- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

A esposa de Abraão, Sara, teve relações sexuais com faraó quando Abraão disse que ela era sua irmã?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Quando Abraão mentiu que Sara era sua irmã, em Gênesis 12:10-20, faraó a tomou por mulher e depois de um tempo a devolveu conforme explica o texto. A minha maior dúvida é se o faraó teve relações sexuais com Sara nesse período, se ele consumou esse casamento? Ele tomou ela como sua mulher, havendo assim uma “traição” de Sara que teria, nesse caso, adulterado com faraó já que era casada com Abraão?

Caro leitor, essa história narrada em Gênesis nos traz realmente muitas dúvidas, pois traz um relato bastante resumido do acontecido. Porém, podemos levantar algumas questões que nos ajudarão a pensar nessa resposta e chegar a algumas conclusões:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Sara teve relações sexuais com o faraó?

(1) Fica claro no início do texto que Abraão já tinha um trato com Sara para quando fossem a algum local onde houvesse certo assédio sobre ela, já que ela era muito bonita e chamava muita atenção.

O trato era falar que eram irmãos: “Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida” (Gênesis 12:13).

Por curiosidade, de fato Sara era meia-irmã de Abraão, como nos mostra Gênesis 20:12. Com essa trato firmado, logo ao chegar ao Egito [3], local onde estavam indo por causa da fome em sua terra (Gênesis 12:1), logo príncipes daquela terra se interessaram por levar Sara para ser mulher de Faraó:

“Viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na junto dele; e a mulher foi levada para a casa de Faraó” (Gênesis 12:15).

(2) Era muito comum que faraós tivessem haréns cheios de “esposas”. O texto não nos diz se esse era o caso desse faraó em específico, mas é provável que Sara tenha sido recrutada aqui para ser mais uma dessas muitas esposas que serviriam ao faraó.

Por causa de Sara Abraão ganhou muitas dádivas do rei do Egito: “Este, por causa dela, tratou bem a Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos” (Gênesis 12:16).

Para alguns esse verso indica que se passou um bom período de tempo e que isso significaria que faraó tenha tido relações sexuais com Sara, ou seja, consumado esse casamento.

Porém, agora irei demonstrar meu pensamento sobre isso e mostrar porque acho que faraó não teve relações sexuais com Sara.

Por que o faraó NÃO teve relações sexuais com Sara

(3) Em primeiro lugar o fato de Abraão ter ganhado vários presentes não indica que tenha passado muito tempo. Isso pode ter sido feito de uma vez só quando faraó hospedou Abraão como irmão da sua nova pretendente a esposa.

Porém, ainda que tenha passado certo tempo, sabemos que faraó aceitar uma mulher como esposa não significa que ele teria relações com ela imediatamente.

Era comum que a mulher passasse por um período de “embelezamento” e cuidados diversos, um tipo de preparação antes da consumação do casamento.

Podemos ver isso, por exemplo, no texto que descreve a assunção de Ester como rainha da Pérsia (Veja Ester 2 completo). Vou destacar aqui um verso do livro de Ester onde isso fica claro:

“Em chegando o prazo de cada moça vir ao rei Assuero, depois de tratada segundo as prescrições para as mulheres, por doze meses ( porque assim se cumpriam os dias de seu embelezamento, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com os perfumes e unguentos em uso entre as mulheres)” (Ester 2:12).

(4) Outro fato que pesa fortemente para que faraó não tenha tido relações sexuais com Sara é a punição que Deus dá: “Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão” (Gênesis 12:17).

A meu ver essa punição de Deus parece mais preventiva do que punitiva por um ato já cometido. Por que penso assim? Pelo fato de faraó ter devolvido Sara a Abraão: “E me disseste ser tua irmã? Por isso, a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis a tua mulher, toma-a e vai-te” (Gênesis 12:19).

Se faraó já tivesse consumado o ato sexual e bem assim o casamento, parece-me muito mais provável que faraó mandasse matar Abraão pela mentira e permanecesse com Sara como sua esposa.

Ele poderia ter entendido a praga como resultante de uma mentira que estava de pé e iria resolvê-la com a morte de Abraão, o que daria a ele certa legitimidade para ter Sara como esposa.

(5) Mas o fato de não ter consumado o casamento me parece ter sido o motivo dele ter compreendido as pragas enviadas por Deus como sinal de que deveria devolver aquela mulher ao seu verdadeiro marido.

Como faraó ficou sabendo que Abraão e Sara estavam omitindo que eram casados? Será que Sara, vendo as pragas enviadas por Deus, contou a verdade antes que faraó consumasse de fato o casamento? Isso é muito possível!

(6) Tudo isso me faz pensar que faraó e Sara não tiveram relações sexuais [5], não consumaram esse casamento. Apesar de o texto não ser suficientemente claro sobre essa questão específica, eu defendo essa posição.

A meu ver traz mais harmonia diante de tudo que foi narrado e mostra como Deus protegeu o casal da aliança em meio a esse difícil contexto que eles enfrentaram no Egito.