- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa não tentarás o Senhor teu Deus?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Quando Jesus foi tentado pelo diabo, em uma de suas respostas a ele, Jesus disse “não tentarás o Senhor, teu Deus”. Confesso que não entendo muito bem essa frase. Fico pensando: Será que Deus pode ser tentado, mesmo com seu grandioso poder? Gostaria de entender melhor essa expressão bíblica.

Caro leitor, as expressões bíblicas nem sempre são tão simples de entender, pois, muitas vezes, elas não são explicadas totalmente pela lógica humana.

Assim, precisaremos entender bem os contexto [2]s e as conexões entre os textos para conseguir entender bem essas expressões. Vamos lá?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

O que significa não tentarás o Senhor teu Deus?

(1) Quando Jesus foi levado pelo Espírito para ser tentado pelo diabo (Mateus 4:1), observamos que o Inimigo usou de diversas estratégias para aplicar a Jesus tentações [4] que o fizessem cair.

Na primeira ele usou a fome de Jesus (Mateus 4:2-3). E na segunda ele tenta Jesus a fazer um prova da Sua grandeza se jogando de cima do ponto mais alto do templo e ordenando que Seus anjos o pegassem no ar, usando para isso o Salmos 91:11-12 ardilosamente modificado, que dizia da proteção dos anjos (Mateus 4:5-6).

É nessa segunda tentação que Jesus responde ao diabo, usando também as escrituras: “Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mateus 4:7).

(2) Conforme podemos observar Jesus fez uma citação de algo que “está escrito”. Essa citação de Jesus é de um texto que está em Deuteronômio 6:16:

“Não tentarás o SENHOR, teu Deus, como o tentaste em Massá”. Essa citação menciona um acontecimento em “Massá”. Mas qual foi ele? Foi quando o povo estava caminhando pelo deserto e não tinham água.

Ali murmuraram contra Moisés e contra o Senhor, questionando os planos de Deus (Êxodo 17:3). Naquela ocasião, ficou escrito:

“E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós ou não?” (Êxodo 17:7).

Observe que o povo, de forma incrédula, questiona a presença de Deus no meio deles, sim, o Deus que já tinha aberto o Mar Vermelho [6] e feito grandes maravilhas diante dos olhos deles é colocado em teste!

O real significado de não tentarás o Senhor teu Deus

(3) Agora temos todos os elementos para entender o que significa não tentarás o Senhor teu Deus. No passado Israel quis submeter Deus a um teste da Sua fidelidade, ou seja, quando murmuravam, estavam desacreditando a fidelidade de Deus e Suas promessas.

Da mesma, forma, na tentação sofrida por Jesus, o diabo estava desacreditando a Palavra de Deus e a manipulando: Primeiro a palavra de que Jesus vivia de “toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4).

E agora, buscando criar uma situação para que Jesus provasse que a palavra de Deus estava certa, se jogando do pináculo do tempo e dando ordens aos anjos, numa clara manipulação dela.

Isso é tentar ao Senhor, porque a palavra de Deus não precisa ser provada como que em um tipo de show milagroso. A verdade simplesmente é a verdade. Ela não necessita de provas adicionais. Deve ser crida como é.

(4) Dessa forma, podemos compreender que tentar ao Senhor teu Deus é a insistência em querer aplicar testes em Deus.

Ou seja, duvidar de Sua palavra com incredulidade, colocando-a debaixo de testes, como se Deus fosse mentiroso e tivesse que provar alguma coisa. Isso é tentar a Deus, tanto dentro do contexto lá de Israel no deserto, quando testaram ao Senhor, como também quando o diabo quer testar Jesus [7] e as promessas contidas na palavra de Deus (com claro objetivo maldoso e maligno).

Tais atitudes são pecado e foram reprimidas nos dois casos. Isso representa um pecado, o pecado da incredulidade! Por isso, não deve ser feito!