- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

7 dicas fáceis para vencer a vergonha e a timidez de orar em público

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: eu tenho muita vergonha de orar em público. Na minha célula sempre travo quando o líder me pede para orar. Eu gostaria muito de saber orar melhor para honrar a Deus na oração, mas isso tem sido muito difícil para mim. Existe alguma forma de melhorar e vencer minha timidez na oração? Às vezes acho que isso é o inimigo querendo me desanimar de fazer a obra do Senhor!

Cara leitora, orar em público realmente coloca medo em muitas pessoas, principalmente aquelas que são mais tímidas.

Quando chamadas a fazer uma oração na igreja, em uma reunião de oração ou em qualquer evento que haja algumas pessoas, acabam ficando com tremedeira, suor, gaguejando e muitas vezes travam de tanto nervosismo.

Mas no estudo de hoje irei dar algumas dicas que eu, uma pessoa muito tímida, usei para conseguir vencer esse medo e vergonha de orar em público.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Como vencer a vergonha e medo de orar em público?

(1) Tenha uma vida de oração em particular

Muitas pessoas têm medo de orar em público porque sua vida particular de oração é pequena ou quase inexistente, por isso, não sabem exatamente o que falar a Deus.

Quando temos uma vida particular de oração que é frequente, isso ajuda em muito termos mais tranquilidade quando precisamos orar em público, pois estamos mais acostumados a conversar de forma aberta com o Senhor.

(2) Faça orações em particular mas em voz alta por algumas vezes

Ouvir a nossa voz de forma audível (e não somente na mente) é importante para ganharmos confiança na oração em público.

Se oramos algumas vezes em voz alta quando estamos sozinhos, teremos mais tranquilidade para errar e corrigir palavras, para formular frases, para colocar pedidos diante de Deus sem medo de possíveis erros, pois estamos sozinhos.

Isso nos ajudará a aprimorar a forma como oramos e a ganhar mais confiança.

(3) Escreva orações e leia em voz alta

Muitos têm dificuldades em formular frases quando estão debaixo de certa pressão na hora de orar (em público, por exemplo). Por isso, em particular, sozinha, escreva em um papel orações e leia em voz alta.

Escrever vai ajudar a se concentrar e aprimorar a formulação das frases de oração. Isso será um bom treino preparatório para quando for orar em público, pois você irá memorizar [3] diversas frases que seu cérebro conseguirá usar em outras ocasiões.

(4) Ore de frente ao espelho e em voz alta

O objetivo desse treino é que você se veja orando (não se preocupe em orar de olhos abertos, Deus compreende que você está treinando para vencer seu medo), escute sua voz e veja como está a sua postura no espelho.

Isso vai ajudar também você a se enfrentar, olhar para si mesma e ver que você tem condições de orar em público e que não é necessário tanto nervosismo e preocupação com o que as pessoas podem pensar, pois, em seu treino, você já tem orado de forma satisfatória e tem melhorado.

No começo será difícil. Mas seja insistente e tente todos os dias esse exercício.

(5) Comece a orar com pessoas da sua casa ou em pequenos grupos em reuniões

Chame pessoas da sua família para orar (ou do serviço, da escola), ore na hora das refeições, em reuniões de grupos pequenos.

A ideia é começar a orar na frente de uma ou duas pessoas para começar a quebrar os medos e praticar aquilo que já fez nas orações sozinha.

Isso vai te ajudar a treinar para enfrentar grupos maiores depois. Você pode, por exemplo, chamar sua mãe, seu marido, filho, ou alguém da família para orar por algum pedido especial que chegou ao seu conhecimento e, com isso, irá colocar seu treino em uma evolução cada vez maior.

(6) Evite fazer julgamentos desnecessários sobre sua oração

Eu não sei usar palavras bonitas, eu não sei orar como o irmão “A”, eu não sei fazer orações longas, eu não sei isso, aquilo…esse tipo de julgamento é desnecessário e só atrapalha seu crescimento.

Foque nos seus pontos positivos e seja crítica [6] apenas se for para melhorar. Não use a crítica para se auto desanimar.

A qualidade de uma oração a Deus não se mede pela quantidade de palavras, nem por palavras belas, mas sim pelo coração de quem está orando ao Senhor.

Por isso, coloque todo seu coração e sinceridade na sua oração e isso agradará ao Senhor.

(7) Não fique pensando no que as pessoas estão pensando

Quando temos dificuldades para orar em público é muito comum que fiquemos preocupados com o que as pessoas vão pensar da nossa oração.

Veja, é importante ter em mente que as pessoas não estão na igreja para julgar se uma oração é boa ou não. E se fazem isso, são elas é que estão erradas.

Por isso, não pense em orar para agradar as pessoas, mas para agradar a Deus. Feche os olhos com ousadia e ore de coração ao Senhor.

Firme seu pensamento, imagine que está sozinha, como em casa, e ore! Você verá que sua oração será linda e abençoada!