- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que Jesus escreveu na terra quando julgou o caso da mulher adúltera?

Você pergunta: Aquela passagem da mulher adúltera para mim é uma das mais lindas da Bíblia, mas algo me chama a atenção: o que Jesus estava escrevendo na terra quando trouxeram a ele a mulher adúltera? Já ouvi muita coisa a respeito disso e gostaria de saber o que seria verdade. Pode me ajudar a entender?

Caro leitor, o caso da mulher adúltera realmente representa uma das passagens onde Jesus aplica Sua grande sabedoria de forma incrível. Inclusive, nós explicamos aqui neste estudo porque Jesus não mandou apedrejar a mulher (clique aqui para ler) [1]. Mas agora vamos analisar a questão do que Jesus escreveu na terra nessa ocasião do julgamento da mulher adúltera.

O que Jesus escreveu na terra no caso da mulher adúltera?

O que Jesus escreveu na terra no caso da mulher adúltera?

(1) A narrativa do caso da mulher adúltera é apresentado somente pelo apóstolo João. Vejamos a parte onde Jesus escrevia na terra: “Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo” (João 8:6). Enquanto recebia o questionamento dos religiosos se deveriam ou não apedrejar a mulher, Jesus escrevia na terra. Depois de dar Sua incrível resposta a eles, Jesus, diz o texto, continua a escrever na terra: “E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão” (João 8:8). O que de tão importante Jesus escrevia ali?

(2) No desejo de tentar adivinhar o que Jesus escreveu na terra já vi muitas afirmações: uns dizem que Jesus escrevia no chão os pecados daquelas pessoas que acusavam a mulher. Outros já afirmaram que Jesus escrevia a lei que falava sobre o apedrejamento dos adúlteros para demonstrar o quão fraudulento era aquele processo de acusação liderado pelos religiosos [8]. Há ainda quem diga que Jesus estava fazendo algum tipo de desenho para demonstrar desinteresse aos religiosos a respeito desse processo de julgamento fraudulento que eles estavam conduzindo. Mas o que Ele de fato estaria escrevendo?

(3) O fato é que não é possível saber o que Jesus escreveu na terra. Somente aqueles que estavam presentes poderiam identificar (se é que estava visível o que ele escreveu), mas o apóstolo João não narrou os detalhes disso, pois não considerou isso relevante para essa história. Como estudantes da Bíblia precisamos aprender a nos calar onde o texto se cala. Existem coisas que Deus não desejou nos revelar, apesar de nosso desejo de que assim o fizesse. Mas o texto de Deuteronômio 29:29 nos ensina algo grandioso sobre essa questão: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”.

Leia também: o que significa inspiração, iluminação e revelação [9]

(4) Isso significa que nosso tempo deve ser investido na compreensão daquilo que está revelado. O que Jesus escreveu na terra não nos foi revelado, mas toda a descrição que foi escrita por João nesse caso contém a força da revelação da palavra do Senhor. Devemos focar nosso estudo nas revelações e deixar sem resposta aquilo que não foi revelado. Por isso, é muito importante ao estudante da Bíblia não buscar adivinhar algo que não está claramente revelado. É por isso que todos aqueles que tentam adivinhar aquilo que Jesus escreveu na terra estarão apenas palpitando em algo impossível de saber. Devemos respeitar a Palavra e irmos até o limite que ela nos impõe, pois, o que passa disso, acaba sendo invenção humana e não revelação de Deus.