- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que era o cordão de três dobras e qual o significado dele na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Salomão citou em Eclesiastes em um de seus escritos sobre o cordão de três dobras. Eu gostaria de entender melhor como era esse cordão na época de Salomão e qual era o significado do uso dele nessa citação em Eclesiastes 4:12.

Caro leitor, o uso dessas figuras de linguagem [2] enriquecem muito os textos bíblicos e trazem lições grandiosas para os leitores.

As figuras de linguagem são um recurso muito usado pelos escritores bíblicos e entender o uso dessas figuras aprofunda em muito nosso conhecimento. Vamos ao aprendizado sobre o cordão de três dobras?

O cordão de três dobras

(1) O ser humano não demorou muito tempo na história humana para começar a usar fios (geralmente pegos na própria natureza, como os cipós, por exemplo) para fazer amarrações, fixação de objetos, etc.

Mas algo era bastante óbvio: esse fio precisava ser forte para aguentar amarrações e fixações que exigiam muita tensão sobre o fio.

Logo se percebeu que os fios usados individualmente não eram tão fortes e resistentes quanto se precisava. Arrebentavam com certa facilidade.

Não se sabe quando e nem como, mas alguém começou a trançar mais de um fio, o que resultava em um cordão que tinha uma resistência extremamente maior do que o uso de um fio único.

(2) É a esse tipo de trançado de vários fios a que Salomão se refere em sua citação de um “cordão de três dobras”. Vejamos: “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade” (Eclesiastes 4:12).

Esse tipo de cordão era algo já bastante comum na época de Salomão. Se alguém desejasse resistência e força, deveria usar um cordão desse tipo ao invés de um único fio, que era simples e bem mais fraco.

O cordão de três dobras – o sentido figurado

(3) Desde Eclesiastes 4:9 Salomão está construindo a ideia do companheirismo nas relações humanas. Ele diz: “Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (Eclesiastes 4:10).

Ter um único companheiro, alguém com quem contar já é uma grande vantagem se comparado a pessoa estar sozinha nas lutas da vida.

Estar solitário no enfrentamento das adversidades não é bom. Ter companheiros é algo extremamente bom para o ser humano, algo extremamente positivo nas lutas diárias de cada um.

A solidão [4] não é algo positivo no que se refere ao enfrentamento das lutas da vida. É sábio quem se associa a bons companheiros. Esse é o tema central tratado por Salomão aqui.

(4) Porém, Salomão parece ir além quando fala do cordão de três dobras. Se uma parceria de duas pessoas já é algo muito positivo, trazendo força à dupla e capacidades que sozinhos não teriam, imagine uma parceria com três pessoas?

Será ainda maior! A ideia contida nesse texto é que amplas parcerias nos torna ainda mais fortes, mais capazes. Essa é uma ideia realmente grandiosa e vinda de Deus!

Podemos perceber a força que as parcerias têm, as grandes coisas que as parcerias fizeram o homem construir. A forma como nos tornamos fortes quando nos juntamos nos mesmos objetivos é real e grandiosa!

Nos tornamos um cordão de três dobras, forte, resistente, quando, ao invés de perder tempo nas picuinhas da vida, nos dedicamos a ajudar uns aos outros em parcerias positivas e abençoadas!