- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que Jesus quis ensinar quando disse: basta ao dia o seu próprio mal?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Gostaria de entender melhor a fala de Jesus em Mateus 6:34, quando Ele diz não vos inquieteis com o dia de amanhã, basta ao dia o seu próprio mal. Que mal seria esse a que Ele se refere? Seria coisas ruins ou a atuação do maligno nos nossos dias mais difíceis?

Cara leitora, no contexto do texto que você mencionou Jesus está tratando sobre as ansiedades [2] diante das coisas necessárias da vida, mostrando que Seus discípulos não deveriam perder tempo com essas ansiedades, pois eles tinham um Deus que cuidava de todas as suas necessidades.

Assim, poderiam focar suas energias com prioridade no reino de Deus. Vamos entender melhor o verso 34 sobre basta ao dia o seu próprio mal:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

O que significa basta ao dia o seu próprio mal?

(1) Mateus 6:34 é uma finalização da argumentação de Jesus sobre a ansiedade diante das necessidades cotidianas. Note que começa com “portanto…”. Isso significa que Ele irá fechar o assunto com uma conclusão.

A primeira conclusão clara é: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã…” (Mateus 6:34).

Saber que Deus cuida da erva do campo (v.30) e das aves do céu (v.26) deveria fazer os discípulos entenderem que eram importantes para Deus e que Deus cuidaria deles, ou seja, Jesus chama a todos para ter um ato prático de fé nos cuidados do Senhor.

(2) Em sua conclusão Jesus responde à pergunta central de Seu ensino: por que vocês não devem se preocupar excessivamente no dia de hoje com o dia de amanhã? A resposta é “…pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34).

Primeiro vamos entender o uso da palavra “mal” aqui. Ela é usada no sentido de dificuldades, problemas que podem surgir.

Em outras palavras, Jesus está demonstrando que não faz bem usar o hoje para sofrer por questões que sequer sabemos se acontecerão no amanhã.

Cada dia que nasce revelará seus próprios problemas e dificuldades que iremos enfrentar. Usando um provérbio popular de nossos tempos: viva um dia de cada vez!

(3) Esse ensino é muito importante, pois pessoas que usam o hoje para pensar excessivamente no amanhã ficam doentes (dessa forma, incapazes de viver o hoje plenamente).

Não são poucas as pessoas que hoje em dia sofrem de crises de ansiedade [5], de pânico, de estresse, por viverem (no presente) um excesso de futuro em suas mentes.

Com essa atitude, além de estragarem o seu presente, acabam por afetar também a sua fé, pois a desconfiança de que existe um Deus soberano e poderoso que no “amanhã” estará também cuidando de mim e me capacitando para enfrentar a vida, é algo que traz muitos males. Jesus quer Seus discípulos libertos desse tipo atitude.

O que basta ao dia o seu próprio mal NÃO É?

(4) Por fim, temos de pensar que Jesus não está proibindo aqui que sejamos pessoas que planejam o amanhã. Eu posso, por exemplo, ter minhas reservas financeiras para me ajudar a passar melhor pelo amanhã, posso ter uma agenda, uma organização de vida.

Nada disso é pecado (claro, se feito de forma não excessiva). O que Jesus está condenando é a ansiedade que nos leva a falta de fé em Deus. A ansiedade que nos faz não viver o hoje, o presente, pois ficamos o tempo todo preocupados com o futuro.

É diante de atitudes assim que Jesus nos chama a lembrar que basta ao dia o seu próprio mal, ou seja: relaxem e confiem no Deus de vocês, vivam o presente como sendo literalmente “um presente” que o Pai deu para vocês desfrutarem, desfrutem esse presente de todo o coração, com toda a confiança, fazendo a vontade Dele.

Se a preocupação com o amanhã aparecer, digam a vocês mesmos que vocês têm um Deus que cuida de todas as suas necessidades!