa a figura do cão como uma forma de humilhação. Já o leão era um dos animais mais admirados, representando força, poder, símbolo de grandeza.

Leia também: por que Jesus chamou a mulher cananeia de cachorrinha? [7]

(3) Ditas essas coisas, podemos entender agora que Salomão está falando da esperança da vida (física, aqui na terra). Um leão morto está acabado, não pode realizar mais nada nessa terra, não pode demonstrar mais sua força, seu poder, sua grandeza.

Já um cão, mesmo que sendo símbolo de coisas negativas, fracas e humilhantes, estando vivo, pode ainda ter realizações em sua vida. Por isso Salomão diz que mais vale um cão vivo do que um leão morto. Em resumo, Salomão passa a mostrar que é importante aproveitar a vida e ter esperança nela:

“Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol” (Eclesiastes 9:9).

Aproveite aquilo que você tem de bom na vida, pois a vida passará, é a mensagem de Salomão aqui.

(4) É claro que este “aproveitar a vida”, quando apoiado única e exclusivamente nos desejos humanos (que são pecaminosos), poderá levar a pessoa para longe de Deus (coisa que o próprio Salomão viveu – Veja 1 Reis 11:1-13).

É por isso que Ele, em um contexto posterior, lembra que Deus é juiz e que as nossas obras estão diante desse grande juiz: “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (Eclesiastes 12:14).

Isso nos leva a aproveitar sim a vida da melhor forma, mas sempre tendo em mente que não pode ser de qualquer forma!

(5) Assim sendo, mais vale um cão vivo do que um leão morto indica que mesmo que eu e você sejamos pessoas pequenas na sociedade, sejamos até desprezados, temos o maior tesouro que é a vida e devemos aproveitá-la da melhor forma possível tendo responsabilidades diante do Deus, pois ele julgará a cada um pelas suas obras.