- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Dois estarão no campo, um será tomado. Isso se refere ao arrebatamento?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Eu tenho muita curiosidade sobre o final dos tempos e estou estudando Mateus 24. Mas me deparei com esse texto de Mateus 24:40, que diz que dois estarão no campo, um será tomado. E não entendi bem. Ali se refere ao arrebatamento da igreja de Cristo e as pessoas que irão ficar depois do arrebatamento? Como devemos entender?

Caro leitor, a escatologia (matéria teológica que estuda as últimas coisas) é uma matéria fascinante, mas também difícil, pois requer de nós muita atenção nos contextos [2], nas expressões, na forma da escrita, para que cheguemos a conclusões corretas de interpretação.

Hoje vamos aplicar um pouco de tudo isso para esclarecer a sua dúvida.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Dois estarão no campo, um será tomado. Isso se refere ao arrebatamento?

(1) O verso que iremos estudar em Mateus 24:40-41 diz: “Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra”.

A primeira coisa que temos de fazer aqui é observar esse “então” do início do verso, pois ele liga esse texto a algo que foi mencionado antes. A pergunta é: sobre qual evento Jesus está falando aqui?

Para uma resposta precisa precisamos analisar o contexto. Mateus 24:29 é o acontecimento que está sendo narrado e nos ajuda a entender melhor a questão: “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados” (Mateus 24:29).

Ou seja, os versos que estamos estudando se situam nesse período de tempo, que não é o arrebatamento da igreja [4] de Cristo. Portanto, esse acontecimento narrado por Cristo não se trata do arrebatamento citado nas escrituras. Mas o que seria então?

(2) Os versos imediatamente antes do texto que estamos analisando mostram uma comparação desses eventos com o dilúvio: “e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:39).

Observe que o dilúvio é usado aqui por conter a ilustração que se assemelha ao texto que estamos estudando. O dilúvio separou pessoas. Levou várias para a morte e condenação, enquanto deixou Noé e sua família para a salvação.

Isso nos dá uma boa pista do significado que Jesus quis ensinar aqui e do evento que Ele está tratando, que é o final dos tempos, a Sua volta.

Significado de dois estarão no campo

(3) Dois estarão no campo. Possivelmente esses dois homens poderiam ser ou sócios [7], ou amigos de trabalho, ou até familiares.

A segunda vinda de Cristo [8] não respeitará alianças terrenas. Ela efetuará juízo e separação mesmo diante daqueles que são próximos de alguma forma (parentes, amigos, sócios).

Imagine que Noé e sua família tinham outros parentes, amigos, conhecidos. Mas foram separados repentinamente pela chegada do dilúvio.

Assim será também na segunda vinda de Cristo. Esse é o foco da fala de Jesus quando relata que dois estarão no campo, um será tomado.

Significado de duas estarão trabalhando no moinho

(4) Duas estarão trabalhando no moinho. A comparação aqui é a mesma. Geralmente esse trabalho era realizado por mulheres.

Parentes, amigas, companheiras de trabalho, enfim, laços haveria entre elas no dia a dia de trabalho ou por conta do sangue.

Mas esses laços não seriam respeitados e considerados na segunda vinda de Cristo. Isso demonstra que a salvação [9] é algo individual e que não podemos fazer pelo outro ou no lugar dele.

A decisão de crer em Cristo e receber a salvação é pessoal e a consequência dela também.

(5) Por fim, essa interpretação fica bastante clara e é finalizada pelo alerta que Jesus dá: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor” (Mateus 24:42).

Observe que aqui Cristo fala exatamente do acontecimento de que está falando, ou seja, Sua segunda vinda. A data da segunda vinda de Cristo é desconhecida, por isso, cada pessoa deve estar preparada para esse dia de encontro para prestar contas a Jesus.

Não poderemos nos apoiar em outras pessoas nesse dia, será um encontro de cada um de nós de forma pessoal com Deus.

Aqueles que menosprezam isso irão colher frutos amargos das suas más decisões e não poderão ser ajudados por ninguém, assim como ocorreu no dilúvio, quando muitos foram levados para a condenação e Noé e sua família forma deixados para a salvação.