- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que era a pedra angular ou pedra de esquina? Por que Jesus era essa pedra?

Você pergunta: Em Efésios 2:20 diz que Jesus Cristo é a pedra angular. Em algumas versões já vi escrito pedra de esquina também. Eu gostaria muito de saber o que era essa pedra angular ou de esquina e qual é o simbolismo dela quando aplicada para Jesus. Por que Cristo é comparado a essa pedra?

Caro leitor, a Bíblia é bastante rica no uso de comparações e ilustrações que são usadas de forma profunda para transmitir grandes lições. Hoje iremos analisar a pedra angular que é mencionada algumas vezes e entender a aplicação dela para Cristo.

O que é a pedra angular que a Bíblia menciona em vários textos?

O que é a pedra angular ou pedra de esquina?

(1) A primeira menção na Bíblia sobre a pedra angular está em uma fala de Deus a Jó, quando Deus diz a Jó a respeito de Sua grandeza na criação de todas as coisas: “Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular…” (Jó 38:6). Está claro que a linguagem aqui é de construção, ou seja, de edificação de algo. Dentro das construções antigas essa pedra era a pedra que ficava no canto e dava sustentação às paredes (veja foto acima). Esse tipo de pedra também era usada na construção de arcos, era a pedra central que mantinha toda a estrutura unida, na forma correta, com a força necessária para suportar pesos e sem a possibilidade de cair (veja foto acima).

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [1]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [2]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [3]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [4]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [5]
- Outros Materiais (Comece aqui) [6]

Por que Jesus é chamado de Pedra angular?

(2) Essa importante e fundamental pedra de uma construção é usada como figura em Isaías 28:16 para alguém que seria colocado em Sião (Jerusalém [7]): “Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge” (Isaías 28:16). Em Atos 4:11 Pedro apontou que essa pedra era Jesus Cristo, que foi rejeitado, mas, na verdade, era a Pedra Angular, principal da obra que Deus estava fazendo: “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular” (Atos 4:11).

(3) Quando a Bíblia, então, usa o termo pedra angular aplicado a Jesus Cristo [8] está destacando a posição exaltada de Jesus, Sua grandeza, Sua primazia, Sua importância fundamental. Sem Ele nenhuma construção haveria, nenhuma obra de Deus seria realizada e não haveria qualquer esperança para os povos. Além dos apóstolos, o próprio Jesus destacou que Ele era essa pedra angular, quando contou a parábola [9] dos lavradores maus: “Mas Jesus, fitando-os, disse: Que quer dizer, pois, o que está escrito: A pedra que os construtores rejeitaram, esta veio a ser a principal pedra, angular? Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó” (Lucas 20:17-18). Jesus destaca que a Pedra angular (Ele) é a pedra mais forte que sustenta toda a construção. Também é a pedra indestrutível. Qualquer pedra que caia sobre ela se quebrará (aqui temos a menção do juízo de Deus sobre os que se levantarem contra Jesus).

(4) Por fim, na referência feita no início dessa pergunta ao texto de Efésios 2:20, temos Cristo sendo apontado como o fundamento principal da igreja. Os apóstolos eram também “pedras” nessa construção (edificação) da igreja que estava sendo feita por Deus, mas Jesus era a pedra fundamental, a pedra angular, principal, que sustentava tudo e todos: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Efésios 2:20).