- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa filho de Belial na Bíblia? É um xingamento?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Quando alguém era chamado de filho de Belial na Bíblia era algum tipo de xingamento? Percebi que essa palavra sempre era usada para apontar para homens malignos. Pode me ajudar a me aprofundar no conhecimento do significado de filho de Belial pra entender com mais profundidade?

Caro leitor, existem expressões bem características de cada língua que expressam significados profundos do que os povos queriam comunicar.

Tanto para elogiar quanto, também, para xingar, menosprezar, depreciar e coisas do tipo.

Na língua hebraica, usada pelos judeus, não é diferente! Eles usavam também palavras muito fortes para expressar realidades que queriam comunicar de maneira veemente, forte. Essa expressão filho de Belial é uma delas.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O que significa filho de Belial na Bíblia?

(1) Já vi muitas pessoas confundirem essa expressão com o nome de uma pessoa. Isso é algo comum de acontecer, pois, apesar de “belial” não ser um nome próprio de alguém (mas um adjetivo [3]), geralmente é usado como se fosse um nome de uma pessoa na Bíblia, sendo acompanhado geralmente por “filho”, “filha”, “homem”.

Vejamos um exemplo: “Enquanto eles se alegravam, eis que os homens daquela cidade, filhos de Belial, cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao velho, senhor da casa, dizendo: Traze para fora o homem que entrou em tua casa, para que abusemos dele” (Juízes 19:22).

Observe no destaque do texto acima como Belial é usado como se fosse um nome próprio de alguém e as pessoas a que o autor quer se referir como sendo “filhos” desse alguém, ou seja, gerados dele.

(2) Porém, a palavra Belial no hebraico não é um nome e significa “inutilidade, baixeza, perversidade, ilegalidade”, ou seja, é uma palavra que aponta para “qualidades” malignas, ruins de uma pessoa.

Por isso, ela era usada com frequência para apontar para indivíduos afastados de Deus, pessoas depravadas em seu atos. Vejamos mais um exemplo:

“O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca” (Provérbios 6:12).

Veja como aqui está descrevendo um homem “inútil”, “perverso”, “malvado”. Esse homem, diz o sábio, é o que anda com perversidade em suas palavras, naquilo que fala.

(3) Sendo assim, a expressão filhos de Belial aponta para pessoas geradas, nascidas do maligno, da perversidade, da maldade. São pessoas que andam em caminhos tortuosos e, por isso, seu “pai” só pode ser o maligno.

É uma forma dura de se apontar para pessoas que não andam nos caminhos de Deus. Não chega a ser um xingamento, pois não é um palavrão, mas, certamente, ser chamado de filho de Belial no passado era uma grande desonra.

Veja como Simei ofendeu Davi usando essa expressão enquanto o amaldiçoava: “Amaldiçoando-o, dizia Simei: Fora daqui, fora, homem de sangue, homem de Belial” (2 Samuel 16:7).

(4) Por fim, temos ainda uma menção especial dessa palavra no Novo Testamento. Ela se encontra em 2 Coríntios 6:15: “Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?”.

A palavra “Maligno [6]” usada por Paulo aqui nesse texto é “Belial” (em grego), mas que tem sua origem no hebraico “Belial” que vimos acima.

Ou seja, aqui temos a palavra sendo aplicada por Paulo ao diabo, que na Bíblia é a personificação de tudo que é maligno, inútil, perverso, baixo.

É por isso que Paulo diz que não existe harmonia entre Cristo e o Maligno (Belial), pois Cristo é o oposto de toda maldade, perversidade, baixeza que podemos encontrar no diabo e em seus seguidores.