- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Miguel disputou o corpo de Moisés com o diabo?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: eu li na carta de Judas algo que me intrigou, lá diz que Miguel disputou com o diabo a posse do corpo de Moisés. Não entendi muito bem por que isso ocorreu, pois não me lembro no Antigo Testamento nada falando a respeito dessa questão. Pode me ajudar a entender por que houve essa disputa pelo corpo de Moisés?

Caro leitor, esse texto que você mencionou se encontra em Judas 1:9: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”.

Vamos fazer uma análise dele agora para o compreendermos!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Por que Miguel disputou o corpo de Moisés com o diabo?

(1) A primeira coisa a compreender nesse texto é o motivo de Judas estar escrevendo esses versos. Judas escreve condenando a falta de reverência dos falsos mestres a qualquer autoridade levantada por Deus.

Esses falsos mestres, além de causar confusão, chegavam até a negar o Senhor Jesus Cristo (Judas 1:4). Dentro desse contexto, Judas usa vários exemplos do juízo de Deus derramado sobre pessoas que agiam de forma semelhante.

Usa o exemplo das pessoas que receberam punição no deserto depois do êxodo (Judas 1:5), de anjos que desagradaram a Deus (Judas 1:6) e das cidades de Sodoma e Gomorra [3] (Judas 1:7).

O ponto em comum das más condutas dessas pessoas era não respeitar as autoridades instituídas por Deus (Judas 1:8).

(2) Dentro desse contexto Judas usa o exemplo de um arcanjo [4] (Miguel), que disputou o corpo de Moisés com o diabo, porém, que não ousou acusar de forma difamatória o diabo (embora ele merecesse), antes, o entregou nas mãos do grande juiz, o Senhor Todo Poderoso.

O foco principal de Judas aqui era exemplificar que aqueles falsos mestres agiam muito mal fazendo o que eles faziam. Mas de onde Judas tirou essa história de que Miguel disputou o corpo de Moisés?

(3) Não encontramos em qualquer dos escritos inspirados (canônicos) essa menção dessa disputa. Segundo vários teólogos, Judas a tirou de um livro chamado Assunção de Moisés [6], um livro que consideramos apócrifo [7], ou seja, não inspirado.

Mas como Judas poderia ter citado um livro assim? O fato dele fazer essa citação não significa que ele considerava o livro 100% inspirado.

O que ele fez foi pegar uma história contida nesse livro e que, possivelmente, era considerada plausível entre os judeus, e a usou como exemplo em sua analogia.

Essa disputa pelo corpo de Moisés era algo possível de ter ocorrido, pois na citação da morte de Moisés, observamos que o próprio Deus o sepulta:

“Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura” (Deuteronômio 34:5-6). 

Esse sepultamento pode muito bem ter sido feito após Miguel vencer o diabo na disputa pelo corpo.

Por que o corpo de Moisés foi disputado?

(4) Mas por que houve essa disputa pelo corpo de Moisés? Apesar do texto não mencionar, podemos pensar aqui em algumas possibilidades:

a) Será que o diabo pode ter reivindicado que Moisés era um assassino (em Êxodo 2:12 matou um egípcio) e, por isso, pelo menos seu corpo pertencia a ele? Isso, claro, era uma manipulação, pois Moisés era um pecador sim, mas arrependido.

b) Será que o diabo queria usar o corpo de Moisés para criar algum tipo de idolatria para o povo de Israel? Sabemos que um dos pecados em que o povo mais caia era na idolatria.

Imagine o corpo de Moisés sendo feito um tipo de deus para o povo de Israel? Possivelmente seria adorado!

c) Será que o diabo queria fazer algum tipo de profanação e humilhação no corpo de Moisés para ridicularizar sua figura e seu ministério diante de pessoas?

(5) Nenhuma dessas possibilidades sobre a disputa do corpo de Moisés pode ser provada biblicamente, por isso, devemos encará-las como hipóteses.

Deus não nos quis revelar os detalhamentos dessa batalha espiritual ocorrida com Miguel e o diabo, pois, em Judas, o objetivo principal era demonstrar para homens malignos que nem mesmo o grande arcanjo Miguel ousou caluniar o diabo, ou seja, o exemplo de cima mostra que não devemos agir como esses falsos mestres agiam, desrespeitando autoridades de forma difamatória e negando a autoridade de Jesus Cristo.