- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que é a unção que despedaça o jugo em Isaías 10:27?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Uma das passagens que acho mais lindas na Bíblia é a que fala da unção que despedaça o jugo em Isaías 10:27. No entanto, gostaria muito de entender com mais profundidade o que Deus está falando ali ao povo através do profeta Isaías. Que unção é essa e que jugo é esse que seria despedaçado?

Caro leitor, é importante observar que para compreender o que é a unção que despedaça o jugo [2], precisamos antes entender o contexto em que esse versículo foi escrito. Vejamos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Contexto da unção que despedaça o jugo

(1) Nesse contexto, Deus começa a falar a respeito da Assíria, um povo levantado por Ele mesmo para trazer juízo ao próprio povo de Israel [4], por terem se afastado do Senhor:

“Ai da Assíria, cetro da minha ira! A vara em sua mão é o instrumento do meu furor” (Isaías 10:5).

No entanto, Deus também traria juízo sobre a Assíria, pois era um povo maldoso, maligno e altivo: “Por isso, acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então, castigará a arrogância do coração do rei da Assíria e a desmedida altivez dos seus olhos” (Isaías 10:12).

A destruição da Assíria seria um sinal ao povo de Deus de que Deus também cumpriria as promessas de restaurar Israel. E, de fato, algum tempo depois dessa profecia, a Assíria foi derrotada até que ficou totalmente debaixo das garras de outra grandiosa nação, a Babilônia.

(2) Na sequência, Deus passa a falar da promessa futura para Israel: “Acontecerá, naquele dia, que os restantes de Israel e os da casa de Jacó que se tiverem salvado nunca mais se estribarão naquele que os feriu, mas, com efeito, se estribarão no SENHOR, o Santo de Israel” (Isaías 10:20).

Em um futuro próximo (naquele dia) haveria um momento em que Israel se voltaria ao Senhor e se apoiaria nele e não mais em alianças políticas como havia feito, afastando-se do Senhor e se entregando a ídolos. Deus haveria de destruir os inimigos de Seu povo.

Entendendo o que é a unção que despedaça o jugo

(3) Temos, então, o texto objeto de nossa análise: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção” (Isaías 10:27 – Revista e Corrigida). Primeiro precisamos compreender as expressões usadas aqui:

a) Jugo:

Era uma peça que unia bois para que andassem na mesma passada. Era colocado no pescoço e permitia que o “dominador” controlasse plenamente os animais.

Aqui Deus usa uma linguagem conhecida para mostrar ao povo que eles estariam com o jugo e cargas no pescoço por um tempo, ou seja, seriam dominados por outra nação. É a representação do juízo que receberiam de Deus, quando Deus usasse a Assíria contra Israel.

Mas esse jugo seria tirado pelas mãos do próprio Senhor, que libertaria Israel das mãos da Assíria e traria juízo sobre esse povo enquanto libertava Israel!

b) Unção:

A palavra hebraica é “shemen”, que significa “gordura, óleo”. Aqui é usada de forma simbólica. É traduzida como “unção” na tradução de Almeida Revista e Corrigida, pois, em Isaías, parece indicar que a vitória de Israel (jugo será despedaçado) aconteceria devido a ação de Deus, a força do Senhor, a unção vinda do Todo Poderoso em favor de Seu povo.

Outras traduções traduzem como “gordura”, indicando que o significado do texto indicaria que Deus faria Seu povo forte novamente para resistir e vencer os inimigos. Daí a ideia de gordura, de estarem gordos (grandes), fortes, fortalecidos pelo Senhor. Ambos os significados demonstram a ação de Deus em favor de Seu povo.

(4) Dessa forma, a unção que despedaça o jugo, que destrói os pesos malignos que existem em nossas vidas, só pode vir do Senhor. Não temos forças em nós mesmos para realizar tamanha obra contra os inimigos.

Deus fez isso em Israel, o livrou diversas e diversas vezes e despedaçou plenamente o jugo quando trouxe Jesus Cristo, que foi o grandioso ungido do Senhor que destruiu totalmente o jugo do pecado, que estava sobre nós. Hoje temos liberdade e salvação através dessa grande obra do Messias [7]!