- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que era a pedra angular ou pedra de esquina? Por que Jesus era essa pedra?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Em Efésios 2:20 diz que Jesus Cristo é a pedra angular. Em algumas versões já vi escrito pedra de esquina também. Eu gostaria muito de saber o que era essa pedra angular ou de esquina e qual é o simbolismo dela quando aplicada para Jesus. Por que Cristo é comparado a essa pedra?

Caro leitor, certamente, o livro com maior quantidade de figuras de linguagem de todos os tipos é a Bíblia! Ela utiliza muito, por exemplo, figuras de comparação para trazer ensinos profundos.

Mas para entender esses ensinos se faz necessários conhecer com profundidade as figuras usadas na comparação. Hoje iremos analisar a pedra angular (ou pedra de esquina) que é mencionada algumas vezes e entender a aplicação dela para Cristo. Mas, antes de tudo, observe a foto abaixo.

O que é a pedra angular que a Bíblia menciona em vários textos?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O que é a pedra angular ou pedra de esquina?

(1) A primeira menção na Bíblia sobre a pedra angular está em uma fala de Deus a Jó, quando Deus diz a Jó a respeito de Sua grandeza na criação de todas as coisas:

“Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular…” (Jó 38:6).

Está claro que a linguagem aqui é de construção, ou seja, de edificação de algo. Dentro das construções antigas essa pedra era a pedra que ficava no canto e dava sustentação às paredes (veja foto acima).

Esse tipo de pedra também era usada na construção de arcos, era a pedra central que mantinha toda a estrutura unida, na forma correta, com a força necessária para suportar pesos e sem a possibilidade de cair facilmente (veja foto acima ou veja o vídeo que está aqui na página).

Por que Jesus é chamado de Pedra angular?

(2) Essa importante e fundamental pedra de uma construção é usada como figura em Isaías 28:16 para alguém que seria colocado em Sião (Jerusalém [5]):

“Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge” (Isaías 28:16).

Em Atos 4:11 Pedro apontou que essa pedra era Jesus Cristo, que foi rejeitado, mas, na verdade, era a Pedra Angular, principal da obra que Deus estava fazendo:

“Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular” (Atos 4:11).

(3) Quando a Bíblia, então, usa o termo pedra angular aplicado a Jesus Cristo [6] está destacando a posição exaltada de Jesus, Sua grandeza, Sua primazia, Sua importância fundamental.

Sem Ele nenhuma construção haveria, nenhuma obra de Deus seria realizada e não haveria qualquer esperança para os povos.

Além dos apóstolos, o próprio Jesus destacou que Ele era essa pedra angular, quando contou a parábola [7] dos lavradores maus:

“Mas Jesus, fitando-os, disse: Que quer dizer, pois, o que está escrito: A pedra que os construtores rejeitaram, esta veio a ser a principal pedra, angular? Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó” (Lucas 20:17-18).

Jesus destaca que a Pedra angular (Ele) é a pedra mais forte que sustenta toda a construção. Também é a pedra indestrutível.

Qualquer pedra que caia sobre ela se quebrará (aqui temos a menção do juízo de Deus sobre os que se levantarem contra Jesus).

(4) Por fim, na referência feita no início dessa pergunta ao texto de Efésios 2:20, temos Cristo sendo apontado como o fundamento principal da igreja.

Os apóstolos eram também “pedras” nessa construção (edificação) da igreja que estava sendo feita por Deus, mas Jesus era a pedra fundamental, a pedra angular, principal, que sustentava tudo e todos:

“edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Efésios 2:20).