- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa “se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas”?

Você Pergunta: Eu não entendi bem o que significa de forma prática o ensino de Jesus em Mateus 6:23, onde ele diz “se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas”. Gostaria de uma explicação detalhada sobre o que Jesus quis dizer com isso.

Caro leitor, as palavras ditas por Jesus sempre são desafiantes, não só na exigência de reflexões profundas para compreendê-las bem, mas também no significado preciso que elas apresentam para nossa vida diária. Vamos analisar agora essa expressão.

O que significa “se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas”?

Se os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas

(1) No contexto onde esse texto está inserido Jesus está falando sobre os tesouros no céu [1] em contraste com os tesouros na terra (Mateus 23:19-21), onde explica a importância de Seus servos ajuntar tesouros que realmente são valorosos, ou seja, aqueles que vêm da obediência a Deus. Na sequência, Jesus faz uma comparação usando os olhos humanos: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso” (Mateus 6:22).

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

(2) Antigamente se acreditava que se a pessoa fosse uma pessoa iluminada essa luz brilhava para fora através dos olhos (e as trevas da maldade também). Você já deve ter ouvido aquela expressão popular: “Os olhos são a janela da alma”.  Jesus usa uma figura bem interessante e que aponta para alguém que tem um interior espiritualmente saudável, que é colocado para fora com boas ações e decisões (olhos iluminados). Essa pessoa usa seu olhar como forma de iluminar seus caminhos e tomar as atitudes que agradam a Deus. Na sequência temos a frase que estamos analisando: “se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:23).

(3) Jesus usa agora uma parte negativa na Sua comparação. Em contraste com aqueles que têm olhos iluminados, temos aqueles que têm uma “luz” turva em seus olhos, ou seja, apesar de conseguirem ver (fisicamente), sua visão (espiritual) está totalmente influenciada pela escuridão. Aquilo que parece luz nos olhos desse tipo de pessoa é, na realidade, grandes trevas que trarão a elas más decisões e ações.

(4) Dentro do contexto tratado aqui podemos entender que Jesus está trabalhando a importância de Seus discípulos se dedicarem a Deus e fortalecer-se espiritualmente (tesouros no céu). Isso dará a eles luz espiritual, visão correta, limpa, clara, para enxergar com a luz de Deus e ver os caminhos em que estão andando. As trevas têm grande poder de contaminação, ou seja, se a pessoa permite que as trevas habitem em seus olhos (na forma como vê as coisas e toma decisões), isso contaminará toda sua vida (todo o teu corpo estará em trevas)! E uma vida toda tomada pelas trevas nos ajuda a entender a frase de Jesus “que grandes trevas serão!”, Pois um ser humano tomado pelas trevas não tem limites em suas maldades.

(5) É por isso que na sequência Jesus trata sobre não servir a dois senhores (Mateus 23:24). Somente com olhos iluminados por Deus somos capazes de servir a um único Senhor. Isso equivale a termos um corpo iluminado. Ao mesmo tempo, quando a luz que parecemos ter são na verdade trevas, então, estamos servindo a dois senhores e andando para distante da vontade de Deus, em um caminho totalmente escuro e de morte.